Alternativa A. Errado. A gestão de projetos tem foco em projetos, ou seja, esforços temporários que geram resultados exclusivos. Assim, não faz sentido relacionar gestão de projetos com tarefas padronizadas.
Alternativa B. Certo. O gerenciamento de projetos, assim como todos os esforços de gestão, é direcionado para o alcance da visão da organização, isto é, a situação futura desejada. Em outras palavras, gestão da qualidade, processos, projetos, estratégia etc....todas as áreas da Administração compartilham a mesma finalidade, qual seja: conduzir a organização para o alcance dos seus objetivos, os quais são ilustrados pela situação futura ideal da organização (visão).
Alternativa C. Errado. Os valores são as crenças compartilhadas pelos membros de uma organização. Os valores vão sendo construídos ao longo do tempo a partir da interação dos membros da organização. Não existe uma relação dos projetos com a conquista de valores organizacionais, estes, como dito, são construídos pelos membros da organização ao longo do tempo e são, em alguns casos, consolidados em normais e manuais.
Alternativa D. Errado. Alternativa mistura diferentes conceitos de maneira incoerente. Os valores são as crenças dos indivíduos de uma organização. Os valores são construídos ao longo do tempo pela interação dos indivíduos. Não existe essa história de valores “conquistados”. Os objetivos que são conquistas ou atingidos. Por fim, a alternativa ainda mistura o conceito de valor com orçamento. Orçamento é um plano operacional relacionado aos recursos financeiros disponíveis da organização não se relaciona, portanto, ao conceito de valores organizacionais.
Alternativa E. Errado. Os projetos, de fato, contribuem para a realização da visão da organização, porém, naturalmente, enfrentam obstáculos para atingir esse objetivo, por isso a alternativa está errada. Em gestão de projetos, os obstáculos à execução dos projetos são comumente referidos como restrições.
Gabarito: B