-
GABARITO D
O pressuposto do método dos incidentes críticos pontua que no comportamento das pessoas é possível descrever algumas características que podem levar a resultados considerados normais, muito positivos ou muito negativos.
Ressalta-se que o método em questão não almeja realizar avaliação das situações normais, mas sim das situações extremas de comportamento (positivo ou negativo) no ambiente de trabalho.
Com isso, busca-se a exceção entre os membros da equipe funcional.
-
Incidente crítico é algo que não está no padrão.
• Método utilizado para registrar desempenhos altamente positivos e altamente negativos.
• Intenção: avaliar pontos fortes e pontos fracos.
-
Penso que escala gráfica de mensuração analisaria a (in)eficácia; por que não a letra B? (se souber e puder responder no privado, fico grato; tenho dificuldade em acompanhar comentários por aqui).
Obrigado,
Felipe.
-
Incidentes críticos
É um método que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.
-
GAB: D.
O método de incidentes críticos é uma técnica por meio da qual o líder observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e os fatos excepcionalmente negativos do desempenho dos subordinados (CHIAVENATO, 2001).
Para Robbins (2000) o método de incidentes críticos “Concentra a atenção do avaliador nos comportamentos fundamentais que compõem a diferença entre o desempenho eficaz e o desempenho ineficaz em um cargo”.
Para Chiavenato (1999 apud KIELWAGEN 2007, p. 126-127) este método é simples, baseado “[...] nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). [...] não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos”.
https://editora.unoesc.edu.br/index.php/apeuv/article/viewFile/13598/7163
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
Os incidentes críticos dizem respeito de opostos extremos, por exemplo:
Eficiência X Ineficiência
Excelente X Péssimo
Nesse viés não há de se dizer em aspectos meieiros, somente os extremos.
-
A técnica de incidentes críticos vai trabalhar com comportamentos extremos: os contraproducentes - são os comportamentos considerados negativos, ou ineficazes, como aborda a questão; os producentes - são os comportamentos considerados positivos, ou eficazes, como aborda a questão.
-
O elaborador só trocou alguns conceitos retirando as palavras mais usuais POSITIVO e NEGATIVO e colocou EFICAZ e INEFICAZ
-
Incidentes críticos: são os comportamentos que revelam a eficácia ou a ineficácia de um trabalho representam o foco principal do avaliador.
-
Gab: Letra D.
Quando a questão cita "comportamentos que revelam a eficácia ou a ineficácia" ela se refere aos pontos positivos e negativos do colaborador com relação à Avaliação de Desempenho. Portanto, a única opção seria a Letra D, pois é exatamente o conceito dos Incidentes Críticos. Veja!
- Método dos Incidentes Críticos: É um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) EFICÁCIA ou altamente negativos (fracasso) INEFICÁCIA. FONTE: Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. CHIAVENTAO, 2014. 4° Ed. pág. 220.
Erros, mandem mensagem :)