Uma vez efetuado o recrutamento dos candidatos e antes de se iniciar a propriamente dita, existe uma etapa de ligação que é chamada triagem inicial dos candidatos.
A triagem ocorre após o recrutamento e antes de se iniciar a seleção. É uma espécie de pré-seleção e visa reduzir o número daqueles poucos candidatos que realmente apresentam melhores condições de sucesso. Trata-se de uma pré-seleção grosseira, mas que permite afunilar o processo seletivo. A triagem procura assegurar a permanência somente dos candidatos que atinjam o mínimo de qualificações estipuladas no recrutamento. Na triagem se reduz os custos do processo de seleção, eliminando-se candidatos não ou com forte propensão à rejeição.
Existem dois métodos básicos de triagem de candidatos: o questionário preliminar e a entrevista de triagem.
questionário preliminar:- questionário previamente organizado e montado para ser preenchido rapidamente pelos candidatos e colher informações prévias e fundamentais a seu , o qual se concentra nas qualificações anunciadas no processo de recrutamento;
entrevista de triagem:- entrevista superficial e de curta duração com os candidatos, para verificar inicialmente quais aqueles que possuem as qualificações mínimas para seguir adiante no processo seletivo.
Na maioria das vezes, aplica-se o questionário preliminar e, com base nele, faz-se a entrevista de triagem. Se o candidato possui as qualificações mínimas anunciadas, ele será encaminhado para o processo seletivo a seguir. Se não as tem, é rejeitado.
Feito o recrutamento e triagem dos candidatos, a etapa seguinte é a de seleção.