SóProvas


ID
2857126
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A chefia do Ministério Público do Estado de Goiás é exercida pelo:

Alternativas
Comentários
  • Os Procuradores-Gerais de Justiça são os Chefes dos Ministérios Públicos dos Estados (MPE's). O Chefe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também é denominado Procurador-Geral de Justiça. (Estratégia Concursos, Prof. Nadia Carolina e Ricardo Vale).

  • GABARITO: B


    Cuidado para não confundir:


    Procurador Geral do Estado ---> Chefe da Procuradoria Geral do Estado


    Procurador Geral de Justiça ---> Chefe do Ministério Público do Estado

  • Chefe do Ministério Público da União --> PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA

  • Âmbito do MPE (Ministério Público Estadual)

    ► Promotor de Justiça substituto

    ► promotor de Justiça e procurador de justiça

    ► Procurador-geral de Justiça (Letra - B- Resposta da Questão)

    OBS: Muito cuidado - o Procurador-Geral de Justiça (PGJ) é um representante do MP Estadual, diferente do Procurador-Geral da República (PGR) que é representante do MP Federal.

    Âmbito dos Poderes do Executivo (atuam como advogados dos interesses do Poder Executivo)

    Municipal ► Procurador Municipal

    Estado ► Procurador-Geral do Estado

    União ► Advogado-Geral da União

    CUIDADO COM A CARREIRA FEDERAL

    MPF

    ► PR (atua junto aos juízes federais e aos Tribunais Regionais Eleitorais

    ► PRR (atua junto Tribunais Regionais Federais)

    ► PGR (atua no STJ e no STF)

    OBS: apesar do nome procurador, procurador Municipal e o Procurador Estadual equivale ao advogado do Município e do Estado, respectivamente, defendendo seus interesses.

  • IMPORTANTE LEMBRAR

    Procurador-Geral de Justiça do DF e dos Territórios (PGJ) = Nomeado pelo Presidente da República (isso ocorre, pois compete à União organizar e manter o MP do DF e Territórios) + lista tríplice dentre integrantes da carreira + não há o requisito de idadenão há a exigência de prévia aprovação da indicação do nome do PGJ pela maioria absoluta do Legislativo local (Legislativo não pode interferir na nomeação de PGJ) + mandato de 2 anos + permitida uma recondução (pode haver apenas uma única recondução).

  • Em 19/05/19 às 19:24, você respondeu a opção A.

    Você errou!

    Em 08/05/19 às 17:55, você respondeu a opção A.

    Você errou!

    Em 03/05/19 às 22:30, você respondeu a opção D.

    Você errou!

    UM DIA EU ACERTO!

  • poruqe a D está errada?

  • Pompeu Concurseira, porque o PGR é Chefe do Ministério Público da União, e por simetria os Estados tem os seus respectivos Chefes.

    espero ter ajudado ;)

  • § 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

    § 4º Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.

  • Lembrar:

    PGJ: 2 anos + 1 recondução

    PGR: 2 anos + a recondução.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Procurador Geral do Estado ---> Chefe da Procuradoria Geral do Estado

    Procurador Geral de Justiça ---> Chefe do Ministério Público do Estado

  • A questão exige o conhecimento de elementos de estruturação do Ministério Público, especificamente do Ministério Público do Estado de Goiás. Importante destacar que a nomenclatura do chefe do Ministério Público da União e do Ministério Público Estadual vem apontada no texto constitucional federal.

    O artigo 128, §3º, da CRFB aduz que os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

    Deve ser destacado que o Ministério Público Estadual é composto por promotores de justiça e por procuradores de justiça. Na esfera do Ministério Público da União, composto pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, há uma distinção de nomes que demanda atenção.

    O Ministério Público Federal é composto pelos Procuradores da República, pelos Procuradores Regionais da República e pelos Subprocuradores-Gerais da República. O Ministério Público do Trabalho é composto pelos Procuradores do Trabalho, pelos Procuradores Regionais do Trabalho e pelos Subprocuradores-Gerais do Trabalho. O Ministério Público Militar é composto pelos Promotores Militares, pelos Procuradores da Justiça Militar e pelos Subprocuradores-Gerais da Justiça Militar. Por fim, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios é composto pelos Promotores de Justiça Adjuntos, pelos Promotores de Justiça e pelos Procuradores de Justiça.

    Não se deve confundir a nomenclatura dos integrantes dos Ministérios Públicos com os membros da Advocacia Pública. Como exemplo, os Procuradores dos Estados e Procuradores-Gerais dos Estados, que são, em realidade, advogados públicos que atuam na defesa dos interesses do ente estatal. Assim, temos os Procuradores do Estado e Procuradores do Município. No plano federal, a Advocacia-Geral da União abarca os Advogados da União, os Procuradores da Fazenda Nacional, os Procuradores Federais e os Procuradores do Banco Central.

    Passemos a analisar as alternativas.

    A alternativa "A" está errada, pois o Procurador-Geral do Estado é a pessoa que dirige a Procuradoria-Geral do Estado, órgão responsável pela defesa dos interesses judiciais e extrajudiciais do ente estatal. Frise-se que o Procurador-Geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual.

    A alternativa "B" está correta, pois se coaduna ao disposto no artigo 128, §3º, da CRFB, que aduz que os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Frise-se que o Procurador-Geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual.

    A alternativa "C" está errada, pois o Procurador-Geral do Município é a pessoa que dirige a Procuradoria-Geral do Município, órgão responsável pela defesa dos interesses judiciais e extrajudiciais do ente estatal. Frise-se que o Procurador-Geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual.

    A alternativa "D" está errada, pois o Procurador-Geral da República é o dirigente do Ministério Público da União, que não guarda correlação com o Ministério Público do Estado de Goiás.

    A alternativa "E" está errada, pois Colégio de Procuradores é um órgão deliberativo da administração superior, integrado pelo Procurador-Geral de Justiça.

    Gabarito: Letra "B".