SóProvas


ID
2856979
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ligações entre linha e perna, perna e pendural, e pendural e linha, são exemplos de tipos de união entre peças componentes de uma tesoura de telhado também conhecidas como

Alternativas
Comentários
  • Sambladuras são recortes na madeira para encaixar as peças.

    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTOjc7ibZp0bL1kPkyyYCxXYlda9bKGDlfJ4i1-8e-3tNTrhWL6cQ

  • galgas - distância entre as peças de madeiramento do telhado onde serão inseridas as telhas

    tabeiras - A tabeira é uma peça de madeiras o que é usada para fazer acabamento de um telhado, ou seja, quando termina o telhado geralmente é colocada esta peça para esconder os caibros e ripas que foram usadas para sustentação das telhas.

    talas

  • Galgas: espaço para encaixe das telhas, é variável conforme a telha escolhida, ou ainda distância entre as faces superiores de duas ripas em um telhado.

    Sambladuras: Todas as emendas de ligação feitas em uma tesoura.

    Tabeira: utilizada para dar acabamento, esconder os caibros e ripas.

  • Sambladuras são a junção de peças estruturais de madeira das tesouras (onde acontecem as ligações linha e perna - ou empena, perna e pendural e pendural e linha) dos telhados e têm a função de distribuir corretamente os esforços entre as peças a serem ligadas. Neste tipo de ligação de sambladura, a madeira trabalha a compressão associada ao corte, podendo-se também utilizar nestas ligações grampos ou parafusos como conectores de segurança. As sambladuras podem ser do tipo dente simples ou do tipo dente duplo dependendo da força aplicada à ligação. São dimensionados em função da resistência ao esmagamento e cisalhamento da madeira e não resistem a inversões de esforços devidos a ação do vento (ALBUQUERQUE, 2006).





    Gabarito do professor: Letra B.

    FONTE: ALBUQUERQUE, Renata Braga de. Sambladuras em tesouras de madeira tipo Howe. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2006.