SóProvas


ID
2851363
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Analise com atenção o trecho abaixo:

“[...] surgido nos anos 60, é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito. Ele significa, desde logo, um abandono do paradigma etiológico-determinista e a substituição de um modelo estático e monolítico de análise social por uma perspectiva dinâmica e contínua de corte democrático. A superação do monismo cultural pelo pluralismo axiológico de pensamento. Assim, a ideia de encarar a sociedade como um todo pacífico, sem fissuras interiores, que trabalha para a manutenção da coesão social, é substituída, em face de uma crise de valores, por uma referência que aponta para as relações conflitivas existentes dentro da sociedade e que estavam mascaradas pelo sucesso do Estado de Bem-Estar Social”
(SCHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. p. 236).

Sobre o trecho, é CORRETO afirmar que se refere ao movimento criminológico

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    “[...] surgido nos anos 60, é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito...

    O próprio enunciado da questão trouxe o gabarito ao dizer "teoria do conflito".

     A Criminologia Interacionista ou Labeling Approach(teoria do conflito) não é voltada ao crime e ao delinquente, mas, sim, à prevenção e não meios de reação à criminalidade. Nela, não se indaga o porquê da pessoa tornar-se criminosa, mas sim o porquê a sociedade a rotula como delinquente, e quais são as consequências punitivas a elas. HANS BECKER, SOCIÓLOGO NORTE AMERICANO. é considerado o fundador do interacionismo criminológico.

  • A) CERTA

    A teoria do Labelling Aprouch (Teoria do conflito). Também denominada de teoria interacionista do etiquetamento, teoria da rotulagem ou paradigma da reação social, é uma corrente criminológica crítica que surgiu na década de 60 nos Estados Unidos da América, devido a fortes influências de correntes sociológicas como, por exemplo, o interacionismo simbólico e etnometodológico. Foi determinada uma mudança no paradigma mediante a qual os mecanismos de definição e reação social têm ocupado cada vez mais o centro do objeto da investigação criminológica².

    B) ERRADA

    Anomia - (Teoria do consenso).É uma situação social que surge pela ausência da ordem, normas e valores sociais.

    Foi desenvolvida por Robert King Merton, influenciado pela obra clássica de Emile Durkheim "O suicídio", sendo enunciada pela primeira vez em 1938 em um artigo publicado na American Sociological Review titulada de Social Structre and Anomie.

    C) ERRADA

    A teoria da associação diferencial - (Teoria do consenso). Formulada por Edwin H. Sutherland, baseia-se na teoria da desorganização social acerca do comportamento criminal.

    Essa teoria é uma concepção sociológica do comportamento criminal, mediante um processo no qual o indivíduo se torna criminoso em contato com outras pessoas do mesmo meio, interpretando a lei de maneira favorável.

    D) ERRADA

    Subcultura delinquente - (Teoria do consenso). Foi consagrada na literatura criminológica pela obra de Albert Cohen: Delinquent boys.

    Esta teoria defende a existência de uma subcultura da violência, que faz com que alguns grupos passem a aceitar a violência como um modo normal de resolver os conflitos sociais.


    Fontes:

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=18988&revista_caderno=3


    http://www.conteudojuridico.com.br/artigos.html


    https://canalcienciascriminais.com.br/teoria-associacao-diferencial/


    https://jus.com.br/artigos/33528/teoria-da-subcultura-delinquente



  • GABARITO A


    1.      Na perspectiva macrossociológica, o pensamento criminológico moderno é influenciado por duas visões/teorias:

    OBS – teorias que elevam a sociedade ao patamar de fator criminógeno são sociológicas.

    a)     Consenso ou Integração (Tradicional) e de Cunho Funcionalista:

    i)                   Escola de Chicago (Teoria Ecológica/Ecologia Criminal);

    ii)                  Teoria da Anomia/Funcionalista – Emile Durkheim/Tacott Parsons/Rober Merton;

    iii)                Teoria da Associação Diferencial ou da Aprendizagem – Colarinho Branco – Edwin H. Sutherland;

    iv)                Teoria da Subcultura Delinquente ou do Conflito Cultural – Cohen.

    b)     Conflito (Crítica) de Cunho Argumentativo – Marx/Max Weber/Michel Foucault

    i)                   Teoria do Etiquetamento/ Labelling approach/ Da Rotulação Social/Reação Social – Erving Goffman e Howard Becker;

    ii)                  Teoria Marxista;

    iii)                Criminologia Crítica ou Radical – Alessandro Baratta – Italiano – desconstrução do sistema penal. Direito Penal mínimo. Somente se justifica caso constitua como meio necessário para proteção de determinado bem jurídico. Direito penal mínimo é diferente da abolição do sistema penal.



    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • Quadro muito didático diferenciando a teoria do consenso com a do conflito, acesse o link:


    https://www.instagram.com/p/BrYGbdMBDBi/

  •  Labelling approach

     

    A teoria do labelling approach (interacionismo simbólico, etiquetamento, rotulação ou reação social) é uma das mais importantes teorias de conflito. Surgida nos anos 1960, nos Estados Unidos, seus principais expoentes foram Erving Goffman e Howard Becker.

    Por meio dessa teoria ou enfoque, a criminalidade não é uma qualidade da conduta humana, mas a consequência de um processo em que se atribui tal “qualidade” (estigmatização).

    Assim, o criminoso apenas se diferencia do homem comum em razão do estigma que sofre e do rótulo que recebe. Por isso, o tema central desse enfoque é o processo de interação em que o indivíduo é chamado de criminoso.

    A sociedade define o que entende por “conduta desviante”, isto é, todo comportamento considerado perigoso, constrangedor, impondo sanções àqueles que se comportarem dessa forma. Destarte, condutas desviantes são aquelas que as pessoas de uma sociedade rotulam às outras que as praticam.

    A teoria da rotulação de criminosos cria um processo de estigma para os condenados, funcionando a pena como geradora de desigualdades. O sujeito acaba sofrendo reação da família, amigos, conhecidos, colegas, o que acarreta a marginalização no trabalho, na escola.

     

    Fonte: Penteado Filho, Nestor Sampaio Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho

  • GAB: A

    Considerada uma das mais importantes Teorias do Conflito. Surgiu nos anos 60 através do estudo de Erving Goffman e Howard Becker. Seu estudo deixou de lado o delito em si e dedicou atenção à Reação Social, ou seja, à interação entre a sociedade e o crime. Para o Labelling Approach, o indivíduo acaba assumindo a "etiqueta" de criminoso que a sociedade lhe impõe passando a adotar uma conduta desviante. 

    Para essa teoria, o ponto central da criminalidade não é uma característica do comportamento humano, mas sim a consequência de um processo de estigmatização do indivíduo como criminoso. Logo, o delinquente só se diferencia do homem comum pela “etiqueta” que lhe é atribuída.

    Para Raul Eugênio Zaffaroni, a tese central desta teoria pode ser definida, em termos gerais, pela afirmação de que “cada um de nós se torna aquilo que os outros vêem em nós”e, de acordo com essa mecânica, a prisão cumpre função reprodutora, ou seja, a pessoa rotulada como delinquente assume o papel que lhe é consignado, comportando-se de acordo com o mesmo.

    A teoria da rotulação de criminosos cria um processo de estigma para os condenados, funcionando a pena como geradora de desigualdades. O sujeito acaba sofrendo reação da família, amigos, conhecidos, colegas, o que acarreta a marginalização no trabalho, na escola.

    A teoria entende que a criminalização primária (primeira ação delitiva) produz uma etiqueta (rótulo) de criminoso, o que acaba influenciando para a criminalização secundária (repetição de atos delitivos). Ou seja, a estigmatização de criminoso acaba influindo na interação com a sociedade que faz com que o indivíduo assuma essa condição.

    OBS: Possui outros termos sinônimos: também conhecida por Interacionismo Simbólico, Reação Social ou Etiquetamento. 

    FONTE: CURSO MEGE (material turma extensiva para Delegado). 

  • teoria do consenso

    CHICAGO

    ANOMIA

    SUBCULTURA DELIQUENTE

    ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL

    CONFLITO - Etiquetamento e Marxista (revolucionaria)

  • A Teoria do labeling approach, surgida nos Estados Unidos por volta dos anos 70, possui outros nomes que devem ser lembrados, são eles: Teoria da rotulação (também conhecida como teoria interacionista, teoria da reação social, do labelling approach ou do etiquetamento). É considerada um dos marcos das teorias de conflito. A teoria do etiquetamento rompeu paradigmas. Ela deu um giro profundo na forma de se analisar o crime. Deixou de centrar estudos no fenômeno delitivo em si e passou a focar suas atenções na reação social proveniente da ocorrência de um determinado delito.

  • Pessoa, daria para responder a questão sabendo muito pouco sobre as Teorias Sociológicas do Crime, vide esse bizú:

    TEORIAS DO CONSENSO(FUNCIONALISTA) SÃO DE "CASA":

    C - Chicago

    A - Anomia

    S - Subcultura Deliquente

    A - Associação Diferencial

    TEORIAS DO CONFLITOS(ARGUMENTATIVO) SÃO "LACRI"

    LA - LAbelling Aproach

    CRI - CRÍtica

    A partir desse Bizú já se eliminaria as letras B, C e D, sobrando apenas a letra A.

  • Dá um salve quem acertou sem estar convicto na marcação...

    Sinceramente, a teoria que é mais simples de ser lembrada, pelo termo, é a do Etiquetamento, mas já errei tanta questão cuja resposta era ela, que não sei como fazer para alcançar a compreensão desses enunciados...

    Nessa questão, deduzi que seria uma teoria do CONFLITO, mas marquei a D, porque tinha certeza de que a A não correspondia à descrição de Etiquetamento... PQP...

  • Só uma correção Orion,

    o nome do sociólogo da qual você faz referencia é Howard S. Becker.

  • Meus sinceros agradecimento a todos que compartilham valiosos conhecimento!

    Muito obrigada"!!!!!!

  • só tem uma teoria do conflito nas alternativas  "Labelling approach"

  • Do enunciado não entendi quase nada, porém lembrei que teoria do conflito são duas: Labellling Aprouch e teoria crítica. Sabendo isso já mata a questão.

  • Vc não precisa entender ou ler todo o enunciado. Ali foi falado da teoria crítica. pronto. busque qual das alternativas diz respeito à teoria crítica. são só duas: labelling Aproach (a alternativa) e critica

  • Surgiu nos anos 60, E.U.A, é um marco na teoria do conflito....

    palavras chave para o labelling approach

  • Resumo: Teorias sociológicas

    *Teoria do Conflito divide em duas sub teorias: (R.E)

    a) Teoria Radical ou Critica (Alessandro Barrata) (Cifra negra e dourada)

    b) Teoria do Etiquetamento (labelling Approach)

    *Teoria do Consenso divide em quatro sub teorias: (C.A.S.A)

    a) Escola de Chicago (Robert e Ernest)

    b) Teoria da Anomia (Emile Durkeim e Robert Merton)

    c)Teoria da Subcultura do delinquente (Alberto Cahen)

    d) Teoria da Associação diferenciada (Edwin Sutherland)

  • surgido nos anos 60, é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito.

    Só com esse início já da para eliminar 2 alteranativas, pois pede teoria de conflito, sobrando apenas as alteranativas A e D, bastava saber que são 2 as teorias de conflito (Labelling A. e Crítica) as demais são de consenso. Pronto, GAB A.

    Nem li todo o trecho para responder :)

  • Essa dá pra fazer por eliminação!

    A única assertiva que se refere a uma teoria do conflito é a da letra A.

    São teorias do conflito: labelling approach / etiquetamento e a teoria crítica / radical / marxista.

  • TEORIA DA ROTULAÇÃO SOCIAL, DO ETIQUETAMENTO, DA REAÇÃO SOCIAL, DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO OU LABELLING APPROACH

    Trata-se de teoria do conflito surgida nos EUA, em i960, capitaneada por

    Erving Goffman, Edwin Lemert e Howard Becher, autores da Nova Escola de

    Chicago, a qual, abandonando o paradigm a etiológico-determ inista, sustenta

    que a crim inalidade é resultado de um processo social de interação, seletivo

    e discriminatório, que atribui a qualidade de conduta desviada a determ inado

    comportamento e etiqueta seu autor como delinquente no interesse de um

    sistem a social.

  • TEORIA DO CONFLITO:

    ("progressista"): coesão social se funda na coação que alguns membros da sociedade exercem sobre os outros. Caráter argumentativo. Servem de campo fértil para a passagem de uma criminologia liberal para uma criminologia crítica.

    Para a teoria da reação social, o delinquente é fruto de uma construção social, e a causa dos delitos é a própria lei; segundo essa teoria, o próprio sistema e sua reação às condutas desviantes, por meio do exercício de controle social, definem o que se entende por criminalidade

  • PARA NÃO ERRAR MAIS, BASTA MEMORIZAR QUE NA TEORIA DO CONFLITO SÓ EXISTE 2 SÃO:

    1: teoria do etiquetamento ou labelling Aproach

    2: teoria radical ou critica.

    O que for diferente disto é da teoria do consenso..

  • Gab A

    Já parei de ler em conflito

    Logo, só poder ser Labelling Aprouch

  • Gab A

    Teorias de Consenso:

    --> Escola de chicago

    --> Anomia

    --> Subculturas delinquentes

    --> Associação diferencial

    Teorias de conflito:

    --> Labelling Aprouch

    --> Criminologia crítica.

  • GAB. A

     labelling approach, ramificação da Criminologia do Conflito.

    surgido nos anos 60, é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito. Ele significa, desde logo, um abandono do paradigma etiológico-determinista e a substituição de um modelo estático e monolítico de análise social por uma perspectiva dinâmica e contínua de corte democrático. A superação do monismo cultural pelo pluralismo axiológico de pensamento. Assim, a ideia de encarar a sociedade como um todo pacífico, sem fissuras interiores, que trabalha para a manutenção da coesão social, é substituída, em face de uma crise de valores, por uma referência que aponta para as relações conflitivas existentes dentro da sociedade e que estavam mascaradas pelo sucesso do Estado de Bem-Estar Social”

  • GABARITO LETRA " A"

    A questão disse: " é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito "

    Fazem parte da teoria do conflito:

    1. Teoria do etiquetamento, rotulação ou labling approach
    2. Teoria do conflito social marxista, teoria radical ou crítica

    Sabendo dessas duas, matava a questão.

    BONS ESTUDOS, GALERA!!! VALEUUU

  •  é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito. Ele significa,...

    ...

    as alternativas:

    a. O labelling approach - masculino

    b. anomia - feminino

    c. associação - feminino

    d. subcultura - feminino

    ...

    não precisou nem saber a matéria...

  • No próprio texto ele fala '' CONFLITO ''

  • Teoria do Conflito > Criminologia critica e Labelling Aprouch!

  • Teoria do Consenso

    • Escola de chicago
    • Teoria da anomia
    • Teoria da associação diferencial
    • Teoria da subcultura delinquente

    Teoria do Conflito:

    • Labelling approach
    • Criminologia Crítica

    Alternativa "D" já elimina de cara já que a subcultura delinquente é ramificação da Criminologia do CONSENSO.

    O texto já evidencia o "conflito", portanto, elimina-se a "C" e a "B". Logo, Alternativa "A "é a correta.

  • Gabarito A

    Teoria do Etiquetamento T. da Rotulação Labelling Approach

    • Erving Goffman e Howard Becker, 1960;

    O crime não existe: mera convenção social;

    Crime: discriminação social/estatal;

    Etiquetamento: fato criminoso;

    Etiquetamento: menos favorecidos;

    • O indivíduo é aquilo que pensam dele;

    • A pessoa incorpora “o ser delinquente”, pensando isso de si mesma;

    Fundamento: divisão de classes do Marxismo.

    gran cursos.

  • Respondendo por exclusão: O próprio texto da questão diz que se trata de uma teoria do conflito.

    Há duas alternativas que citam o conflito. Entretanto, a Subcultura Delinquente pertence às teorias do consenso.

    Assim, só resta a alternativa "A".

  • Quem marcou "B ou C" não leu esta parte da questão: "é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito"

    Então mesmo não sabendo dava para ficar só com a "A ou D"

  • Gabarito A

    Bizu que vi de um colega aqui do QC. Tem dado super certo comigo.

    C.A.S.A. em CONSENSO não entra E.M. CONFLITO

    TEORIA DO CONSENSO:

    Chicago

    Anomia

    Subcultura do delinquente

    Associação diferencial

    TEORIA DO CONFLITO:

    Etiquetamento / labelling aproach

    Marxista / crítica

  • A única teoria que está dentro da teoria do CONFLITO citada é o Labelling aproach (etiquetamento)

    GAB: A

  • GAB: A

    A teoria do Labelling Aprouch (Teoria do conflito). Também denominada de teoria do ETIQUETAMENTO, é uma corrente criminológica crítica que surgiu na década de 60 nos Estados Unidos da América, devido a fortes influências de correntes sociológicas.

  • estava lendo um material, estava escrito que foi por volta dos anos 70, enfim vou confiar na questão.

  • “[...] surgido nos anos 60, é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito. Ele significa, desde logo, um abandono do paradigma etiológico-determinista e a substituição de um modelo estático e monolítico de análise social por uma perspectiva dinâmica e contínua de corte democrático. A superação do monismo cultural pelo pluralismo axiológico de pensamento. Assim, a ideia de encarar a sociedade como um todo pacífico, sem fissuras interiores, que trabalha para a manutenção da coesão social, é substituída, em face de uma crise de valores, por uma referência que aponta para as relações conflitivas existentes dentro da sociedade e que estavam mascaradas pelo sucesso do Estado de Bem-Estar Social” (SCHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. p. 236).

    Sobre o trecho, é CORRETO afirmar que se refere ao movimento criminológico

    A) do labelling approach, ramificação da Criminologia do Conflito.

    comentário: teoria do conflito defende que os objetivos da sociedade só serão atingidos se imposto através da força e da coação com a sobreposição de uns sobre os outros. tem caráter argumentativo e progressista.

    TEORIA DO ETIQUETAMENTO (ROTULAÇÃO, LABELING APPROACH OU REAÇÃO SOCIAL): Extremamente cobrada em provas, surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, sendo um de seus principais autores Howard Becker. Funda-se na ideia de que a intervenção da justiça na esfera criminal acentua a criminalidade. A prisão e o contato com os outros presos constituem condição 28 favorável para a criação de mais criminosos. Ou seja, a criminalidade é criada pelo próprio controle social.

  • O próprio enunciado entrega o gabarito, sabendo que se pedia uma Teoria do Conflito, só temos duas opções, ja que as demais alternativas versam sobre teorias do consenso:

    Teoria Crítica ou Teoria do Etiquetamento "LABELING APPROACH"

    A única alternativa possível era a letra "A".

    Polícia Penal DF!

  • _Vamos vencer essa Criminologia Senhores_ Policia Penal do Df 2022 ...