SóProvas


ID
2853322
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         [Para onde vão as palavras]


      Como se sabe, a palavra durante algum tempo foi obrigada a recuar diante da imagem, e o mundo escrito e impresso diante do falado na tela. Tiras de quadrinhos e livros ilustrados com um mínimo de texto hoje não se destinam mais somente a iniciantes que estão aprendendo a soletrar. De muito mais peso, no entanto, é o recuo da notícia impressa em face da notícia falada e ilustrada. A imprensa, principal veículo da esfera pública no século X I X assim como em boa parte do século XX, dificilmente será capaz de manter sua posição no século X X I.

      Mas nada disso pode deter a ascensão quantitativa da literatura. A rigor, eu quase diría que - apesar dos prognósticos pessimistas - o mais importante veículo tradicional da literatura, o livro impresso, sobreviverá sem grande dificuldade, com poucas exceções, como as das enciclopédias, dos dicionários, dos compêndios de informação etc., os queridinhos da internet.

(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 29-30.)

Ao fazer um prognóstico da situação da literatura em nosso século, o autor acredita que ela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E


    A resposta da letra E é corroborada no final de texto:



    livro impresso, sobreviverá sem grande dificuldade, com poucas exceções, como as das enciclopédias, dos dicionários, dos compêndios de informação etc., os queridinhos da internet.



    instagram: concursos_em_mapas_mentais

  • Letra E.

    Trecho confirmador:

    o livro impresso, sobreviverá sem grande dificuldade, com poucas exceções, como as das enciclopédias, dos dicionários, dos compêndios de informação etc., os queridinhos da internet.

  • Letra E.

    Sobreviverá, com exceção dos dicionários e publicações similares.

  • Ninguém mais procura em dicionários de papel, já que digitar e receber a informação instantaneamente é muito mais prático.

  • Eu concordo plenamente com o Eric Hobsbawn. Eu adoro e-books, mas todo mundo que gosta de leitura, comprará os seus livros preferidos em papel e formará uma estante bonita. Uma espécie de santuário dos seus livros preferidos. Então, penso que o futuro será, em maioria dos e-books, mas o livro impresso terá seu espaço também.

    Vida à cultura democrática, Monge.

  • O fato primordial é que não há uma versão superior a outra, ambas têm o que cada tipo de leitor precisa. Nessa discussão se encaixa muito o termo “Ferramenta certa para o trabalho certo”. Independente de qual é o melhor, a principal coisa a se fazer na discussão Livros Digitais ou Livros Físicos é entender qual a sua necessidade e qual dos dois te deixa mais confortável.


    Já para os estudantes a recomendação é sim optar por livros físicos por terem menos formas de desviar a concentração. No bom e velho livro impresso não tem o risco da janelinha do whatsapp chamar a sua atenção, interrompendo assim sua concentração e estudo.



  • GABARITO E

     

    A rigor, eu quase diría que - apesar dos prognósticos pessimistas - o mais importante veículo tradicional da literatura, o livro impresso, sobreviverá sem grande dificuldade, com poucas exceções, como as das enciclopédias, dos dicionários, dos compêndios de informação etc., os queridinhos da internet.

     

    Apesar de estarmos na era digital e de ser autor de uma obra digital (e-book), acredito que a maioria das pessoas, assim como eu, ainda prefere o velho e bom livro impresso. 

  • Não sou um leitor como muitos, mas não troco a leitura impressa por digital não rsrsrs...fora que no PC a vista cansa kkkk