SóProvas


ID
2857339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma pasta com arquivos localizada no drive C de um computador com ambiente Windows pode ser compartilhada com um usuário que utiliza o sistema Linux. Nessa situação, por meio de ferramentas disponibilizadas no ambiente Windows, é possível adicionar para o usuário do Linux permissão de

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A!

    Minha resposta foi baseada na experiência profissional...rs

    Já trabalhei em uma empresa cujo sistema era compartilhado. Nesse local, havia uma máquina, com o sistema operacional linux, que compartilhava algumas pastas na rede. Era possível não só abrir um arquivo, mas também alterar qualquer informação contida nele.


    Espero ter ajudado... hehehe


    PRF - Terei Orgulho de Pertencer!

    Insta: @_leomonte

  • controle total, de leitura e de alteração dos arquivos da pasta.

    _______________________________________

    Exclusão e de compartilhamento da pasta.

    R: Exclusão tudo bem, mas quem compartilha ou remove o compartilhamento e o usuário da máquina que está compartilhando.

    Você não vai dar essa permissão para um terceiro


    leitura, o que permite alteração (leitura/acesso) dos arquivos da pasta.  


    impressora, o que permite cópia dos arquivos da pasta. (Permissão de impressora???)


    Acesso à porta USB, o que permite alteração dos arquivos da pasta. (Quiqui o USB tem a ver com compartilhamento dos arquivos do HD? Que geralmente vai ser feito pela rede)


  • Item 36 - Alteração de letra A para anulada.

    "O conteúdo abordado extrapolou os objetos de avaliação indicados no Edital de Abertura do concurso, motivo que

    enseja a anulação da questão."

  • Como bem sabemos, o Linux é um sistema multiusuário, cujas raízes remetem aos sistemas Unix. O sistema pode ser usado por inúmeros usuários simultaneamente, sem que um atrapalhe as atividades do outro, nem que possa alterar seus arquivos.

    As restrições básicas de acesso são implementadas através de um sistema de permissões simples, porém eficiente, que consiste num conjunto de três permissões de acesso (ler, gravar e executar) e três grupos (dono, grupo e outros), que combinadas permitem fazer muita coisa.

    [...]

    Voltando ao tema principal, depois de adicionar os usuários ao grupo, falta ajustar as permissões de acesso, o que é feito usando os comandos “chmod” e “chown“. O primeiro permite ajustar as permissões dos arquivos e pastas, enquanto o segundo permite transferir a posse, dizendo a qual usuário e a qual grupo determinada pasta ou arquivo pertence.

    No Linux, as permissões são agrupadas em 3 atributos principais: leituragravação e execução (no caso dos arquivos) ou listagem do conteúdo (no caso das pastas).

    Eles são representados, respectivamente, pelas letras r, w e x. As permissões são definidas de forma separada para o dono, o grupo (que inclui todos os usuários incluídos nele) e para os outros ou seja, todos os demais usuários do sistema.

    Em geral, o dono tem acesso completo, o grupo tem permissões variáveis, de acordo com a função da pasta, e os demais podem apenas ler os arquivos, sem alterar o conteúdo.

    Portanto, uma resposta adequada seria a letra A.

  • A questão trata do compartilhamento de arquivos e pastas entre dois sistemas operacionais diferentes.
    Para que isto possa ocorrer, é exigida a existência de um servidor Samba, que converterá as propriedades de segurança NTFS do Windows para as permissões de pastas/arquivos do Linux.
    A questão foi anulada.
    A ausência de informações prejudicou a correta interpretação da questão.

    Gabarito: Anulada.




  • Edenilson Tondo da Silva, isso vai depender do administrador da rede ou do computador. Se você permitir acesso TOTAL ele poderá sim fazer o que quiser, inclusive apagar a pasta ou dar acesso a outra pessoa (login)