SóProvas


ID
2857345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma memória de acesso aleatório não volátil que pode ser apagada.

Alternativas
Comentários
  • a) ROM: Memória somente de leitura, não volátil e não apagável;

    b) RAM: Memória de acesso aleatório, de leitura-escrita, apagamento em nível de byte, volátil, usada, tipicamente, para memórias principais (DRAM) e cache (SRAM);

    c) EEPROM: memória não volátil, apagada eletricamente em nível de byte. GABARITO

    d) DISCO MAGNÉTICO: não volátil, local onde são armazenadas as informações. Memória permanente, formado, entre outros, por trilha, setores e cilindro.

    e) HD SATA: disco rígido do tipo serial, não volátil, possui uma rapidez na transferência dos dados.

     

     

     

     

    At.te

    Foco na missão!

  • A Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

    A RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de RAM.

    O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição e em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria: Memória de Leitura e Escrita, que está expressa na programação computacional.

    Apesar do conceito de memória operacional de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, uma vez que atualmente essa memória se encontra espalhada dentro do próprio sistema dos atuais computadores (sistema por assim dizer "nervoso" do computador, como o humano), basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil,todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada. A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil, como o disco rígido.

    É usada pelo processador para armazenar os arquivos e programas que estão sendo processados. A quantidade de RAM disponível tem um grande efeito sobre o desempenho, já que sem uma quantidade suficiente dela o sistema passa a usar memória virtual, que é lenta. A principal característica da RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o computador. Ao ligar é necessário refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.

  • EEPROM (também escrita E2PROM, e pronunciada "e-e-prom"), sigla do inglês de Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory, é um tipo de memória não-volátil usada em computadores e outros dispositivos eletrônicos para armazenar pequenas quantidades de dados que precisam ser salvos quando a energia é removida, por exemplo, dados de configuração do dispositivo.

    Embora uma EEPROM possa ser lida, um número praticamente ilimitado de vezes, ela possui uma vida útil limitada - isto é, o número de vezes que pode ser reprogramada (apagada e programada novamente) foi limitado a dezenas ou centenas de milhares de vezes, devido a contínua deterioração interna do chip durante o processo de exclusão que requer uma tensão elétrica mais elevada. Essa limitação foi estendido para um milhão de operações de gravação em EEPROM modernos. Entretanto essa vida útil da EEPROM, se torna uma importante consideração a ser feita, quando seu uso em um computador, por exemplo, tenha uma previsão de frequentes reprogramações. É por esta razão que EEPROMs foram utilizados para informações de configuração, ao invés de memória de acesso aleatório

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/EEPROM

  • EEPROM

  • LETRA B

    a) ROM = Read(não volátil) only memory

    b) RAM = Random(volátil) memory access

    c) EEPROM = Electrically-Erasable(apagavel) Programmable Read-Only(não volátil) Memory

    d) Disco Magnético = volátil

    e) HD SATA = volátil

  • EEPROM. Nossa última descoberta de hoje será a memória somente leitura programável e apagável eletricamente! ... Enquanto nas memórias EPROM a exclusão dos dados é feita tem que ser feita por luz ultravioleta, na EEPROM é feita eletronicamente

  • Quando falamos de memórias não voláteis, devemos descartar a memória RAM, que é volátil (não guarda dados sem energia elétrica).

    Quando falamos de memórias de acesso aleatório, devemos descartar HD e disco magnético, pois são dispositivos de armazenamento secundário que são acessados no local exato em que seus dados são armazenados.

    Quando falamos de memória que pode ser apagada, devemos descartar a ROM, pois ela só pode ser escrita uma única vez pelo fabricante, não podendo mais ser apagada.

    Por eliminação, temos a EEPROM (ROM Electrically-Erasable Programmable), que é o tipo de memória que originou a memória flash.

    Resposta certa, alternativa c).

  • A)ROM: ( Read Only Memory): trata-se de uma memória não-volátil gravada de fábrica em um circuito eletrônico (chip) contida na placa-mãe, não podendo – em regra – ter seu conteúdo alterado (pelo menos não sem um equipamento específico). Ou seja, só pode ler seu conteúdo. A Memória ROM armazena dados que são usados repetidamente em aplicações, tais como tabelas, conversões e instruções de programas que tratam de operações de inicialização de um sistema operacional. Como seus dados não são voláteis, seu armazenamento é permanente. (Fonte: meus resumos - estratégia concursos)

    B)RAM: (Random Acess Memory): Memória de Acesso Aleatório, trata-se de uma memória volátil utilizada para armazenar temporariamente programas, processos, dados e instruções que serão ou estão sendo processadas, e também por recepcionar resultados do processador. Também chamada de Memória Principal ou Memória

    Real, é utilizada por todo momento em que um computador se encontrar ligado à energia. Trata-se de uma memória de leitura e escrita indispensável para inicialização de um computador. (Fonte: meus resumos - estratégia concursos)

    C)EEPROM: (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory): não volátil, é uma memória ROM programável e apagável eletricamente, é uma versão mais moderna da EPROM, que pode ser apagada e reescrita via eletricidade e, não, por meio de radiação ultravioleta. Uma das vantagens desse método é que esse tipo de memória não precisa ser retirado do circuito para ser limpa ou reprogramada em um dispositivo especial. Esta memória também pode ser parcialmente apagada, evitando a reprogramação de toda a EEPROM para alterar apenas alguns dados. (Fonte: meus resumos - estratégia concursos)

  • D)disco magnético: uma unidade de disco magnético pode conter mais de uma placa em forma de disco na qual dados podem ser gravados em ambas as faces. para armazená-los foi preciso encontrar uma forma de codificá-los de tal modo que possam ser retidos – e, mais tarde, recuperados – em um meio magnético. (Fonte: techtudo)

    E)HD SATA: A sigla SATA significa Serial AT Attachment, que se refere a tecnologia usada para transferir dados do PC para o drive.

    Achava que essa seria a alternativa, pois associei com o HD externo e como as vezes apagamos o conteúdo, achei que seria essa mesma, no entanto, pesquisando sobre, encontrei:

    E aí, pronto para iniciar a formatação e eliminação definitiva dos dados do seu disco rígido? Lembre-se que, por mais eficiente que seja o método, ainda é possível recuperar arquivos ocultos nas profundezas do disco. Por mais que os fabricantes e desenvolvedores afirmem que os programas de destruição de arquivos não deixam rastros, ainda pode ser que um expert consiga recuperar algum dado. Existem profissionais qualificados e especialistas em recuperação de dados que podem conseguir resgatar arquivos de um HD formatado com as melhores ferramentas do mercado. Portanto, se seu objetivo é vender ou passar para frente um disco rígido que já conteve dados sensíveis ou confidenciais, é melhor pensar duas vezes antes de fazê-lo. (Fonte: Canal tech)

    Que Deus abençoe cada um em seus estudos! ;)

  • Esses comentários abaixo vão acabar é confundindo ainda mais quem não entende desse assunto. Vou resumir:

    a) ROM: não é volátil, mas não pode ser apagada

    b) RAM: é volátil

    C) EEPROM: não é volátil mas pode ser apagada (o E no nome é de erasable)

    D) Não volátil e pode ser apagada, mas não é de acesso aleatório

    E) Não volátil e pode ser apagada, mas não é de acesso aleatório