SóProvas


ID
285115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A respeito da repartição da receita tributária, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Correta

    Letra B - O ITCMD NÃO sofre repartição. Vai tudo pro estado.

    Letra C - Nada a ver.

    Letra D - Segundo o STJ, quando um servidor público estadual pretende obter isenção de imposto de renda retido na fonte, a União o Estado ou DF deve ocupar o polo passivo de eventual demanda judicial, haja vista ser o ente competente para instituí-lo.

    Letra E - O município tem direito a 25% 50% do produto da arrecadação do IPVA de veículos licenciados em seu território.
  • Alternativa D:
    PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE. AUXÍLIO-CONDUÇÃO. SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL ILEGITIMIDADE PASSIVA DA UNIÃO.
    1. A decisão agravada foi baseada na jurisprudência pacífica desta Corte, no sentido de reconhecer a ilegitimidade passiva da União e, conseqüentemente, a legitimidade do ente federativo, em ação proposta por servidor público estadual visando à restituição de Imposto sobre a Renda retido na fonte, bem como à competência da Justiça Estadual para o julgamento do feito.
    2. A Primeira Seção desta Corte, ao julgar o REsp 989.419/RS, da relatoria do Min. Luiz Fux (DJe de 18.12.09), sob o rito do art. 543-C do CPC e da Resolução STJ n.º 08/2008, ratificou o entendimento "de que a legitimidade passiva ad causam nas demandas propostas por servidores públicos estaduais, com vistas ao reconhecimento do direito à isenção ou à repetição do indébito relativo ao imposto de renda retido na fonte, é dos Estados da Federação, uma vez que, por força do que dispõe o art. 157, I, da Constituição Federal, pertence aos mesmos o produto da arrecadação desse tributo".
  • "repartição do tributo da arrecadação"

    Se eu escrevo isso na discursiva, que nota o CESPE me daria?
    • a) Nenhum imposto municipal sofre repartição do tributo de sua arrecadação. OPÇÃO CORRETA
    •  
    • Sobre as demais opções:
    •  
    • b) Todos os impostos estaduais têm o produto de sua arrecadação repartidos. Comentário25% do ICMS arrecadado serão repassados aos municípios e 50% do IPVA pertencem ao município do local onde estiver situado o licenciamento do carro. (os demais impostos estaduais não).
    •  
    • c) Cinquenta por cento do produto da arrecadação dos impostos sobre importação e exportação pertencem aos estados, conforme a origem. Comentário: O II e o IE não são repartidos.
    • d) Segundo o STJ, quando um servidor público estadual pretende obter isenção de imposto de renda retido na fonte, a União deve ocupar o polo passivo de eventual demanda judicial, haja vista ser o ente competente para instituí-lo. Comentário: O Estado figura no polo passivo da relação, pois este fica com 100% do produto da arrecadação.
    • e) O município tem direito a 25% do produto da arrecadação do IPVA de veículos licenciados em seu território. Comentário: 50% do IPVA pertencem ao município do local onde estiver situado o licenciamento do carro.
  • a) Nenhum imposto municipal sofre repartição do tributo de sua arrecadação. Correto,
    a repartição de receitas tributárias vai sempre de um ente de maior abrangência para algum de menor abrangência. Como o município é o ente de menor abrangência, não há repartição do tributo de sua arrecadação.

    b) Todos os impostos estaduais têm o produto de sua arrecadação repartidos. Errado,
    apenas esses dois impostos estaduais abaixo têm o produção de sua arrecadação repartidos:
    Art. 158 CF. Pertencem aos Municípios:
    III - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios;
    IV - vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.


    c) Cinquenta por cento do produto da arrecadação dos impostos sobre importação e exportação pertencem aos estados, conforme a origem. Errado,
    Apenas são repartidos para os Estados os tributos abaixo:
    Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal:
    I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;
    II - vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência que lhe é atribuída pelo art. 154, I.
    Art. 159. A União entregará:
    I - do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados quarenta e oito por cento na seguinte forma:
    a) vinte e um inteiros e cinco décimos por cento ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal.
    II - do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, dez por cento aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados.
    III - do produto da arrecadação da contribuição de intervenção no domínio econômico prevista no art. 177, § 4º, 29% (vinte e nove por cento) para os Estados e o Distrito Federal, distribuídos na forma da lei, observada a destinação a que se refere o inciso II, c, do referido parágrafo.
    • d) Segundo o STJ, quando um servidor público estadual pretende obter isenção de imposto de renda retido na fonte, a União deve ocupar o polo passivo de eventual demanda judicial, haja vista ser o ente competente para instituí-lo.
    Errado,
    conforme norma abaixo, o Estado fica com toda a renda. Logo, ele que deve figurar no pólo passivo.
    Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal:
    I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;


    • e) O município tem direito a 25% do produto da arrecadação do IPVA de veículos licenciados em seu território.
    Errado,
    Art. 158 CF. Pertencem aos Municípios:
    III - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios;

  • Link com quadro da Repartição de Receitas Tributárias

    http://www.estudaqui.com.br/geral/arquivos/2_TABELA%20REPARTI%C3%87%C3%83O%20RECEITAS(rafael).pdf
  • Complementando o comentário do Carlos. Letra D - Súm. 447 do STJ. Os Estados e o Distrito Federalsão partes legítimas na ação de restituição de imposto de renda retido na fonte proposta por seusservidores.
  •  

    Impostos que não se repartem: ITCMD, IGF, II, IE, IEG e todos os municipais: ISS, IPTU e ITBI


     

  • Tributos Municipais não são repartidos. Basta pensar, vai repartir para quem?!
  • letra E - PERTENCEM AOS MUNICÍPIOS:

    50% ITR

    50% IPVA

    25% ICMS