- ID
- 168943
- Banca
- FCC
- Órgão
- MPU
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
A melhor solução para a iluminação de um galpão industrial é:
A melhor solução para a iluminação de um galpão industrial é:
O detalhe mais correto, técnica e arquitetonicamente, para impermeabilizar e rematar uma platibanda de cobertura é:
As linhas principais de um telhado são: cumeeiras, espigões, rincões e calhas. É INCORRETO afirmar que:
As camadas de impermeabilização de coberturas planas ou terraços com manta asfáltica devem obedecer à seguinte ordem:
Com relação a impermeabilização com sistema de proteção posterior das lajes de cobertura, é INCORRETO afirmar que:
A solução arquitetônica mais adequada para coberturas de grandes vãos, acima de 40 m, é projetá-las em
Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.
Assinale a alternativa que contém somente elementos das cobertas.
Assinale a alternativa que contém o nome do tipo de ligações práticas entre duas peças de madeiras definidas após verificação das resistências das superfícies de contato ao esmagamento e, às vezes, ao cizalhamento de um segmento da peça, usadas no madeiramento das cobertas.
A NBR 5419 refere: Elementos condutores expostos (do ponto de vista físico) que não possam suportar o impacto direto do raio devem ser colocados dentro da zona de proteção de captores específicos, integrados ao SPDA.
Considerando a assertiva acima, são elementos que se enquadram como exemplo:
I. coberturas metálicas sobre o volume a proteger.
II. rufos e/ou calhas periféricas de recolhimento de águas pluviais.
III. estruturas metálicas de suporte de envidraçados, para fachadas, acima de 20 m do solo ou de uma superfície horizontal circundante.
IV. guarda-corpos, caixilhos e outros elementos condutores expostos, para fachadas, acima de 20 m da superfície horizontal circundante.
É correto o que consta em
Em um telhado, cuja linha divisa do lote esteja encostada à edificação, geralmente é exigido que
Acerca dos fenômenos físicos da condução, convecção, radiação e evaporação, que subsidiam os princípios do desenho térmico, julgue o próximo item.
A ventilação, fator preponderante para a existência do processo de convecção, pode ser viabilizada no projeto de arquitetura tanto por meio da posição das aberturas como pela criação do efeito chaminé nos telhados.
Com relação às coberturas nos projetos de arquitetura, julgue os
itens a seguir.
Considere que, em uma cobertura em águas, o rincão seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, um captador de águas. Considere, ainda, que o espigão seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, ou seja, um divisor de água. Nessa situação, em um telhado quadrado de quatro águas, devem ser utilizados apenas espigões entre as águas.
Com relação às coberturas nos projetos de arquitetura, julgue os
itens a seguir.
Os tetos verdes executados acima de lajes planas impermeabilizadas com manta asfáltica são utilizados tanto para a proteção solar e o controle ambiental quanto para a proteção mecânica.
Com relação às coberturas nos projetos de arquitetura, julgue os
itens a seguir.
As telhas shingles são fabricadas com grãos de cerâmica prépintados, em véu estrutural de fibra de vidro embebido em emulsão asfáltica.
Um projeto arquitetônico para edifício judiciário em Cuiabá prevê laje com cobertura vegetal, constituindo um telhado verde. A implantação dessa ideia contempla:
I. Cálculos estruturais considerando o peso da terra e lajes com inclinação de até 5° e impermeabilização dupla.
II. Sistemas hidráulicos para abastecimento do sprinkler de irrigação e para drenagem do excedente de águas pluviais.
III. Reforços na infraestrutura considerando o peso da terra e das camadas isolantes e filtrantes e lajes com inclinação de 20°.
IV. Acessos para visitação e manutenção e barreiras físicas nos limites da laje de cobertura para segurança dos usuários.
V. Lajes com substrato (camadas isolantes e filtrantes) para receber as placas pré-moldadas com solo e vegetação.
Está correto o que se afirma APENAS em
No que concerne a processo de gestão e finalização de serviços na
administração pública, julgue os itens subsequentes.
Uma instrução normativa que se destina ao acompanhamento e à fiscalização dos serviços de reforma de cobertura em um edifício público deve conter, em seus termos fundamentais, procedimentos que visem à otimização dos investimentos necessários à sua execução
No que concerne a processo de gestão e finalização de serviços na
administração pública, julgue os itens subsequentes.
Um sistema de cobertura configurado por um terraço jardim em região de temperatura elevada e clima seco pode reduzir sensivelmente a sensação térmica nos espaços que delimita com a vantagem de dispensar sistemas de impermeabilização mais complexos, como mantas asfálticas aluminizadas.
Nas coberturas, as paredes externas paralelas às tesouras, que muitas vezes servem de apoio para as terças são
Analise as afirmativas:
I. Área coberta, saliente da edificação, cuja cobertura é sustentada por colunas, pilares ou consolos.
II. Prolongamento da cobertura que sobressai das paredes externas.
III. Avanço da edificação sobre o alinhamento ou recuos regulamentares.
IV. Elemento ornamental da edificação que avança além dos planos das fachadas, molduras, frisos etc.
V. Balanço constituindo cobertura.
Associe as afirmativas na respectiva ordem às denominações contidas no Código de Obras do município de Campo Verde e marque a alternativa correta:
Com relação a acompanhamento e aplicação de recursos e controle
de materiais, julgue os próximos itens.
Em um orçamento, para determinar os quantitativos de uma cobertura feita com telha de barro, é necessário adotar a área da projeção horizontal da cobertura e acrescentar mais 12% para coberturas com inclinação entre 39% e 50%.
Julgue os itens que se seguem, com relação à construção dos
elementos de uma edificação.
As coberturas em que constam tesouras — para apoio de terças, caibros e ripas — e telhas de barro cozido — francesa, canal, paulista etc. — devem ser modulares a distância de eixo a eixo dos caibros em suas projeções horizontais.
Toda edificação tem, além de paredes e pilares, os planos horizontais, que são as lajes, caso haja mais de um pavimento, e a cobertura. A respeito do sistema construtivo e de coberturas e impermeabilizações, assinale a opção correta.
A viga de madeira colocada no respaldo de paredes, com a função de distribuir as cargas concentradas provenientes de tesouras, de vigas principais ou de outras peças de madeira da estrutura, é denominada:
Nos telhados, escoras e pendurais são
O elemento da edificação adequadamente acompanhado de seus componentes construtivos está presente em:
Um telhado ou cobertura ecológica que empregue o sistema laminar permite o uso de águas
Dentre as diversas peças que constituem a tesoura do telhado, o frechal pode ser definido como peça
Considere as afirmações abaixo sobre curvas de nível.
I - O intervalo entre curvas de nível não deve ser cons- tante na mesma representação gráfica.
II - Curvas de nível próximas indicam que o terreno é mais íngreme do que quando elas estão mais afastadas entre si.
III - O elemento receptor de águas de chuva é denominado espigão.
É correto o que se afirma em
Assinale a opção que relaciona corretamente o elemento de cobertura de madeira e sua definição
No que se refere ao emprego do concreto armado, da madeira e do aço nos projetos de arquitetura, julgue os itens que se seguem.
As madeiras, tais como ripas, caibros e terças, são os materiais mais empregados nos projetos de estrutura de cobertura das moradias brasileiras.
A respeito das principais linhas do telhado,
No livro Desenho Arquitetônico Básico, o madeiramento para telhas de barro, com o intuito de facilitar a descrição, foi dividido em armação e trama.
Sendo a armação a parte estrutural propriamente dita, quais as peças constituem a armação?
I. Tesouras.
II. Caibro.
III. Cantoneiras.
IV. Terças.
V. Escoras.
VI. Meia-tesoura.
VII. Frechal.
Estão CORRETAS as afirmativas.
Entre as exigências do usuário a respeito do desempenho de edifícios habitacionais, constam estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico, conforto lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico. A NBR 15.575/2013 refere-se ao desempenho de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. Além do item I, sobre assuntos gerais, a norma estabelece requisitos específicos para os seguintes sistemas: II. estruturais; III. de pisos; IV. de vedações verticais externas e internas; V. de coberturas; VI. hidrossanitários.
Avalie os comentários abaixo e assinale a opção correta.
A estrutura de madeira é composta por uma armação principal e outra secundária, também conhecida por trama, constituída pelas ripas, pelos caibros e pelas terças. Uma das prescrições sobre as terças é que:
A inclinação da cobertura deve ser definida durante a fase de projeto, o que possibilita o planejamento dos panos, evitando grandes dimensões e, consequentemente, o acúmulo de água da chuva. Essa inclinação (%) é calculada por meio da relação entre a altura (h) e a base (b) do telhado.
A esse respeito, julgue o item subsequente.
Em um telhado de base igual a 8,00 m e altura igual a 3,20 m, pode-se utilizar a telha colonial, que exige uma inclinação mínima de 25%.
A inclinação da cobertura deve ser definida durante a fase de projeto, o que possibilita o planejamento dos panos, evitando grandes dimensões e, consequentemente, o acúmulo de água da chuva. Essa inclinação (%) é calculada por meio da relação entre a altura (h) e a base (b) do telhado.
A esse respeito, julgue o item subsequente.
A inclinação (%) de um telhado é diretamente proporcional à h e inversamente proporcional à b.
Um dos princípios básicos a ser seguido para correta execução de subsistemas de cobertura utilizando tesouras de madeira e telha cerâmica é
A cobertura metálica de um ginásio de esportes, cujo peso próprio é de 4,00 kN/m2 e a área de 800,00 m2, será suportada por dez colunas de concreto pré-moldado, cinco em cada lateral, espaçadas de 10,00 m. Em estimativa preliminar, apenas por área de influência e sem considerar cargas acidentais e de ventos, é possível prever que as parcelas de peso desta cobertura, suportadas pelas colunas serão:
A cobertura de um galpão destinado a oficinas de ensino, com 8m de largura por 16m de comprimento, será executada em 2 águas, com 25% de caimento e 1m de beirais, com telhas de fibra natural, de 950mm de largura útil por 2000mm de comprimento. Considerando que são necessárias superposições mínimas, laterais de 5cm e longitudinais de 20cm, sem considerar perdas por quebras e recortes, pode-se prever que serão necessárias:
Para transformar a laje de cobertura de um edifício em um telhado verde, serão aplicadas, sobre a camada de impermeabilização existente, uma camada de 10 cm de material permeável, com peso especifico de 20 kN/m3, uma camada de 25 cm de terra, com peso especifico de 16 kN/m3, e vegetação de pequeno porte. Considerando que esta laje tenha 500 m2 de área útil, o acréscimo de peso sobre a estrutura será de, pelo menos:
O arquiteto João Filgueiras Lima, ao projetar o hospital da rede Sarah em Belo Horizonte, lançou mão de um elemento repetitivo típico de cobertura de fábricas, cuja função principal é o aproveitamento e distribuição da luz natural no interior dos ambientes sem incidência direta do sol. Tal elemento é
Num telhado de estrutura em madeira, a armação é a parte
estrutural, propriamente dita, constituída pelas tesouras ou
treliças, cantoneiras, escoras ou pontaletes e a trama é
quadriculada, constituída de terças, caibros e ripas, que se
apóiam sobre a armação e que, por sua vez, servem de
apoio às telhas.
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas.
I. A terça recebe o nome de cumeeira, quando está na
parte alta do telhado e de frechal, quando se apóia sobre
as paredes laterais.
II. A bitola dos caibros varia de acordo com ao
espaçamento das terças, já que este espaçamento
constitui o vão livre em que irão trabalhar.
III. As ripas são inclinadas e seu declive determina o
caimento do telhado.
Assinale:
No que se refere a coberturas e impermeabilização, julgue o item que se segue.
A inclinação mínima do substrato da camada de
impermeabilização de uma laje plana horizontal não pode ser
menor do que 2% em direção aos coletores de água.
Com relação à estrutura pontaletada de uma cobertura, analise as afirmativas a seguir.
I. O apoio da peça de madeira sobre o pontalete deve ser feito por encaixe, por talas laterais de madeira ou por chapas de aço.
II. As mãos francesas e /ou diagonais de contraventamento têm de ser colocadas dos dois lados dos pontaletes.
III. Os pontaletes devem se apoiar diretamente sobre a laje de cobertura, para garantir total estabilidade.
Assinale:
Com relação às disposições construtivas específicas às terças de
uma estrutura de telhado em madeira, analise as afirmativas a
seguir:
I. As terças devem ser posicionadas de maneira a transmitir as
cargas indiretamente sobre os nós das tesouras ou sobre os
pontaletes.
II. As emendas das terças precisam ser feitas sobre os apoios ou
deles afastadas aproximadamente um quarto do vão.
III. Os esforços das emendas das terças devem ser de tração e
nunca de compressão.
Está correto o que se afirma em:
Sobre os procedimentos de impermeabilização em situações frequentes nas edificações, assinale a alternativa incorreta.
Com relação à elaboração de um orçamento de uma cobertura de uma obra, assinale a alternativa que apresenta como é efetuada a medição referente aos serviços técnico-profissionais decorrentes do fornecimento dos materiais, ferramentas e mão de obra necessários à colocação das telhas, incluindo acessórios de fixação, fixação na estrutura do telhado, andaimes, limpeza e demais serviços auxiliares para a perfeita instalação.
De acordo com a NBR 10844/1989, qual a vazão de projeto (em 1/min) a ser considerada em uma construção com laje plana, cuja projeção horizontal é de 30 m2 e que está em um local onde a intensidade pluviométrica é de 150mm/h?
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O subsistema construtivo denominado vedações, tanto externo como interno, basicamente se interage com os subsistemas estrutural e de cobertura, portanto é um forte fator nas condições de flexibilidade espacial.
II. O subsistema construtivo estrutural pela sua função condiciona os demais subsistemas.
III. O subsistema construtivo de instalações pode ser
considerado o responsável pela complexidade
característica da construção e funcionamento do edifício.
As obras de arquitetura podem ser genericamente divididas em fase inicial, que corresponde à movimentação de terra e à execução das fundações; fase intermediária, que apresenta grande volume de produção (estrutura, vedações, cobertura, instalações); e fase final, que corresponde aos revestimentos e acabamentos. Em relação a essas informações, julgue o item a seguir.
Para que não haja transtornos na execução dessas fases,
o canteiro de obras deve ser planejado criteriosa
e antecipadamente. Com isso, é possível manter o canteiro
íntegro ao longo da obra, sem modificações nem adaptações,
evitando atrasos no cronograma e custos extras imprevistos.
Relacione corretamente os elementos de edificação com seus componentes construtivos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Fundações (aspectos arquitetônicos)
2. Estruturas (aspectos arquitetônicos)
3. Coberturas
4. Forros
Coluna II
( ) Rufos
( ) Cortinas
( ) Grelhas
( ) Muros de arrimo
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Quando não é possível iluminar fazendo aberturas nas paredes, uma alternativa é usar a iluminação zenital, que é uma porção de luz natural produzida pela luz que entra através dos fechamentos superiores dos espaços internos.
Relacione, corretamente, o tipo de iluminação zenital com sua respectiva definição, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Shed
2. Lanternim
3. Claraboia
4. Domo
Coluna II
( ) É a abertura na parte superior do telhado, ideal para se conseguir boa ventilação, já que, permite a renovação contínua do ar pelo processo de termossifão resultando em ambiente confortável.
( ) Esta tipologia requer maior manutenção devido à posição mais horizontal da superfície iluminante. Deve-se ter cautela quanto à questão térmica, pois essas podem promover um aumento desagradável da temperatura do ambiente construído.
( ) É uma abóbada hemisférica ou esferoide. Se a base é obtida paralelamente ao menor diâmetro da elipse, resulta-se em uma cúpula alta, dando a sensação de um alcance maior da estrutura.
( ) É muito utilizado em fábricas, especialmente quando não é possível obter luz lateral, ou está deficiente pela excessiva largura do corpo do edifício.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Julgue o próximo item, a respeito de sistemas estruturais.
Em uma cobertura de treliça espacial plana de aço, não há
hierarquia estrutural.
Julgue o próximo item, a respeito de sistemas estruturais.
Um telhado tradicional com telhas-francesas de barro e
estrutura de madeira apresenta uma hierarquia estrutural
formada por tesouras (hierarquia 1), terças (hierarquia 2) e
ripas (hierarquia 3); somente a vedação, formada pelas
telhas-francesas, está excluída dessa classificação.
Acerca de cálculo estrutural, julgue o item seguinte, considerando a análise e a compatibilização com o projeto de arquitetura.
Julgue o item subsequente, relativo às especificações e ao caderno de encargos.
Ao custo construtivo da cobertura, cuja medição é efetuada em
metro linear conforme o projeto de arquitetura, devem-se
contabilizar, além da mão de obra, outros encargos, como os
andaimes, a carga, os transportes horizontal e vertical, a
descarga e o espalhamento em local definido pela fiscalização.
O sistema de cobertura funciona como elemento primário de abrigo para os espaços internos de uma edificação. Sua forma e construção devem controlar o fluxo de água bem como a passagem de água, ar, calor e frio. Sistemas de cobertura com telhados inclinados podem ser projetados e construídos com estruturas de madeira, aço ou concreto armado. Quando utilizada a madeira como material da estrutura, os elementos e procedimentos construtivos devem seguir padrões predeterminados e soluções adequadas às solicitações de carga e de projeto.
A respeito do assunto de coberturas inclinadas e estruturas, em caibros ou travessas de madeira, considere as seguintes afirmativas:
1. A inclinação pequena da cobertura será na proporção até 5:12.
2. Travessas ou caibros de coberturas são espaçados 12”, 16” ou 24” entre eixos, dependendo da carga da cobertura e dos vãos admissíveis para o material de cobertura.
3. A viga de amarração transversal deve ser aplicada aos caibros dentro do 1/2 superior da altura da cobertura.
4. A resistência ao empuxo lateral pode ser fornecida utilizando-se montantes contínuos até o telhado ou grandes painéis de parede conectados a paredes perpendiculares.
Assinale a alternativa correta.
Em relação aos elementos escada e cobertura, julgue o item que segue.
Em coberturas planas com telhado duas águas, as duas
superfícies inclinadas podem ser unidas por uma linha
central chamada de cumeeira ou distanciadas por uma
elevação. No telhado três águas, as três tacaniças são unidas
por linhas de espigões.
Em relação aos elementos escada e cobertura, julgue o item que segue.
Julgue o item subsequente, referente a projetos complementares de reformas e restaurações em edificações de interesse histórico.
O sistema externo de proteção contra descargas atmosféricas
é constituído basicamente por rede captora de descargas,
sistema de descida e aterramento. O número de para-raios da
rede captora é definido pelo número de águas da coberta da
edificação.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, a restauração de um telhado requer a elaboração de rigoroso levantamento cadastral do mesmo com documentação gráfica, fotográfica e, se possível, iconográfica. É necessário também elaborar
Ligações entre linha e perna, perna e pendural, e pendural e linha, são exemplos de tipos de união entre peças componentes de uma tesoura de telhado também conhecidas como
Os valores máximos admissíveis para a transmitância térmica (U) das coberturas sofrem variações de acordo com a zona bioclimática correspondente à localização do projeto.
Na NBR 15575/2013, observa-se que a variação ocorre por influência mais expressiva da
Leia as afirmativas a seguir:
I. O som é a sensação auditiva produzida por uma variação da pressão hidrosférica a partir de vibração orgânica, que se propaga em forma de partículas, através de meio elástico e denso.
II. A planta de cobertura é a representação gráfica da vista ortográfica principal superior de uma edificação, ou vista aérea de seu telhado, acrescida de informações do sistema de escoamento pluvial.
Marque a alternativa CORRETA:
Os telhados são construções projetadas para proteger os edifícios da ação das intempéries, utilizando-se freqüentemente de estruturas em tesoura destinadas a suportar a cobertura e as sobrecargas por meio do vigamento secundário. No que se refere a esse tema, julgue o item que se segue.
No que diz respeito à cobertura de edificações, assinale a alternativa correta.
Os telhados têm a função de receber as águas da chuva, proporcionar isolamento térmico e proteger de outros acontecimentos atmosféricos. Compostos de telhas inclinadas colocadas de maneira a canalizar as águas para o solo, têm também função estética. Associe corretamente os elementos que fazem parte do telhado com as respectivas definições numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I
Coluna I
1. Beiral
2. Cumeeira
3. Espigão
4. Rincão
Coluna II
( ) É a aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, isto é, um divisor de água.
( ) É a aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, isto é, um captador de águas.
( ) É a aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas que geralmente localizada na parte mais alta do telhado.
( ) É a projeção do telhado para fora do alinhamento da parede.
A sequência correta, decima para baixo, é:
Julgue o item a seguir, referente a coberturas, esquadrias, pisos e revestimentos.
As coberturas de grandes vãos que adotam aberturas do tipo shed são bastante utilizadas em fábricas e galpões, proporcionando também ventilação e iluminação naturais.
São componentes de uma estrutura de madeira: