-
I-ERRADO: A revolução de 30 se deu pela indignação de Getúlio Vargas e seus apoiadores com o resultado fraudulento das eleições de 1929, onde foi eleito Júlio Prestes (sucessor de Washington Luiz). Getúlio e os estados da Aliança Liberal recebem o apoio de 10 estados brasileiros e, com os exércitos estaduais, marcham até o Rio de Janeiro e depõem Washington Luiz, impedindo a posse de Júlio Prestes.
II-ERRADO: Washington Luiz representava as oligarquias de São Paulo e Getúlio Varga, as de Minas. Logo, com a tomada do poder por Getúlio, não houve descontentamento por parte da oligarquia de Minas.
III-ERRADO: Vargas governou de 1930 a 1945, afastou-se por 5 anos e voltou a governar democraticamente de 1950 a 1954. Seus governos são divididos em:
1-Governo provisório (30 a 34)
2-Governo constitucional (34 a 37): neste período havia os partidos da ANL e AIB
3-A ditadura do "ESTADO NOVO"ou da NOVA ERA (37 a 45): foi criada depois de 2 anos de intensa propaganda alertando sobre o risco comunista que rondava o brasil e devido à tentativa de golpe da ANL para tomar o poder em 1935. Vargas proibiu os partidos políticos e dissolveu a constituição de 34, ampliando os poderes do Presidente.
4-Período democrático (50 a 54). Suicídio.
V-ERRADO: Os países do Eixo foram a Alemanha, a Itália e o Japão. Do outro lado tínhamos os países Aliados: EUA, França, Inglaterra e URSS. O Brasil apoiou os países ALIADOS.
Bons estudos.
-
pelo amor de Deus pra quê uma questão desse tamanho? Tá mais para uma monografia, todas as bancas têm muito a aprender com o cespe
-
Não foi uma revolução, mas sim um golpe ! Pois não ganhou de forma democrática.
-
Uma questão desse tamanho deveria valer por 5.
-
Basta saber que a 2 é falsa pra responder a questão
-
O erro da II também está na parte que diz que A "revolução de 30" foi para garantir a Vargas a posse quando, na verdade, a chapa Vargas-João Pessoa perdeu as eleições de 1930 para Júlio Prestes. Logo, foi um golpe.
-
Meu entendimento da questão
I – A causa imediata da Revolução de 30 foram as manifestações indignadas da população brasileira contra a política de Washington Luís, para quem o problema social era apenas uma “questão de polícia”, isto é, que se resolveria com repressão policial. Assim, ao assumir o poder, Getúlio Vargas dissolveu o Congresso Nacional e as assembleias legislativas estaduais, instituiu um regime de emergência, fortemente centralizado na União e substituiu os governadores dos estados por “interventores”; (As duas principais causas da Revolução de 30 foram o assassinato do vice de Getúlio, João Pessoa, e a queda no valor do café, ocasionada pelo Crush na bolsa de Nova York em 1929, fazendo com que as oligarquias perdessem o poder econômico).
II – A Revolução de 30 foi desencadeada para garantir a posse de Getúlio Vargas, cuja vitória na eleição para a presidência da República estava sendo contestada pela oligarquia agrária de São Paulo e de Minas Gerais. A centralização de poder nas mãos de Getúlio Vargas desagradou a elite paulista, que se rebelou contra o regime varguista e em 1932 iniciou uma guerra civil para derrubá-lo do poder. Essa guerra civil ficou conhecida como revolução constitucionalista; (O objetivo da Revolução Constitucionalista não era derrubar Vargas, e sim, que ele fizesse uma nova constituição, e Vargas não venceu nenhuma eleição em 1930).
III – No aspecto político, a revolução de 30 pôs fim à chamada “política do café com leite”, por meio da qual representantes dos estados de São Paulo e de Minas Gerais se alternavam na presidência da República. Na nova era política, Getúlio Vargas autorizou a criação e a livre organização do Partido Comunista, da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e da Ação Integralista Brasileira (AIB); (Partido Comunista não era legalizado no Brasil).
IV – A maioria dos direitos trabalhistas, tais como oito horas diárias de trabalho, descanso semanal remunerado, férias e aposentadoria, foi aprovada no governo de Getúlio Vargas e regulamentada em lei no que ficou conhecida como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); CORRETO
V – Durante a II Guerra Mundial, Getúlio Vargas se alinhou com os países do Eixo, enviando tropas brasileiras para a Itália a fim de lutar contra os soldados de Mussolini na famosa batalha de Monte Castelo. O objetivo econômico era de obter vantagens financeiras para a construção da Petrobrás e político de evitar a tomada do poder pelos soviéticos, o que prejudicaria os seus interesses em relação ao mercado internacional dos Estados Unidos. (Vargas se alinhou com o Aliados)
GABARITO - B
-
COMPLEMENTO
A revolução de 1930 Depôs o Presidente da República Washington Luís e impediu a posse do Presidente eleito Júlio Prestes.
-
Como assim gabarito B.
E Isso aqui Getúlio Vargas se alinhou com os países do Eixo.
oxeee
-
Matheus ..
( B ) I, II, III e V são falsas.
-
que questão podre é essa?????