SóProvas


ID
2854996
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As negociações que visavam a solucionar a grande segregação legalizada de negros e brancos na África, conhecida como Apartheid, seguiu um formato em que as discussões das leis iniciais foram realizadas somente por homens brancos bem-intencionados, e não gerou o resultado esperado por aquela população, apesar do mérito que elas mereciam. Com base nesse contexto, é correto afirmar que, em negociações que provocarão decisões passíveis de impactar pessoas externas, para que os resultados sejam efetivos, torna-se importante que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • C- os negociadores dividam com elas o resultado, assegurando-se de que participem do processo de alguma forma.

  • Que questão mais estranha..

  • Essa questão é resolvida por bom senso.

    Veja, se você vai tomar uma decisão cujo resultado impactará a vida de outras pessoas, nada mais plausível do que ouvir a opinião dessas pessoas que serão afetadas.

    Além do mais, essa participação do público externo legitima a decisão e estimula seu cumprimento, pois todos ficam com a impressão de que suas opiniões foram consideradas no processo.

    A questão dá o exemplo do Apartheid: "discussões das leis iniciais foram realizadas somente por homens brancos bem-intencionados"

    Pouco importa se os brancos eram bem-intencionados ou não, como legislar sobre convivência/separação entre brancos e negros sem ouvir os negros??

    GABARITO: Letra C os negociadores dividam com elas o resultado, assegurando-se de que participem do processo de alguma forma.

    Bons estudos!

  • Nem sei do assunto mas resolvi pelo bom senso

  • Gabarito C

    Os negociadores dividam com eles o resultado, assegurando sua participação de alguma forma.

  • Gabarito - C

  • Negociação é um processo interativo, que envolve afinidades, interesses, comunicação e conhecimentos. O bom negociador sabe ouvir, trocar informações, opiniões e experiências; é capaz de se posicionar, persuadindo e/ou cedendo quanto apropriado. No processo, além de aspectos legais, é vital analisar questões políticas, sociais, comportamentais e culturais dos participantes.

    Toda negociação possui expectativas quanto ao processo em si e ao fechamento, e estas estão agrupadas em quatro áreas: visão do processo (cooperação x competição), abordagem da construção do acordo (visão genérica x visão específica), forma do acordo (amplo x detalhado) e implementação do acordo (adesão à risca x renegociações).

    O processo de negociação pode ser classificado de três maneiras: de cima para baixo, de consenso e de construção de uma coalizão em etapas.

    O consenso é uma forma de negociação que busca chegar a um acordo interessante para todos os envolvidos e que tem como base o relacionamento, a resolução de conflitos e a troca constante de informações. Abrange não somente os negociadores, mas as partes externas que podem ser influenciadas pelas decisões.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Os negociadores não podem simplesmente decidir sozinhos e divulgar os resultados alcançados às partes externas. Quando há vários envolvidos no assunto, agir de modo autoritário e desinteressado, apenas informando as consequências da decisão aos demais, pode gerar falta de cooperação na implementação do planejado e até sabotagem.

    B) ERRADO. Os negociadores devem levar em conta os impactos causados nas partes externas ao participarem das negociações e tomarem decisões.

    C) CERTO. Os negociadores precisam compartilhar o resultado com as partes externas e assegurar que estas participem do processo de alguma forma.

    D) ERRADO. As pessoas externas que serão impactadas pelas decisões da negociação devem ser ouvidas na elaboração do texto e dos ajustes.

    E) ERRADO. As decisões podem ser tomadas por pessoas competentes e que entendem do contexto, desde que estas ouçam as partes externas que serão impactadas.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Fonte: - Sebenius, James K. Como negociar através das fronteiras. Revista HSM Management 34 setembro-outubro 2002.

    - Aylmer, Roberto. Negociação e liderança: o papel da chefia direta na gestão da pressão. Dissertação de Mestrado. FGV. 2010.