letra D: passível de recurso. Levando-se em consideração que o monopólio opera somente no trecho elastico da curva de demanda, (...) quanto maior a elasticidade-preço da demanda de um bem, menor será a capacidade de a empresa fixar o preço do bem acima de seu cmg;
Quanto mais próximo da elasticidade unitária (limite de operação do monopólio) maior a diferença entre o preço e o custo marginal, pois o mark up será maior. Mark up = P/Cmg, ou, de forma análoga, Índice de Lerner = 1/elasticidade.
*Índice de Lerner e Mark-up representam a diferença entre o preço e o Cmg.
Na letra D diz que menor será a capacidade da empresa monopolista de fixar o P acima do Cmg. Está errado pelo seguinte: As empresas monopolistas já fixam o P acima do Cmg. Independente da elasticidade, a característica básica do monopólio já é ter um P > Cmg.
Quanto maior for a elasticidade preço da demanda, na verdade, menor será a possibilidade do preço ficar MUITO acima do Cmg. Mas de qualquer forma ele já está acima. Então é errado dizer que é menor a capacidade dela fixar o P acima do Cmg, isso ela faz naturalmente. Só é menor sua capacidade de deixar o P o mais alto possível e mais distante possível do Cmg.