SóProvas


ID
2853001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das características de protocolos de roteamento RIP e OSPF, julgue o próximo item.


No OSPF, os ABR (area border routers) mantêm as informações topológicas de sua área, ao passo que os ASBR (autonomous system border routers) permitem que os pacotes sejam roteados para fora do AS (autonomous system).

Alternativas
Comentários
  •  No OSPF sempre iremos escutar e trabalhar com a area 0, chamada de ” área de backbone “. Essa seria a área de transito entre as diferentes áreas que podemos criar dentro do protocolo OSPF. Quando estamos pensando em um projeto de redes utilizando o OSPF, sempre devemos iniciar do ponto central ( área 0 ) e expandir para as áreas subjacentes, fazendo assim uma rede escalável e organizada.

     A área 0 deve ser o centro lógico da rede, ou seja, todas as outras áreas devem ter uma conexão física com o backbone. O motivo disso é que OSPF espera que todas as áreas encaminhem informações de tabela/sub-redes roteamento para o backbone, e este, por sua vez, se encarrega de disseminar estas informações para as outras áreas. Veja abaixo a demonstração dessa áreas.

     Baseado nas informações acima podemos avaliar alguns conceitos sobre a distribuição dessas áreas e algumas nomenclaturas definidas como ABR e ASBR.

     A definição para ABR e ASBR pode ser constituída como:

    ABR = Area Border Router no qual é responsável por conectar duas ou mais áreas. Nesse tipo de equipamento nos temos os anúncios das redes ou database de topologia sendo anunciado através do LSA tipo 3. ASBR = Autonomous System Border Router que conecta outros protocolos de roteamento ( redistribuição ) para dentro do protocolo OSPF. Normalmente isso é executado utilizando a area 0.

    Fonte:https://ciscoredes.com.br/2012/04/13/protocolo-ospf-parte-4/

  • Complementando ...

    Os protocolos de roteamento por ESTADO DE ENLACE (OSPF, IS-IS) podem ser usados para dividir um domínio de roteamento em subdomínios chamados de áreas;

    Uma área: Conjunto de roteadores que são configurados administrativamente para trocar informações de estado do enlace;

    (Peterson)

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão!

  • O protocolo de roteamento OSPF (Open Shortest Path First) é enquadrado na categoria de protocolo de roteamento dinâmico de interior gateway, responsável em encaminhar os pacotes de rede pelo melhor caminho possível.

    Um roteador com relações em duas (ou mais) áreas diferentes é um roteador de borda de área. Um roteador de borda de área está no limite OSPF entre duas áreas. Os ambos os lados de todo o link pertencem sempre à mesma área do OSPF.

    Um roteador de limite de sistema autônomo (ASBR) anuncia destinos externos durante todo o sistema autônomo OSPF. As rotas externas são as rotas redistribuídas no OSPF de todo o outro protocolo.

    https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/ip/open-shortest-path-first-ospf/13703-8.html

  • Gabarito CERTO.

    .

    Não é necessário comentar, os demais colegas já fizeram isso muito bem.

  • Certo

    Parece que estão falando outra língua. Informática é um mundo. Deus nos ajude.

  • questão típica de se deixar em branco

  • Oi, Deus. Sou eu dnv...

  • é nessa hora que a filha chora e a mãe não vê!

  • Onde é que eu tô?