SóProvas


ID
2854438
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O “número de moradias populares entregues” corresponde a um indicador

Alternativas
Comentários
  • Simples : única medição


    Composto : Diversas medições

  • Além do que o colega colocou, saiba também o seguinte:

    É importante conseguir distinguir os termos indicador e índice. Indicador é uma métrica, pode ser indicador de eficiência (fazer mais com menos) ou até mesmo um indicador de eficácia (atingimento de resultados).

    O índice representa o valor do indicador em um dado momento. É o número para uma dada ocasião (valor numérico atribuível). Um indicador X qualquer pode exibir o índice 5% hoje, e 6,3% amanhã.

    Por que para o “número de moradias populares entregues” estamos falando de um indicador de eficácia? Pois o resultado (5 casas, 10 casas, mil casas) é fruto do resultado do programa. Seria um indicador de eficiência se fosse "o número de moradias populares construídas em 1 mês", por exemplo. Assim, teríamos 5 casas construídas no mês de janeiro....10 casas construídas no mês de fevereiro (opa! Mais eficiente que janeiro).

    Ao dizer “número de moradias populares entregues” nos referimos tão somente ao resultado final (a eficácia).

    Resposta: Letra D.

  • número de moradias populares entregues (ele foi eficaz ao entregar)!

    não há que se falar em eficiência (meios/modos) e efetividade (produção de efeitos).

     

    já se pode eliminar 3! ABC.

    na letra E, se fosse verdade que numa administração contemporanea só duas variáveis, era verdade que a prima da vizinha da sua tia passou em 2 meses

  • Ao meu entender:


    Eficiência: As casas populares foram construídas de acordo com o orçamento previsto (ou até abaixo dele);

    Eficácia: As casas populares construídas foram entregues (a meta era entregar X casas à população);

    Efetividade: Redução da desigualdade social e atingimento do objetivo da dignidade da pessoa humana e ao direito à moradia, previstos na CF (efeitos a longo prazo).

  • Eficiência: as casas foram feita conforme os recurso disponíveis e tempo previstos;

    Eficaz: as casas foram entregue;

    Efetividade: caso os futuros moradores aprovarem o empreendimento e estas foram bem feita e está atendendo a suas expectativas.

  • Simples = um valor numérico atribuído a uma variável Compostos (relativos) = relação entre duas ou mais variáveis. Podem ser: 1. Proporção /coeficiente 2. Porcentagem 3. Razão ou índice 4. Taxa Complexos (índices agregados) : o resultado vem da composição de vários indicadores e aspectos.
  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento e aplicação prática dos conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade. Segundo Paludo (2013):

    Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.

    Eficácia: é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.

    Efetividade: é o impacto final das ações; é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas) e analisa a transformação causada pela execução das ações." (PALUDO, 2013, p. 364).


    Ante o exposto, vamos analisar cada item.

    A) Errado, pois o item afirma que a entrega de casas se vincula ao indicador de efetividade, que é um indicador que mede o impacto das ações. Entretanto, o “número de moradias populares entregues" está relacionado com o indicador de eficácia, que se refere ao alcance dos objetivos.


    B) Errado, pois o item afirma que a entrega de casas se vincula ao indicador de eficiência, que é um indicador que mede o uso racional dos meios. Entretanto, a questão não informa que as casas tiveram bom custo benefícios ou que foram construídas em menor tempo, o que demonstraria uma eficiência. Lado outro, o “número de moradias populares entregues" está relacionado com o indicador de eficácia, que se refere ao alcance dos objetivos.


    C) Errado, pois o item afirma que a entrega de casas se vincula ao indicador de efetividade, que é um indicador que mede o impacto das ações. Entretanto, o “número de moradias populares entregues" está relacionado com o indicador de eficácia, que se refere ao alcance dos objetivos.


    D) Certo, pois o “número de moradias populares entregues" está relacionado com o indicador de eficácia (alcance dos objetivos), que é um indicador simples que representa um valor numérico atribuível a uma variável.


    E) Errado, pois apesar do item estabelecer corretamente que o indicador normalmente é utilizado para medir eficácia, o item afirma que o indicador é “composto e que expressa a relação entre duas variáveis", sendo que o indicador de eficácia é simples, tendo em vista que representa um valor numérico atribuível a uma variável.


    Gabarito do Professor: Letra “D".

    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.