Tipos de Angina:
O tipo de angina conhecido pela maioria das pessoas é chamado de angina crônica ou estável. É o tipo de angina que ocorre durante atividade física ou estresse emocional. Ela ocorre quando o coração necessita de uma quantidade de oxigênio e sangue maior do que as artérias coronárias podem suprir. A angina estável é mais comum durante o exercício ou esforço; o coração recebe oxigênio suficiente durante o repouso. A angina estável está ligada à aterosclerose, já discutida anteriormente.
Um outro tipo de angina é a chamada angina instável. As pessoas com angina instável podem ter dor no peito tanto em situação de repouso como em situação de esforço. A angina instável pode ser mais dolorosa que a angina estável, e a intensidade da dor é mais imprevisível.
Durante um dado período, os episódios geralmente aumentam em freqüência e duração, e também existe um risco maior de desenvolvimento de um ataque cardíaco.
Um terceiro tipo de angina é chamado de angina variante ou atípica, na qual a dor no peito habitualmente ocorre mais quando a pessoa está repousando ou dormindo do que quando está em atividade. Acredita-se que este tipo de angina seja causado por uma constrição ou “espasmo” das artérias coronárias. O espasmo estreita as artérias e reduz o suprimento de sangue e oxigênio destinado ao coração.
Por último, existe a angina mista, a qual acredita-se ser o tipo mais comum de angina. Ela pode resultar tanto de um aumento na quantidade de oxigênio requerida pelo coração e de uma diminuição na quantidade disponível. Esta angina é causada por uma combinação de estreitamento aterosclerótico e contração das artérias que fornecem sangue para o coração. A angina mista pode ocorrer durante o repouso, ou durante o estresse emocional. Além disso, a angina pode ocorrer quando você está exposto ao frio