SóProvas


ID
2856484
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em termos simplificados, pode-se dizer que, no âmbito institucional, a tomada de decisões depende da capacidade que se tem de transformar dados em informações, e informações em conhecimento. O escalonamento entre tais elementos leva em conta

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a adoção de um modelo sistêmico seria uma das consequências ou opções após se definir a estrutura e grau de autonomia da organização.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • seu grau de estruturação, autonomia e relevância

    GAb: E

  • Realmente a dúvida ficou entre as opções A e E! O modelo sistêmico é importante para se possuir uma visão holística da organização e a informação para ser corretamente prestada leva em consideração esse modelo.

    A informação estruturada, autônoma e relevante também faz parte no escalonamento na tomada de decisão.

  • Qual o erro da D?

  • e)

    Transformar dados em informações, informações em conhecimento e conhecimento em inteligência.

    Primeiro vem a sistemática (estruturação),

    depois os sistemas.

  • Aquele momento em que você ia marcar a correta e muda -não sei pq- para assertiva errada. :/

  • Alguém sabe de onde foi tirada essa resposta? Alguma base objetiva?

  • GAB  E

     

    ERREI QUE CAÍ PELA LADEIRA KKKKK

     

    MAS QUE FIQUE BEM CLARO, QUE TANTO O SISTEMA ABERTO COMO O SISTEMA FECHADO VÃO TER ESSE PROCESSO DE ENTRADA E SAÍDA. A DIFERENÇA, COMO SE PODE NOTAR, É MESMO A LETRA 'E' O SEGREDO PRA SABER QUE TIPO DE SISTEMA VAI SER É VER QUAL GRAU DE AUTONOMIA A ORGANIZAÇÃO TEM, RELEVÂNCIA E ESTRUTURAÇÃO E SÓ DEPOIS DE DEFINIDO ISSO É QUE ENTRA A IDEIA DE ADOÇÃO DE QUE TIPO DE SISTEMA ELA VAI TER - OU SEJA, NÃO É ESSE INPUT OU OUTPUT QUE VAI TÁ CARACTERIZANDO A ADOÇÃO DE UM SISTEMA, MAS SIM PRIMEIRAMENTE A RELAÇÃO DE AUTONOMIA DA EMPRESA, O SISTEMA COMO O COLEGA MARCELO FALOU É SÓ CONSEQUÊNCIA DESSA ONDA TODA HEHEH . POR QUE LEMBRANDO QUE É A ESTRATÉGIA QUE DEFINE A ESTRUTURA E NÃO A ESTRUTURA QUE DEFINE A ESTRATÉGIA. OU SEJA, A GENTE É ACOSTUMADO A PENSAR QUE BASTOU TER ENTRADA E SAÍDA PRA CARACTERIZAR UM SISTEMA ABERTO MAS PRAS BANCAS A GENTE TEM QUE FAZER UMA QUESTÃO DESSA COM O CORAÇÃO E A CABEÇA ABERTOS PRA SACAR ESSAS MIL E UMA FORMAS DE COBRANÇAS! MAS É ESSE O DESAFIO QUE VALE A PENA! HEHEHE

     

    [SISTEMA FECHADO]

    O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída (efeito). Por esta razão, o sistema fechado é também chamado sistema mecânico ou determinístico. O melhor exemplo de sistemas fechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas. Na realidade, não existe um sistema totalmente fechado (que seria hermético), nem totalmente aberto (que seria evanescente). Todo sistema tem algum grau de relacionamento e de dependência com o ambiente. O sistema fechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente.

     

    [SISTEMA ABERTO]

    O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente. E essa interdependência não obedece as leis determinísticas da física.

     

     http://www.professorwellington.adm.br/rh2.htm

     

    AVANTE! FORÇA! A GRAÇA DA COISA TÁ NA CAMINHADA!

  • Acertei, mas também fiquei em dúvida quanto à letra A.

  • Simplificando....o escalonamento depende do tipo de decisão. Foi assim que entendi.

  • Os dados são elementos brutos, sem significado, desvinculados da realidade. As informações são dados com significado. Elas são dados contextualizados que visam a fornecer uma solução para determinada situação de decisão. O conceito de conhecimento possui um sentido mais complexo que o de informação. O conhecer é um processo de entender e internalizar as informações recebidas, e assim através das combinações gerar mais conhecimento.

    Ao se considerar a inter-relação entre os três elementos, podemos inferir que os dados por si só não significam conhecimento útil para a tomada de decisão, constituindo-se apenas o início do processo. O grande desafio dos tomadores de decisão é o de transformar dados em informação e informação em conhecimento, minimizando as interferências individuais nesse processo de transformação. O escalonamento entre tais elementos leva em conta seu grau de estruturação, autonomia e relevância.

    Gabarito: E

  • A questão em análise aborda um conceito relacionado ao Processo Decisório ou Teoria das Decisões. Essa Teoria nasceu com Herbert Simon (Teoria Comportamental da Administração) que a utilizou para explicar o comportamento humano nas organizações. Para ele, a teoria comportamental concebe a organização como um sistema de decisões.

    Segundo Chiavenato (2020), os “indivíduos participantes da organização percebem, raciocinam, agem racionalmente e decidem sua participação ou não na organização como tomadores de opinião e decisão e solucionadores de problemas". Além disso, na tomada de decisão, há sempre um processo de seleção ou escolha e a decisão envolve uma opção, uma escolha.

    Em face do exposto, podemos depreender que para a tomada de decisão, deve-se seguir uma lógica racional de escolhas, estruturada por meio de um raciocínio independente e autônomo do indivíduo enquanto membro de uma organização. O processo decisório de cada pessoa demonstra o grau de importância, preferências ou relevância que essa decisão representa para cada um. Portanto, a alternativa correta é a letra “E".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.