SóProvas


ID
2850826
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

    Contar histórias é o antecedente remoto da literatura, da história, das religiões e talvez, indiretamente, a locomotiva do progresso. A oralidade contribuiu de maneira decisiva para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas. Oralidade quer dizer pré-literatura, aquela que existia apenas graças à voz humana, antes que aparecesse a escrita.
    Os contos, as histórias inventadas, davam mais vida aos nossos ancestrais, tiravam homens e mulheres das prisões asfixiantes que eram suas vidas e os faziam viajar pelo espaço e pelo tempo e viver as vidas que não tinham nem nunca teriam em sua miúda e sucinta realidade. Sairmos de nós mesmos, sermos outros, graças à fantasia, nos entretém e enriquece. Mas, além disso, nos ensina como é pequeno o mundo real comparado com os mundos que somos capazes de fantasiar, e deste modo nos incita a agir para transformar nossos sonhos em realidade. O progresso nasceu assim, da insatisfação e do mal-estar com o mundo real que inspirava nos humanos a mesma ficção que os deleitava.
    As histórias que inventamos constituem a vida secreta de todas as sociedades, aquela dimensão da existência que, embora nunca tenha tido chance de se realizar, foi de alguma forma vivida pelos seres humanos, na incerta realidade dos desejos, fantasias, pesadelos e invenções, de toda essa projeção da vida que não tivemos e por isso devemos inventá-la. Ela existiu sempre na memória das gentes, mas só a escrita a fixou e lhe deu permanência, muitos séculos depois de que nascesse, ao redor das fogueiras, quando nossos antepassados contavam-se histórias à noite para esquecer o medo do trovão, as aparições e os milhares de perigos que os espreitavam em qualquer parte.

(Adaptado de VARGAS LLOSA, Mario. Disponível em: www.brasil.elpais.com)

Considere as afirmativas abaixo.

I. Depreende-se do texto que o descontentamento com o mundo real instiga o ser humano a imaginar uma vida melhor e a transformar fantasia em realidade.
I I . A atividade de contar histórias possui, entre outras, a função de mitigar emoções como o temor.
I I I . A linguagem escrita sobrepuja a oral, pois, enquanto esta apenas desperta a imaginação para fins de entretenimento, aquela permite que se transcendam obstáculos reais por meio da invenção de uma vida mais aprazível.

Está correto o que consta de

Alternativas
Comentários
  • Pensando...


    I. Depreende-se do texto que o descontentamento com o mundo real instiga o ser humano a imaginar uma vida melhor e a transformar fantasia em realidade. CERTO! Observe o trecho confirmador:


    Mas, além disso, nos ensina como é pequeno o mundo real comparado com os mundos que somos capazes de fantasiar, e deste modo nos incita a agir para transformar nossos sonhos em realidade. O progresso nasceu assim, da insatisfação e do mal-estar com o mundo real que inspirava nos humanos a mesma ficção que os deleitava.


    I I . A atividade de contar histórias possui, entre outras, a função de mitigar emoções como o temor. CERTO! Ob.: mitigar é diminuir, tornar tênue.


    nossos antepassados contavam-se histórias à noite para esquecer o medo do trovão, as aparições e os milhares de perigos que os espreitavam em qualquer parte.


    I I I . A linguagem escrita sobrepuja a oral, pois, enquanto esta apenas desperta a imaginação para fins de entretenimento, aquela permite que se transcendam obstáculos reais por meio da invenção de uma vida mais aprazível. Errado!


    Letra C.

  • Gab: C


    I. Depreende-se do texto que o descontentamento com o mundo real instiga o ser humano a imaginar uma vida melhor e a transformar fantasia em realidade.CORRETO

    I I . A atividade de contar histórias possui, entre outras, a função de mitigar emoções como o temor.CORRETO

    De acordo com o texto: "quando nossos antepassados contavam-se histórias à noite para esquecer o medo do trovão, as aparições e os milhares de perigos que os espreitavam em qualquer parte."

    I I I . A linguagem escrita sobrepuja a oral, pois, enquanto esta apenas desperta a imaginação para fins de entretenimento, aquela permite que se transcendam obstáculos reais por meio da invenção de uma vida mais aprazível. ERRADO.

    Conforme o texto a oralidade foi muito importante para o surgimento da escrita. Sobrepuja significa: ultrapassar, e o texto não diz isso.

     "A oralidade contribuiu de maneira decisiva para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas. Oralidade quer dizer pré-literatura, aquela que existia apenas graças à voz humana, antes que aparecesse a escrita."

  • III: Extrapolação.

  • Mitigar = diminuir ok ai eu pergunto eles queria esquecer ou diminuir o temor de algo?

    FFC= FAZ FORÇA CAPETA

  • A III está errada, pois o (esta) e o (aquela) estão fazendo referências erradas: Esta: se refere ao que está mais próximo. Aquela: ao que está mais longe.


    I I I . A linguagem escrita sobrepuja a oral, pois, enquanto esta apenas desperta a imaginação para fins de entretenimento, aquela permite que se transcendam obstáculos reais por meio da invenção de uma vida mais aprazível.


    No caso o sentido está trocado, esta descreve a linguagem escrita, e aquela descreve oral 


    Caso esteja errado me corrijam

  • Daniel Jacob, na verdade na III "esta" e "aquela" não estão invertidos. É um caso de extrapolação (o texto não fala nada sobre linguagem escrita no sentido de sobrepujar a oral)

  • MAD MAX,  sobre a questao II

    "quando nossos antepassados contavam-se histórias à noite para esquecer o medo do trovão, as aparições e os milhares de perigos que os espreitavam em qualquer parte."

  • Não basta saber interpretar o texto, também é necessário possuir um vocabulário enriquecido para não cair em armadilhas tão ingênuas. Eu cometi esse erro, pois não sabia o significado da palavra mitigar.

  • Gabarito: letra C.

    Discordo completamente do gabarito. Atenção no II.

    ...quando nossos antepassados contavam-se histórias à noite para esquecer o medo do trovão, as aparições e os milhares de perigos que os espreitavam em qualquer parte.

    Desde quando esquecer é mitigar?

  • O lance é fazer várias questões pra entender como o examinador pensa. Se fosse uma questão da FGV, por exemplo, o item II estaria errado com certeza.

  • mitigar é diminuir

  • Compreensão do texto, note que todas as alternativas estão lá. Porém, o que torna esse tipo de questão difícil é o uso de um vocabulário que, muitas vezes, não estamos acostumados a ouvir ou falar. Daí a importância do dicionário nessa hora.

    Gab. C