SóProvas


ID
2855701
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na elaboração de resumos, a paráfrase

Alternativas
Comentários
  • A paráfrase é a interpretação, explicação ou nova apresentação de um texto (entrecho, obra etc.) que visa torná-lo mais inteligível ou que sugere novo enfoque para o seu sentido.

  • Complementando o comentário já exposto...

    "Alguns resumidores acham que devem mudar as palavras usadas pelo autor. Ainda que a paráfrase seja frequentemente necessária para se obter brevidade, nada se tem a ganhar, na busca da originalidade, com a mudança das palavras empregadas pelo autor. Na realidade, é fácil distorcer o significado do original ao procurar, deliberadamente, por motivos estilísticos, encontrar expressões sucedâneas. Esse aspecto é vigorosamente enfatizado por Collison (1971): 'é importante que o resumidor empregue, tanto quanto possível, o vocabulário do autor; a paráfrase é perigosa e pode conduzir o leitor a linhas de raciocínio que não eram aquelas pretendidas pelo autor (p. 11).' " (LANCASTER, 2004, p. 114)

     

    (LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004, p. 452)

  • Conforme dito por Lancaster “Alguns resumidores acham que devem mudar as palavras usadas pelo autor, contudo, ainda que a paráfrase seja frequentemente necessária para se obter brevidade, nada se tem a ganhar, na busca de originalidade, com a mudança das palavras empregadas pelo autor. Na realidade, é fácil distorcer o significado do original ao procurar, deliberadamente, por motivos estilísticos, encontrar expressões sucedâneas.”

    Resposta: A

  • a) É perigosa, pois pode conduzir o leitor a ideias diferentes das do autor.

    Paráfrase -  É a reescritura de um texto já existente, uma espécie de ‘tradução’ dentro da própria língua. Comentário pessoal em texto livre. É a reprodução do texto do outro com a palavra do autor. Ela não se confunde com o plágio, pois o autor deixa claro sua intenção e a fonte. Vem do grego paraphrasis e significa, literalmente, “repetição de uma sentença”. Consiste na imitação, ou repetição de um texto com outras palavras, mas sem alterar sua essência. Sem que o sentido seja alterado. É a intertextualidade das semelhanças. São resumos.