-
As organizações mecânicas apresentam as seguintes características:
Estrutura burocrática organizada a partir de uma minuciosa divisão de trabalho. A organização se caracteriza por ciclos de atividades rotinizadas que se repetem indefinidamente; Cargos ocupados por especialistas nas respectivas tarefas com atribuições fixas, definidas e delimitadas. Cada um executa sua tarefa como se fosse distinta e separada das demais; Centralização das decisões, tomadas somente pela cúpula da organização Hierarquia de autoridade rígida: com pouca permeabilidade entre os níveis hierárquicos, autoridade baseada na posição; Sistemas rígido de controle, com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um número determinado de subordinados; Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do que dados e retorno de baixo para cima; Predomínio da interação vertical: entre superior e subordinado; Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas; Ênfase nos princípios universais da administração: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida;
-
As demais alternativas referem-se à estrutura orgânica ou moderna.
-
quando abordar sobre modelo mecanicista, lembre-se do Chaplin em "Tempos Modernos"
-
Mecanicista:
Hierarquizada
Burocrática
Especializada
Waterfall
Orgânica:
Flexivel
Redefinição de tarefas constantes
Se adequa
Ágil
-
Modelo Mecanicista
Trata-se de um modelo extremo, ligado a processos de trabalho altamente padronizados em uma estrutura definitiva, grande formalização, hierarquização gerencial, comunicações verticais, autoridade baseada no cargo, direitos e obrigações bem definidos e funções bem delineadas. É um modelo associado à burocracia, sendo mais apropriado às organizações em ambientes estáveis.
-
Desenho/Estrutura Vertical (Modelo Mecanicista) - O desenho é piramidal, caracterizando centralização das decisões. Geralmente é a estrutura de organizações tradicionais, forma burocrática, autoridade centralizada, hierarquizadas, mais rígidas, regras e procedimentos padronizados, divisão de trabalho, amplitude administrativa estreita e meios formais de coordenação.
DESENHO/ESTRUTURA VERTICAL (MODELO MECANICISTA) - São formas burocráticas de organização que operam com uma autoridade centralizada no topo, muitas regras e procedimentos, uma minuciosa divisão do trabalho, amplitudes administrativas estreitas e meios formais de coordenação. A rigidez do modelo burocrático impede qualquer mudança e inovação e não permite a flexibilidade e agilidade necessárias para funcionar em um ambiente mutável e dinâmico como o da atualidade. O desenho é piramidal e as estruturas de organizações são tradicionais, hierarquizadas, mais rígidas, regras e procedimentos padronizados, divisão de trabalho, amplitude administrativa estreita e meios formais de coordenação.
Desenho/Estrutura Horizontal (Modelo Orgânico) - Mais achatadas e flexíveis, denotando a descentralização de decisões. Downsizing - estratégia administrativa para reduzir número de níveis e aspectos burocráticos da empresa. Adhocráticos, adaptativos, mais horizontais, poucas regras e procedimentos, pouca divisão de trabalho, amplitudes administrativas maiores e mais meios pessoais de coordenação.
DESENHO/ESTRUTURA HORIZONTAL (MODELO ORGÂNICO) - Proporcionam autoridade descentralizada, poucas regras e procedimentos, pouca divisão de trabalho, amplitudes administrativas maiores e mais pessoas como meios de coordenação. As organizações orgânicas ou adaptativas operam com um mínimo possível de características burocráticas e com culturas que encorajam a participação das pessoas e o empoderamento (empowerment). Mais achatadas e flexíveis, downsizing – estratégia administrativa para reduzir número de níveis e aspectos burocráticos da empresa. Adhocráticos, adaptativos e mais horizontais.
Fontes: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime
-
Alternativa A - Alta especialização
-
Modelo Mecanicista
Trata-se de um modelo extremo, ligado a processos de trabalho altamente padronizados em uma estrutura definitiva, grande formalização, hierarquização gerencial, comunicações verticais, autoridade baseada no cargo, direitos e obrigações bem definidos e funções bem delineadas. É um modelo associado à burocracia, sendo mais apropriado às organizações em ambientes estáveis.
a)Alta especialização.
-
Gabarito: letra A
modelo mecanicista como o próprio nome diz, modelo mecânico
agora imagina, um cidadão trabalhando no mesmo lugar durante 20 anos fazendo o mesmo serviço, tudo leva a crê que ele terá Alta especialização devido a muito tempo executar a mesma atividade (as vezes na prática o sujeito passa a vida inteira e não sabe fazer o serviço rsrs).
-
Gabarito A
CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA:
o Caráter legal das normas;
o Autorreferente (o foco é administrativo, deixando o cidadão de lado);
o Caráter formal das comunicações;
o Divisão do trabalho;
o Impessoalidade do relacionamento;
o Hierarquização da autoridade;
o Rotinas e procedimentos;
o Competência técnica e mérito (individual de cada indivíduo);
o Especialização da administração;
o Profissionalização;
o Previsibilidade no funcionamento.
o controle a priori;
-
Insatisfeita pois nesses 20 anos se tornou super especializada em uma coisa e isso acabou se convergindo em monotonia e deseconomia humana. Ponto interessante pois a reforma administrativa visa caminhar em sentido contrário.
-
Administração tradicional da qual confere alto nível de formalização e maior nível de especialização.