Todos os vegetais possuem o corpo coberto por tecidos, que exercem diversas funções. Os tecidos de reserva e preenchimento, que preenchem os espaços entre os tecidos de revestimento e condução, são os parênquimas, que podem ser lacunosos, clorofilianos, aquíferos, aeríferos e amilíferos. Os tecidos de sustentação são os colênquimas e esclerênquimas. Os tecidos de condução de água e substâncias são o xilema e floema. Os de revestimento e proteção são a epiderme e o súber, e os tecidos de crescimento são os meristemáticos, que podem ser primários e secundários. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
a) parênquima e xilema são tecidos vegetais, mas conjuntivo é um tecido animal. Incorreta.
b) colênquima e esclerênquima são tecidos vegetais, mas muscular é tecido animal. Incorreta.
c) xilema e floema são tecidos vegetais, mas conjuntivo é um tecido animal. Incorreta.
d) parênquima, colênquima e esclerênquima são tecidos vegetais. Correta.
Gabarito do professor: D
É um tecido vegetal formado por células vivas e que geralmente apresentam formato isodiamétrico. Esse tecido apresenta a capacidade de retomar sua atividade meristemática, sendo importante, portanto, em processos como cicatrização e regeneração. Podemos classificar o em três tipos básicos: parênquima de preenchimento, parênquima clorofiliano e parênquima de reserva.
É um tecido vegetal que apresenta células vivas com paredes celulares espessadas não lignificadas. Quando observado em microscópio fotônico, as células desse tecido apresentam cor branca e brilhante característica. Assim como o parênquima, o pode retomar a atividade meristemática. Ele é um tecido relacionado com a do corpo da planta, em especial, a sustentação de órgãos jovens em crescimento. É classificado, de acordo com o tipo de espessamento que possui, em: angular, lamelar, lacunar e anelar.
É um tecido relacionado com a sustentação, assim como o colênquima. Entretanto, o é um tecido que apresenta células mortas na maturidade. Além disso, apresenta parede secundária espessada, que pode ser lignificada ou não, sendo o espessamento uniforme. Dois tipos de células são identificados nele: as fibras e as esclereídes. As fibras são células, geralmente, mais longas do que largas, e as esclereídes tendem a ser menores.