SóProvas


ID
2858068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A superexposição em redes sociais virtuais, com a publicação indiscriminada de informações e imagens pessoais do usuário, seus dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos, aumenta significativamente o risco de

Alternativas
Comentários
  • PF2018

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.


    C) criação de perfis falsos em redes sociais. Necessariamente para criar um perfil falso você tem que invadir a privacidade do usuário. De exemplo: Quando alguns usuários usam fotos de mulheres bonitas para enviar códigos malicioso etc para outros usuários.


    Ficam criando inúmeros perfis falsos pela rede, chega um ponto que prejudica todos os usuários que a utilizam, pois ninguém mais sabe o que é confiável ou não..... Se isso realmente não prejudica, eu já não sei qual o critério...


    Na minha humildade opinião, em geral, mas principalmente a cespe se prende demais em APENAS conceitos e esquece do mundo real, que muitas das vezes na teoria não dá pra fazer, mas na realidade sim. Chega um ponto que você não está estudando pra prova, mas sim contando com a sorte....


    Gabarito letra D


  • Faço das palavras do Pedro Vidigal as minhas.

    A própia questão da PF 2018 "...ou a criação de identidade falsa com dados da vítima..". Questão Q933300 no que concurso. GABARITO C.

    Complicado!

    Marquei C, mas o gabarito é letra D.

  • Acertei por manter uma visão geral da questão, contudo a mesma dá margem para outras respostas quando expõe o risco de forma vaga.

  • Parece que a questão é nova, ainda consta "não definido" como classificação da questão aqui no QC. Pelo que vi, o concurso está em fase de recursos da Objetiva, então pode haver mudanças no gabarito. Eu, particularmente, marquei a C e ainda não vi justificativa para ser a D.

  • Questão polêmica. Tanto a C quanto a D podem ser consideradas corretas!

  • pela explicação eu tava imaginando q era a "C" quando foi ver o gabarito é "D" A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima

  • Deus me Defenderay do Supremo Tribuanl Cespe!

  • Também concordo com os colegas sobre a certa ser a letra C, se o indivíduo está expondo sua privacidade não há que se falar em invasão.

  • Também errei a questão. Marquei gabarito C) e creio que realmente as alternativas C e D estão corretas. 

    As duas opções encontram respaldo na Cartilha de Segurança na Internet. Acessem o link https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/1/cartilha-seguranca-internet.pdf. Páginas 87 e 88 estão a reposta das questão.

    Seria bom que a questão fosse anulada.

    Espero ter ajudado. Obrigado

     

    Dica: Leiam essa cartilha. A Cespe dá um copia/cola dela nas provas.

  • Tipo de questão que se faz uma oração antes de marcar a alternativa

  • Ransomware: é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido, caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

  • O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.


    fone: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/06/o-que-e-ransomware.html

  • qual privacidade? se a pessoa publica tudo nas redes sociais... Esperamos a anulação da questão.

  • C ou D podem ser dadas como certas, questão tensa.

  • Creio que a letra C tbm está certa. O que vcs acham ?

  • # Questão muito subjetiva...poderiam ser marcados letras C e D...

    Típica questão p vc esquecer e torcer p que não caia no seu concurso...

  • Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Agente de Polícia Federal


    Julgue o próximo item, a respeito de proteção e segurança, e noções de vírus, worms e pragas virtuais.


    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.


    Certo


    Mesmo ano, mesma banca, outra resposta. E aí, como faz?

  • Pergunta...! Como você faz pra invadir a privacidade de uma pessoa que se superexpõe por conta própria?

  • Ora, mas se algum programador mal intencionado tem "informações e imagens pessoais do usuário, seus dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos", ele saberá quais informações usar para tentar ludibriar esse usuário a baixar/executar algum arquivo que aparentemente seja de interesse da pessoa, mas na verdade contém um malware, que poderia ser um ransomware.

    Quanto a criação de perfil falso, mesmo que o perfil do usuário não tenha quase nada de informação, a criação de outro perfil similar (com as mesmas poucas informações) também seria um caso de perfil falso. Criação de perfis falsos não tem nada a ver com superexposição.

    Já sobre invasão de privacidade, me parece absurdo alguém criar um RG falso com dados que as pessoas normalmente postam nas redes sociais. Quem posta data de expedição, órgão emissor, assinatura, número do documento de origem, número do rg?! Pelo texto da questão é mais provável que haja sequestro REAL da pessoa do que qualquer uma das alternativas.

    Se fosse para dar como correta a alternativa D, a questão deveria expor uma situação mais específica de qual é a "superexposição" a que se refere.

  • resposta aos nao assinantes 

     

    C OU D .... 

  • Gente, acho que a resposta é aquela que envolve todas as outras. Explico, a resposta correta é "invasão de privacidade", a qual seria o gênero das outras, pois perfil falso é invadir a privacidade, ransomware é um tipo de malware que invade a privacidade etc. Então a mais completa seria "invasão de privacidade".

  • Questão bastante subjetiva, na minha humilde opinião. Poderia facilmente ser a letra C.

  • Aqui no qconcursos a gente aprende muito lendo comentários. percebi que existem varios tipos. Hahah

    1. Tem aquele que sempre elogia a questão - " questáo linda" , "questao maravilhosa", " questão filé".....

    2. Tem o engraçadão - " nossa essa cespe está cespando" kkkk

    3. Tem o leitor de pensamentos - " o examinador pensou..."

    4. Tem o cristão - " essa questão é a gloria do senhor, Ô decantas nábias sarabastéia"

    5. Tem o reclamão - " Parem de postar comentários comerciais aqui. Vou denunciar"

    6. Tem tbm copia e cola - copia o comentário do coleguinha e cola como se fosse dele.

    7. Tem os objetivos. Esses são feras!!!

    E etc....

    Pra descontrair

  • "A questão é minha. Eu coloco o gabarito que eu bem quiser".


    Ass: CESPE



  • Acabei acertando a questão por ser óbvio a invasão de privacidade, mas pq a alternativa C não poderia ser a correta, eis a questão.

  • Alguns examinadores são lesados demais.

  • Pergunta pra passar quem pagou por fora... só pode. Como que é "invasão" de privacidade se a própria pessoa tá expondo a vida dela? Não faz sentido.

  • Se a pessoa expõe seus próprios dados, acho que eles deixam de se tornar privados, ou não?

  • A alternativa D não pode ser considerada correta pois para criar um perfil fake, não é necessário informações pessoais. Apenas uma foto e um nome bastam.

  • Axel melhor comentário kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alguma medida tem que ser efetivada contra os absurdos dessa banca. Aff

  • Pra criar perfil fake basta um nome e uma foto, não é preciso de muitos detalhes da privacidadede ou da intimidade.


    Mas se vc se expõem demais nas redes, vc esta propício a invasão da sua privacidade


    Detalhe: a banca usou a colocação "aumenta significamente o risco", portanto não podemos contestar a questão, pois ela foi bem elaborada



  • "Pergunta...! Como você faz pra invadir a privacidade de uma pessoa que se superexpõe por conta própria?" [2]


    Realmente, acertei mas.... você não está invadindo a privacidade dela... ela que está publicando tudo voluntariamente no caso descrito. Diferente de aps maliciosos que coletam sua localização, e outras informações, para serem revendidas.

  • Pensei que fosse a assertiva "e".

  • Essa foi dada... rsrs

  • Cespe sendo Cespe 

    Nuss

    Se a pessoa coloca os dados dela não tem como invadir a privacidade

  • Invasão de privacidade: ter sua pricidade violada ou esposta indevidamente, sem vontade própria.


    Acho que o examinador viajou nessa ai.

  • Resposta letra D)


    Realmente é uma questão muito subjetiva. No entanto, a superexposição ,demasiada, faz com que todas as pessoas da rede social tenham acesso a informações da vida pessoal da pessoa, bens, ambientes que frequenta, indícios de poder aquisitivo etc. Portando, causando-lhe uma grande ameaça à privacidade dessa.


    Juarificativa da letra C) Não é necessário uma exposição para que seja criado um perfil falso. Esse, pode ser criado, apenas, obtendo-se informações da vítima, as quais, não necessariamente, precisam ser colhidas de um perfil de rede social verdadeiro. Já que podem advim de outras fontes, cono por exemplo: convívio social ou terceiros, sem a necessidade da internet para a obtenção dessas informações.



    Espero ter contribuido e ajudado, de certa forma, a todos que estão na luta, assim como eu, pelo objetivo da aprovação. (Profissional da Área - Analista de Sistemas)

  • Prova PF resposta letra C

    Prova SEFAZ-RS letra D


    #FaltaDeRespeitoComConcurseiros.

  • A privacidade já está sendo exposta, como o cerne da questão é invasão de privacidade?

  • Tipo de questão que apenas o examinador responde!!!!

  • Aumenta a possibilidade de acontecer qualquer uma das opções.

  • INVASÃO DE PRIVACIDADE EM REDE SOCIAL

    QUE TAL?

  • amigo, mas a questão não falou que ouve uma ataque de software. agora em contrapartida o usuário que expõe de mais suas imagens, dados pessoais em redes sociais esta sujeito a possibilidade de criação de perfil falso.

  • Questão chata, mas só tinha lógica a C e D.

  • INVASÃO DE PRIVACIDADE ???? SE JA ESTÁ ESPONDO TUDO. EXAMINADOR VIAJOU!!!

  • questao mal feita em ...

  • "[...] com Publicação INDISCRIMINADA [...]", ou seja, isenta, sem informações. Seria de se imaginar um perfil falso. Como poderia ser "invasão de privacidade" se a publicação é indiscriminada?

  • Questão boa para anular. A pessoa coloca suas fotos e informações para que todos vejam, não pode ser considerada invasão de privacidade. Está mais para facilitar a criação de perfis falsos .

    Há horas em que a Cespe viaja...

  • Melhor deixar em branco já que a cespe decide a resposta como bem quer...

  • Agora pronto

  • CESPE cespeando como sempre.

  • Isso tá mais pra roleta russa.

  • Ao meu ver a questão pode ser anulada, visto que, não é possível invadir a privacidade de uma pessoa que já a expôs por conta própria.

  • Questãozinha bem subjetiva viu.

  • Marquei a D e acertei, mas penso...Por que a B não poderia também estar correta?

  • QUESTÃO PARECIDA:

    CESPE PF AGENTE 2018

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.

    gabarito: CERTO

  • QUESTÃO PARECIDA:

    CESPE PF AGENTE 2018

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.

    gabarito: CERTO

  • A superexposição em redes sociais virtuais, com a publicação indiscriminada de informações e imagens pessoais do usuário, seus dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos, aumenta significativamente o risco de

    Esse "do usuário" ao meu ver é o x da pergunta, pois mostra que a questão esta falando de alguém que já invadiu a conta de terceiros e expôs seus dados, configurando invasão de privacidade.

    Invasão cibernética: compartilhar vídeos e fotos digitais ou invadir a conta de terceiros, sem autorização.

    A Constituição Federal deixa bem claro isso em seu art. 5°.,inciso x:

    GAB:D

  • Em relação ao gabarito realmente certo, vamos lá:

    a) bloqueio das senhas de acesso a programas instalados. (Não encontrei nenhuma relação de causa e consequência)

    b) exploração de vulnerabilidades dos programas instalados. (Também não encontrei)

    c) criação de perfis falsos em redes sociais. (Não dá para afirmar isso, só porque a pessoa se expõe demais, não quer dizer necessariamente que irá aumentar a possibilidade de criação de perfis falsos, agora se a pessoa se expõe demais e tem muitos seguidores/amigos, então poderemos afirmar que aumenta a possibilidade de criação de perfis falsos)

    d) invasão de privacidade. (Errado. Não existe invasão de privacidade com consentimento)

    e) ataques de ransomware. (Certo. Ransomware é um malware que sequestra seus dados e cobra um valor pelo resgaste. Ou seja, quanto mais você se expõe, quanto mais alguém tem informação sobre você, maior será a chance de alguém te passar a perna, com você tendo muitos seguidores/amigos ou não)

  • Misericórdia que questão ridícula!

     

    A pessoa expõe na rede: dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos. Será que essa pessoa quer privacidade!?  Ela mesma já quebrou a privacidade!!

    aah para!!!

  • Questão completamente sem fundamento, o comentário do Flávio Hiurko por si só destrói a questão.

  • A superexposição em redes sociais virtuais, com a publicação indiscriminada de informações e imagens pessoais do usuário, seus dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos, aumenta significativamente o risco de INVASÃO DA PRIVACIDADE

  • acertei, mas é o tipo de questão maldosa poderia ser a B,D,E que a banca teria justificativa... isso é que desanima quem realmente estuda cada ponto vale ouro pra ficar bem classificado....

  • PROFESSOR DO TEC

    Vamos analisar as alternativas:

     

    a) Revelar informações pessoais não em redes sociais não leva a bloqueio de senhas, são coisas que não tem qualquer tipo de relação.

    INCORRETA

     

    b) O risco de exploração de vulnerabilidades de programas aumenta se o usuário não os manter atualizados.

    INCORRETA

     

    c) Qualquer pessoa está sujeita a ter um perfil falso criado em redes sociais e as ações descritas na questão não aumentam as chances disso acontecer. Normalmente, uma pessoa famosa é quem está mais sujeita a isso.

    INCORRETA

    d) Invasão de privacidade ocorre quando uma pessoa ou entidade se intromete na vida pessoal de outra pessoa sem justa causa. Muitas ações podem ser consideradas invasão de privacidade, incluindo monitoramento do local de trabalho, coleta de dados e outros métodos de obtenção de informações privadas. É isso que pode ocorrer se uma pessoa compartilhar muito de sua vida pessoal nas redes sociais.

    CORRETA

    e) As pessoas ficam expostas a ataques de ransomware ao abrir anexos de emails de pessoas desconhecidas, não revelando informações pessoais.

    INCORRETA

    Gabarito: Letra D

  • Ridículo o que essa banca faz...Formulou uma questão no mesmo ano, onde a letra C é considerada certa.

  • hahahahaha - mano, essa CESPE...não tem mais condições.

    Sabe aquela pessoa que era muito boa quando jovem? Ai vai ficando velha e perdendo a noção? Sim, essa pessoa é a CESPE.

  • As redes sociais proporcionam aos seus usuários a possibilidade de publicação e interação com outros usuários, seja por páginas temáticas, por grupos de afinidade ou diretamente com seus contatos pessoais.
    Nas publicações de uma rede social, o usuário poderá expor seus dados pessoais e profissionais, bem como seus hábitos e sua localização atual, assim como o patrimônio e seus relacionamento, que aumenta significativamente o risco de invasão de privacidade.
    Um invasor que tenha acesso à estas informações, poderia usar de técnicas de Engenharia Social para obter mais dados sensíveis ou praticar o roubo de identidade.

    Gabarito: Letra D.



  • Informática do CESPE está uma coisa, hora é questão ninja ora totalmente subjetiva !! Oremos !!

  • CESPE SENDO CESPE.

    QUESTÃO MALDOSA, LETRA C E D AO MEU PONTO DE VISTA PODEM SER CONSIDERADAS COMO CERTA.

  • alguem me explica o motivo de ser invasão de privacidade se o próprio usuário já está expondo tudo? o correto seria criação de perfil falso

  • Banca ridicula! Questão subjetiva,podendo ser tanto a letra "D" quanto a letra "C",no meu ponto de vista a mais acertada.

  • Se a pessoa se " superexpõe " por conta própria, não necessariamente ela expôe tudo. Contudo, essa publicidade desenfreada de seus dados, pode acarretar na descoberta de outras informações dessa pessoa.

  • A C também pode estar certa. Se a pessoa expõe os dados privados dela, permite que eu crie um perfil falso através das informações disponíveis ao público.

    Cespe da o gabarito que quiser nessa questão.

  • Banca FDP, pode ser a D e a C. Se forçar um pouco, pode ser até a B.

  • aprendi que Questão múltipla escolha da cespe nem sempre quer dizer uma está certa e as demais estão completamente erradas, mas que você deve procurar a mais certa ou a menos errada.

    INFELIZMENTE É ALGO QUE NÃO DÁ PRA MUDAR, ENTÃO PRECISAMOS NOS ADAPTAR A REALIDADE.

  • Esse tipo de questão EXISTE por um SIMPLES MOTIVO:

    NUNCA ALGUÉM VAI FECHAR UMA PROVA CESPE !

    Se porventura um Einstein da vida conseguir essa façanha, o Cespe vai lá e troca o gabarito, e põe o que ela quiser !

  • correta

    D. invasão de privacidade.

  • Deve-se atentar a o que a banca quer... a palavra chave, neste caso é superexposição, que afeta justamente a privacidade. Ademais, porque eu criaria um perfil falso se eu tenho informações como a localização e o patrimônio do indivíduo pra "usar" tbm? Por que isso seria útil em um perfil fake sendo q eu só preciso da ft?

  • Resposta: D

    Não podemos confundir as coisas!

    A pessoa apesar de se super expor nas redes sociais, ela possui sim o direito de privacidade.

    Vou dar um exemplo aqui pra ilustrar: João, tem por hobby ir ao inferninho todo domingo. Ele posta diariamente nas redes sociais fotos da sua vida pessoal, mas não expõe nas redes sociais o seu hobby (é só um exemplo gente) . Nesse sentido, apesar de ele ter a vida nas redes sociais super exposta, ELE TEM O PODER DE DECIDIR O QUE VAI MOSTRAR. JÁ NA INVASÃO DE PRIVACIDADE ELE JÁ NÃO TEM ESSE PODER DE DECISÃO (podem até fazer chantagem pedindo dinheiro, em troca da informação que fazia parte de sua intimidade). Então, acho que quem errou a questão não pensou exatamente no conceito real de privacidade, como percebi aqui em alguns comentários.

    Quanto a alternativa C, acredito que seja pela extrapolação, porque o risco existe simplesmente pelo fato de você existir; independe do nível de exposição pessoal da pessoa (claro que quanto mais se expor, mais informação para o fake). Exemplo: Roberto Carlos, apesar de ser muito conhecido, preserva sua vida familiar, é reservado, e evita expor sua vida nas redes sociais. Contudo, pelo fato de ser conhecido pela sua profissão, a probabilidade de ter um fake ou sua privacidade invadida é muito alta, mesmo não expondo suas informações pessoais. Já o Zé Ninguém, pode expor toda sua vida nas redes sociais, porém, não ser conveniente a ninguém criar seu fake. Então, a probabilidade é muito menor, mesmo a pessoa se expondo mais.

    espero que ajude!

    Segue o baile!!! Bons estudos!

  • Tem examinador do CESPE que quer "peidar cheiroso" pra aparecer em algumas questões, mas acaba cagando na calça.

  • Tem examinador do CESPE que quer "peidar cheiroso" pra aparecer em algumas questões, mas acaba cagando na calça.

  • Várias respostas certas pode isso?!

  • A privacidade não está sendo invadida e sim o usuário que está se EXPONDO.

    Minha humilde opinião deveria estar correta a letra C.

  • Não há invasão de privacidade se você ''superexpõe'' ela.

    A Cespe é estranha e eu tenho medo

  • questão ridicula, pois se a pessoa está publicando, ela mesma que está se expondo e ninguém está invadindo a privacidade dela. RIDÍCULA

  • Essa questão tá igual ao estupro do Neymar.

  • Com certeza a letra (D)

    se vc expões dados e imagens que de alguma forma possa comprometer sua vida privada.

    havera uma invasão de privacidade, não seria a letra (c) porque para criação de um perfil falso, basta vc pegar qualquer informação de qualquer site, ou até mesmo criar de forma aleatória dados suficiente para a criação do mesmo.

  • Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de um resgate (ransom, em inglês) para restabelecer o acesso ao usuário – trata-se de uma espécie de extorsão virtual. 

     

  • Já errei ela 3 vezes.... daqui uns meses eu volto pra errar de novo! kkkkkkkkk

  • Pensava que invasão de privacidade era quando alguém invadia algo que esteja escondido e que faça parte da intimidade de outro. Mas quando alguém expõe sua intimidade creio que não é invasão de privacidade...

  • Republicando:

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Agente de Polícia Federal

    Julgue o próximo item, a respeito de proteção e segurança, e noções de vírus, worms e pragas virtuais.

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.

    Certo

    Mesmo ano, mesma banca, outra resposta. E aí, como faz?

  • Cespe sendo Cespe. haha

  •  Resposta: D

  • Cespe sendo Cespe! Com se invade a privacidade de alguém sendo que a "privacidade" já está exposta?

  • Poderia ser a letra E, não é?

  • Cespe inventando como sempre. Como invadir privacidade que não é mais privacidade, pois está exposto?????

  • Para mim C e D estão corretas.

  • CESPE brincando de IADES?

    Gabarito totalmente duvidoso.

  • A pessoa ja até abriu mão de ter privacidade, por isso eu tinha marcado a C. Itens péssimos... deixe isso pra uma redação...

  • Cartilha:

    "Invasão de privacidade: quanto maior a sua rede de contatos, maior é o número de pessoas que possui acesso ao que você divulga, e menores são as garantias de que suas informações não serão repassadas. Além disso, não há como controlar o que os outros divulgam sobre você.

     A divulgação de informações pessoais pode comprometer a sua privacidade, de seus amigos e familiares e, mesmo que você restrinja o acesso, não há como controlar que elas não serão repassadas. Além disto, os sites costumam ter políticas próprias de privacidade e podem alterá-las sem aviso prévio, tornando público aquilo que antes era privado.

    "Seja cuidadoso ao divulgar informações em redes sociais, principalmente aquelas envolvendo a sua localização geográfica pois, com base nela, é possível descobrir a sua rotina, deduzir informações (como hábitos e classe financeira) e tentar prever os próximos passos seus ou de seus familiares."

  • Sempre ler todos os itens ,sempre esqueço de ler todos, isso me pega ,cespe tem que responder do jeito que está na cartilha cert br.

  • GAB.: "D"

    Por isso e outras coisas, dizem que vida de concursando não é fácil... Olha só essa questão CESPE (2018):

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Julgue o próximo item, a respeito de proteção e segurança, e noções de vírus, worms e pragas virtuais.

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.

    (As partes em Negrito foram marcadas por mim!)

    --- Percebe-se que, a partir desta questão (da prova da PF), o gabarito da prova da SEFAZ-RS, poderia muito bem ser a letra "C". Questão que deveria ter sido anulada. Enfim, só nos restam lamentações e mais estudos...

    --- Abraço e bons estudos!

  • Questão com duas respostas ..c e d e na minha humilde opinião a C se enquadra mais .

  • LETRA D

    A superexposição em redes sociais virtuais, com a publicação indiscriminada de informações e imagens pessoais do usuário, seus dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos, aumenta significativamente o risco de INVASÃO DE PRIVACIDADE.

  • complementando o comentário do colega Flávio Hiurko: "Pergunta...! Como você faz pra invadir a privacidade de uma pessoa que se superexpõe por conta própria?" e mais, SENDO REDES SOCIAIS e que a própria questão diz que o usuário PUBLICOU as informações nas redes SOCIAIS.

  • Marquei E...pq o cara vendo que tu é rico nas redes sociais já vai invadir tua máquina, criptografar teus nudes e te cobrar bem caro pra devolver!!!

  • As letras C, D e E responderiam essa questão. Eu hein

  • Deveria ser anulada essa questão já q tem vários gabaritos

  • Questão grotescamente mal formulada, com gabarito aleatório. Se quem se expõe faz voluntariamente, logo não há invasão, apenas exposição da intimidade.

  • Acredito que a banca direcionou para invasão de privacidade quando citou muitos aspectos não necessários para criação de perfis falsos, como:

    dados profissionais

    hábitos

    localização

    patrimônio

    relacionamentos

  • O gabarito foi dado com base na cartilha de segurança. A cartilha, em privacidade > redes sociais, cita entre os principais riscos relacionados ao uso de redes sociais, a invasão de privacidade. A questão da criação de perfis falsos está relacionada aos golpes da internet, mas especificamente ao furto de identidade. Acredito que por isso o gabarito tenha sido a letra D

  • O Cespe sempre de zoação com a nossa cara, hein amigos?!!!

  • A margem se subjetividade dessa questão é sem tamanho. Marquei letra D mas sem certeza.

  • Muito papo e nada da resposta

    GABARITO: LETRA D

    Questão muito subjetiva

  • Meu SenhoRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

  • Cespe coloca o gabarito que quiser.

    triste isso.

  • Nossa...

  • Questao horrorosa, não avalia nada! Mas faz parte do show

  • Pode ser literalmente qualquer uma das opções .

  • Essa questao deveria ser anulada.

  • Questão que faz mensuração do fator sorte

  • A questão é altamente subjetiva, devo concordar.

    Pensei da seguinte forma:

    Imagino que todos os usuários devam ter ficado entre duas alternativas: C e D. No entanto, para criação de perfil falsos na internet, não é necessário uma gama de informações tão detalhadas assim. Em geral, cria-se um email falso, algumas fotos da pessoa são selecionadas e pronto. Creio que o risco de você ter um perfil falso associado a sua conta é automático com a criação da mesma na internet, seja em qualquer plataforma. Com isso, descartei C.

    Restando, então, a alternativa "D".

    Como ele falou no enunciado de hábitos, locais frequentados, patrimônios e relacionamentos, ficou mais "tranquilo" de visualizar a invasão de privacidade, dado que são hábitos que colaboram pra isso. Ademais, a engenharia social está totalmente ligada a essa alternativa.

    As alternativas A, B e E não fazem muito sentido pelo enunciado.

    a) Não há muito sentido de você ser bloqueado, por exemplo, de acessar um programa porque você se expõe de maneira demasiada. Se isso fizesse sentido, metade dos usuários do facebook, instagram, não teriam mais acesso as suas contas.

    b) O programa em si não vai explorar uma vulnerabilidade pela exposição. Também não faz sentido.

    e) Esse item foi maldoso porque o examinador fala de patrimônio no enunciado, mas também não tem muita relação. De fato a pessoa pode estar sujeita a ataques de ransonware, mas não seria suficiente dizer que tais publicações numa rede social a tornariam alvo. Se fosse assim, ao longo dos anos nós teriamos todos os principais economistas e empresários sendo alvos de ranson o tempo todo.

    Bons estudos.

  • Quando você pensa: essa eu sei, vem o CESPE e fala: sabe de nada inocente :(

  • O comando da questão entregou a resposta. Tranquila essa. Bons estudos amigos!!

  • GABARITO: D

    Discordo do gabarito, visto que a questão da margem para as respostas C, D e E (interpretação muito subjetiva). Mas, como sabemos, o CESPE faz o que quiser e entende da maneira que quiser.

    Se todas as bancas entendem que a cor vermelha é vermelha, o CESPE entenderá que a cor vermelha é azul. É sempre assim.. em várias questões o CESPE entende diferente de TODOS os outros.. devem viver num mundo paralelo.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Muita exposição diminui o risco de invasão de privacidade. Se já tá tão exposto, pra que invadir? kkkkkk

  • Só pode ser a CESPE e suas Jurisprudências. Mas em fim...segue o baile.

  • Redes Sociais: 

    É a promoção da conectividade entre várias pessoas simultaneamente, por meio de listas de amigos, seguidores e até mesmo desconhecidos. (CESPE)

    A superexposição em redes sociais virtuais, com a publicação indiscriminada de informações e imagens pessoais do usuário, seus dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos, aumenta significativamente o risco de invasão de privacidade. (CESPE)

  • quando um nude cai na rede eu me pergunto: Estão invadindo a privacidade da pessoa ou ela está se expondo? Questão com o gabarito indefinido.

  • Se a CESPE manteve o gabarito, o fez só para mostrar que ela é quem manda ou desmanda na "bagaça", ou pode ser que quem gerou a questão é alguém bem fodástico e prepotente para reconhecer que informou o gabarito errado, pois exposição de dados sociais facilitam a prática criminosas através de engenharia social. Com a engenharia social é possível criar novos e falsos perfis para se passar pela pessoa (vítima) perante aos amigos e familiares: aproveitando-se, o criminoso, de uma foto referente à um evento, à um dado momento da vida etc para poder usar em conversas (puxar conversa) com estes amigos e familiares. Podendo assim, pedir favores financeiros, criar conturbação na vida da pessoa, conseguir informações privilegiadas ou pessoais, que talvez sejam usados, dados dessas informações, na senhas de redes sociais e, principalmente, bancárias.

    Logo, se no caso da pessoa usar da engenharia social pode, sim, invadir a privacidade da pessoa quanto à acessos bancários ou às redes sociais: conversas privadas da pessoas (vítima) com outras pessoas. Podendo conter vários tipos de dados pessoais da vítima, desde foto, ao banco que usa, à quem deve dinheiro, à quem é de confiança e, assim, tem acesso a informações bancárias e etc.

    ENTÃO, GALERA, ANTES DE OCORRER A INVASÃO DE PRIVACIDADE, OU PELOS MENOS É MAIS LÓGICO E O QUE MAIS ACONTECE, SIM, A DISSEMINAÇÃO POR PARTE DO CRIMINOSO PARA SE PASSAR FALSAMENTE PELA VÍTIMA (UMA "FALSIDADE IDEOLÓGICA"), O QUE GERALMENTE É ATRAVÉS DE PERFIS FALSOS OU POR WHATSAPP OU MENSAGEM CELULAR. PORÉM, ENTRETANTO, TODAVIA É MAIS FÁCIL E UTILIZADO SE PASSAR PELA PESSOA POR PERFIS NOVOS.

    GABARITO CORRETO É A LETRA C, SIMMMMMM!!!!!

  • Questão com 3 gabaritos, C, D e E são aceitáveis!
  • kkkkk essa CESPE ta de sacanagem
  • Gente, eu entendi que invasão de privacidade não se restringe a invadir minha privacidade por me superexpor... Afinal, o fato de me expor demais nas redes sociais torna mais fácil adivinhar uma senha fraca. É uma forma de invadir minha privacidade também.

    A própria questão que estão comparando (Q933300) confirma isso PORÉM a cartilha de segurança traz essa informação sobre risco trazido pelas redes sociais

    Invasão de privacidade: quanto maior a sua rede de contatos, maior é o número de pessoas que possui acesso ao que você divulga, e menores são as garantias de que suas informações não serão repassadas. Além disso, não há como controlar o que os outros divulgam sobre você.

    Parece ser um gabarito um pouco forçado, mas acaba sendo o que mais se ajusta.

    A gente que lute

  • Nas publicações de uma rede social, o usuário poderá expor seus dados pessoais e profissionais, bem como seus hábitos e sua localização atual, assim como o patrimônio e seus relacionamento, que aumenta significativamente o risco de invasão de privacidade.

    Um invasor que tenha acesso à estas informações, poderia usar de técnicas de Engenharia Social para obter mais dados sensíveis ou praticar o roubo de identidade.

  • Marquei a C, mas parece que para a cespe é "hoje não"

  • Marquei a D, mas a C também não está errada, não.

  • Acho que poderia ser qualquer dos itens. kkkkkkkkkkkkk

  • Tá bom CESPE. Agora usar instagran é invasão de privacidade.

  • Essa questão o Cespe dá a resposta que quiser, tanto a C ou a D podem estar corretas.

    Se bobear a E também, pois divulgações em excesso de informações pessoais podem, muito bem, preconizar um ataque de ransomware.

  • péssima questão. muito genérica a reposta "correta".

  • na minha opinião com esse tipo de informações a pessoa está sujeita ao a engenharia social, com isso dá organizar todo tipo de ataque.

    vamos lá tentar desvendar

  • Como invadir algo que é deliberadamente fornecido a todos na rede?

  • Basta uma foto sua para eu criar um fake. Foi pensando dessa forma que fui na alternativa D, embora não deixe de ser uma questão com duas respostas.

  • Depois a cespe diz que a extrapolação vem por parte de nós.

  • Como resolver questões da CESPE.

    há sempre uma hierarquia nas respostas. Para o individuo praticar ransomware ele precisará invadir sua privacidade, para criar um perfil falso precisará invadir sua privacidade...

    GABARITO: LETRA D

  • Homem mau: "Nossa! Como essa pessoa posta fotos e vídeos... Vou criar perfis falsos e usar essas mesmas fotos... Ah não...JÁ SEI! MELHOR! VOU INVADIR A PRIVACIDADE DELA!." ¬¬

  • O concurseiro que se vire para deduzir o pensamento do "homem da banca".

  • Ano: 2018 - Policia Federal - CESPE - Q933300

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.

    CORRETA.

    Oxe....

  • Como invadir a privacidade de uma pessoa que já "se expõe em excesso" nas redes sociais??

  • Questão totalmente sem sentido!! invadir a privacidade como? Se a própria pessoa já compartilhou, a Letra D é totalmente a mais certa!

  • Questão simples.

    Gabarito D.

  • Nós somos uma piada para você, Cespe? PQP

  • cespe lixo

  • Gabarito totalmente sujeito a recurso. Ridículo. O maior risco é a criação de perfis falsos já que todas as informações já estão disponíveis. Para haver maior risco de invasão de privacidade é ver algo privado e não o que está disponível para o público. Fraca essa questão viu!!!

  • o pior de tudo é vê a galera tentando justificar o gabarito kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Já respondi essa questão umas 4 vezes e incrível como sempre o gabarito me gera dúvidas.
  • Minha contribuição.

    Ransomware ~> É um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de um resgate, para restabelecer o acesso ao usuário, trata-se de uma espécie de extorsão virtual. Normalmente o pagamento é feito utilizando moedas digitais, como, por exemplo, Bitcoin.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Mil vezes eu marcaria a letra C

  • De acordo com a Cartilha de Segurança para Internet, dentre os principais riscos relacionados ao uso de redes sociais, está a

    Invasão de privacidade: quanto maior a sua rede de contatos, maior é o número de pessoas que possui acesso ao que você divulga, e menores são as garantias de que suas informações não serão repassadas. Além disso, não há como controlar o que os outros divulgam sobre você.

  • Ransomware é um software mal intencionado (malware), que é instalado em seu computador sem seu consentimento. Ele bloqueia partes de seu sistema ou pastas, criptografando seus dados e escondendo a chave para que um usuário não consiga decifrá-la ou também bloqueando sua tela com um pop-up.

  • pra mi seria a criação de perfis falsos.

  • Galera, a criação de perfis falsos pode ser realizada a partir de fotos expostas por outra pessoa, mas perceba, pode ser por qualquer imagem da internet, ou mesmo sem imagem alguma. Uma coisa não depende da outra, por isso o gabarito não pode ser letra C.

    Gabarito: Letra D

  • Não vamos problematizar, amigos. Deixa a banca falar, estamos aqui para passar em um concurso e ponto. Observem as alternativas e vejamos : está clara a opção correta. A pergunta pode ter sido melhor elaborada, porém, nosso objetivo é outro e não discutir com a banca.

  • bacana demais esse cespe

  • LETRA D

  • Invadir mais o quê, se as pessoas já não se importam com a própria privacidade nas redes sociais? Achei muito redundante essa alternativa D como correta, poderia sim ser a C também!

  • O Ransomware é um tipo de Malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate,usando a moeda bitcoin, o que torna impossível reconhecer rastrear o criminoso.

  • QUESTÃO DA CESPE COM A MESMA INFORMAÇÃO E GABARITO DIFERENTE

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Julgue o próximo item, a respeito de proteção e segurança, e noções de vírus, worms e pragas virtuais.

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.

    GABARITO CERTO.

    SE VOCÊ MARCOU C, ACERTOU. CONTINUE!

  • Como vai ser invasão de privacidade sendo que quem está expondo tais informações é o usuário

  • Fui seco na C

  • Eu acertei porque entendi o que a banca quis cobrar, mas também fico indignada com esse tipo de questão. Deveriam ter colocado outra coisa na letra C para não existirem 2 respostas certas. Haha

  • Sinto cheiro favorecimento com esses tipos de questões.. Depois que descobriram fraude do concurso do STJ 2015..

    https://www.direcaoconcursos.com.br/noticias/fraudes-no-concurso-stj/#:~:text=Concurso%20STJ%3A%2029%20pessoas%20indiciadas%20por%20fraude%3B%20servidores%20exonerados,-Let%C3%ADcia%20Teixeira&text=De%20acordo%20com%20as%20investiga%C3%A7%C3%B5es,em%20cargo%20de%20n%C3%ADvel%20superior.

    CESPE 2018 Deu como certa.

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.

  • Em 15/10/20 às 15:04, você respondeu a opção D.

    Você acertou!

    Em 07/10/20 às 18:38, você respondeu a opção C.

    ! Você errou!

    errando que se aprende

  • Questão DÚBIA. Tanto a C quanto a D podem ser consideradas corretas!

  • Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Agente de Polícia Federal

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais - Gabarito correto.

    Examinador típico de prova do ensino primário.

  • questão pra testar sua sorte.

  • Eu conto ou vocês contam?

  • a questão c também pode ser considerada verdadeira.

  • Você que respondeu a letra C, você errou kkkk

  • O examinador elaborando uma nova pegadinha: Vou colocar respostas que podem ser corretas e erradas simultaneamente, aí eu escolho uma que ninguém marcou.... hehehehehehe

  • loucura...... a C De E poderia ser a resposta.

  • Aff às vezes me dá um ódio dessa banca. Dão a resposta que eles querem!

  • deve ser analisado, pois aqui no site qconcursos, existe uma questão, número q 93300, com gabarito correto informando que a exposição de dados facilita a criação de identidades falsas...

  • Torcer pra sua resposta ser escolhida pela banca, pois considero certas a C, D e E.

  • A meu ver, ataque Ransonwere, vai pegar justamente dados que não quero e não estou expondo. Não faz sentido sequestrarem dados que eu já fiz questão de divulgar.

  • Penso que se a pessoa escolher "Hansonware" vai ficar muito limitado nas demais opções de invasões. Quando optamos pela assertiva "Invasão de privacidade" não só Hansonware, mas demais ataques são possíveis. Questao de interpretação mesmo.
  • Eu acertei a questão... Mas considero a alternativa C como correta também, pois podem pegar suas informações e criar perfís FALSOS se passando por você e te prejudicar alguma forma. Pensem de forma lógica e vejam que faz muito sentido.

  • como o Flávio Hiurko disse: como invadir uma coisa que está super exposta por si só? difícil em..
  • Mesmo que o usuário faça uma superexposição em redes sociais com publicações indiscriminada de informações, imagens pessoais, dados profissionais, hábitos, localização, patrimônio e relacionamentos, isso não quer dizer que a divulgação desses dados por terceiros em outros meios seja permitido.

    Segundo a CERT (Cartilha de segurança para a internet):

    "Invasão de privacidade: a divulgação de informações pessoais pode comprometer a sua privacidade, de seus amigos e familiares e, mesmo que você restrinja o acesso, não há como controlar que elas não serão repassadas. Além disto, os sites costumam ter políticas próprias de privacidade e podem alterá-las sem aviso prévio, tornando público aquilo que antes era privado." (fonte: cartilha. cert. br / seguranca)

    Acredito que a questão fale disso, não há invasão de privacidade quando se divulgam dados pessoais em perfil privado, em redes sociais, ainda que o perfil seja aberto. A invasão de privacidade se daria diante do repasse das informações pessoais por terceiros.

  • Aidento

  • CASO COTIDIANO DE GOLPE

    Jurema, utilizando o seu Instagram pessoal o qual possui costume de postar fotos de onde trabalha, amigos, viagens, carro, lugares onde frequenta e bem de valor que possui, dentre eles está um carro particular: um sedan corolla 2015. Um belo dia, esta decide trocar de automóvel e cria um anúncio na OLX postando fotos, endereço e telefone. Posta o link do anúncio no seu Instagram pessoal a fim de promovê-lo. Passado alguns dias, recebe, no Instagram, uma mensagem de Boris um possível interessado no veículo a questionando sobre o estado desse e outras informações adicionais.

    Este comentando que viu o anúncio no Instagram, acessou ele e gostou do carro. Após alguns minutos de conversa, este persuade àquela adicioná-lo no WhatsApp a fim de conversarem melhor sobre a negociação do veículo. Boris, fingindo também ter um anúncio de um veículo no OLX para venda ou troca, mostra uma foto de um carro de interesse de Jurema, uma Hilux 2016 – foto de um carro que já era de outra vítima - falando a ela sobre a possibilidade de uma possível troca. Essa quando ver a foto gosta muito do veículo e o questiona sobre o link. Boris, então, envie-lhe um link falso contendo um keylogger e manda para a vítima visualizar o veículo. Paralelo a isso, Boris diz que por medida de segurança, a página dele é restrita e precisa gerar um código especial para visualizá-la. E, que para isso,  precisa enviar um SMS com o código ela digitá-lo na página de acesso ao link.

    A vítima, totalmente condicionada na engenharia social e eufórica pela ótima proposta que encontrara, clica no link da página falsa que vê a mensagem que é necessário um “pin de segurança par ao acesso”. Esta então aguarda que aquele já lhe enviará o código. Alguns segundos depois, Jurema recebe um código SMS em seu aparelho e instantaneamente o digita na página que acabara de abrir - muito animada e mal pode esperar para ver o nível de qualidade do carro que aquele havia lhe prometido ter. Alguns segundos depois, a vítima recebe a notificação que seu WhatsApp fora logado em outro dispositivo móvel, e logo após o seu Instagram e OLX invadidos pelo infrator. Boris, na verdade não era um comprador, mas sim um hacker que procurava uma vítima para usar de cobaia a fim de aplicar golpes pela internet.

    Ele, apossando dos dados da vítima, sai oferecendo o veículo a terceiros e usando as redes socais da vítima para colher mais informações de familiares para serem usados em outros golpes. E a vítima, como inúmeras pessoas comuns, não tem conhecimento mínimos em segurança e não usa nenhum mecanismo de de segurança em suas redes socais.

  • Resposta: invasão de privacidade. É claramente perceptível que a questão está correta. Os fundamentos disso são simples e racionais: Ao expor dados pessoais e profissionais em redes socais o usuário se torna uma vítima em potencial para o uso de uma das armas mais letais do mundo da Tecnologia da informação: a Engenharia Social.

    Com o uso da engenharia social o infrator pode, em uma de suas varreduras na internet atrás de vítimas em potencial, deparar-se com uma rede social sortidas de informações importantes, como por exemplo: endereço, lugares que frequenta constantemente, lugar de trabalho, tipo de trabalho, rotina habitual dentre outros.

    Em que isso é útil? A resposta é óbvia é será retratada em um caso simples a fim de ilustrar a importância disso nos dias atuais.

    "Há um ditado popular que diz que um computador seguro é aquele que está desligado. Isso é inteligente, mas é falso: O hacker convencerá alguém a entrar no escritório e ligar aquele computador. Tudo é uma questão de tempo, paciência, personalidade e persistência." (Kevin David Mitnick)

    Espero ter contribuído para a compreensão dos guerreiros de o porquê a resposta correta ser aquela. Nos dias atuais, esse tipo de conduta acontece muito e habitual.

  • Invadir a privacidade de uma pessoa que não se priva. Bem coerente, Cespe.
  • Como invasão de privacidade se a pessoa já resolveu se expor nas redes sociais.

  • Como invasão de privacidade se a pessoa já resolveu se expor nas redes sociais.

  • O examinador da Cespe é tão incapaz de formular uma questão bem feita que ele tem que jogar sujo...covarde

  • A exposição em excesso nas redes sociais é uma vulnerabilidade que torna o usuário passível de sofrer a Engenharia Social, uma invasão de privacidade que consiste em observar e fazer uso de informações sensíveis e de valor de um indivíduo. Por exemplo:

    Joãozinho costuma postar fotos com a sua localização nos fins de semana, com essa informação é possível prever hábitos, percursos e horários.

    Joãozinho posta foto com sua família durante as férias em local distante de sua casa. Presume-se que a residência esteja desguardada.

  • Com base nas informações obtidas pela superexposição, também é possível criar um perfil falso dessa pessoa e utilizar de diversas formas criminosas. A resposta mais correta é a letra C , porém o CESPE acha que invadir privacidade de alguém que expõe sua privacidade. Se cair na prova marcarei como quer o CESPE, porque só quero passar e mais nada!

  • A letra C também não está errada. Conforme entendimento da própria na questão abaixo:

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/1a1888e6-bc

    Vai entender essa banca!!

  • No mínimo, anulável.

  • Essa resposta não teve sentido e não é tema de Noções de Informática - Segurança da Informação.

    Invasão de privacidade entraria no mérito penal.

    A criação de perfis falsos baseado em ataques de engenharia social é única resposta correta.

  • Fui seco na letra "C"... tomei no c...

  • Essa questão eu só faço no QC. Se tiver uma na prova, eu deixo em branco kkkk

  • Porque não a letra C??

  • Se você não me conhece, muito prazer, meu nome é Cespe.

    Debater minha lógica de elaboração de questão é perda de tempo, esquece.

  • cespe fazendo cespice

  • Imagino que para se criar perfis falsos, antes, haverá a dita violação da privacidade.

  • Caso o invasor tenha seu endereço de E-MAIL e sua data de aniversário, o que ele irá tentar fazer ???

  • Engraçado que a resposta da questão não tem muito haver com informática em si e nem com a parte logica da segurança da informação. kkkkk

  • Cespe tem cada pergunta que desanima.

    Não sei o que é pior, eles que colocam uma questão dessa, ou eu, que errei,

  • Cespe...??...Se alguém está numa rede social é para ficar público e exposto (relevadas algumas configurações de privacidade que a própria pessoa não quer deixar exposto), logo, ter acesso informações e imagens pessoais do usuário, seus dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos é uma invasão de privacidade??...Sei não!!! Enfim...

  • Até o examinador viu que fez besteira na questão, pode ter certeza disso !!!

  • Me deixa de fora desse seu mau sentimento. Você é uma banca horrível. Uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia.

  • Não faz sentido ser "invasão de privacidade", uma vez que se a pessoa está postando suas informações na internet, ela mesma está "se expondo", e não sendo invadida.

  • Na minha humilde opinião o gabarito deveria ser letra (E) aumenta significamente o sequestro de informações do usuário

  • As vezes a gente pode até não aprender nos comentários, mas dá boas risadas. kkkkkkk

  • A formulação da pergunta ficou muito vaga. Poderia ser marcado outras alternativas facilmente, tendo em vista que se você expõe informações suas publicamente, não tem como fulano invadir sua privacidade, pois ela já é exporta para qualquer individuo, logo, poderia ser marcado também letra (C).

  • Se a pessoa já tá expondo a privacidade dela, pq seria invasão ? Elaborador Zé ruela.

  • Qual privacidade tem em algo totalmente exposto e aberto para todos verem?

  • Essa pergunta é ****, pq da pra marcar mais de uma opção -.-

  • Invasão de privacidade de quem expõem a privacidade. Valeu Cespe !

  • Cespe: "QUALQUER COISA ENTRA COM RECURSAAAWN"

  • Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Agente de Polícia Federal

    Julgue o próximo item, a respeito de proteção e segurança, e noções de vírus, worms e pragas virtuais.

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais.

    CERTA

    LOGO, E COERENTE AFIRMAR QUE A QUESTÃO TEM MAIS DE UMA OPÇÃO COMO CERTA.

    A superexposição em redes sociais virtuais, com a publicação indiscriminada de informações e imagens pessoais do usuário, seus dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos, aumenta significativamente o risco de

    (A) bloqueio das senhas de acesso a programas instalados.

    (B) exploração de vulnerabilidades dos programas instalados.

    (C)criação de perfis falsos em redes sociais.

    (D)invasão de privacidade.

    (E)ataques de ransomware.

    E se usar o bom senso tem mais opções como certa.

  • Essa ficou ruim!

  • acredito que as alternativas c, d e e podem ser consideradas corretas!

  • Questão com no mínimo 2 gabaritos.
  • Concordo parcialmente com o gabarito. A alternativa que descreve a criação de perfis falsos é aceitável, pois é alarmante o número de casos de crimes cibernéticos com a característica em tela.

  • Realmente as letras C, D e E parecem ser corretas, PORÉM, segundo a Cartilha de Segurança para Internet ( https://cartilha.cert.br/privacidade/ ), a invasão de privacidade está entre os principais riscos relacionados ao uso de redes sociais.

    Invasão de privacidade: quanto maior a sua rede de contatos, maior é o número de pessoas que possui acesso ao que você divulga, e menores são as garantias de que suas informações não serão repassadas. Além disso, não há como controlar o que os outros divulgam sobre você.

    No site há uma lista desses riscos e, dentre as opções de resposta da questão, somente a letra D consta na lista.

  • Mas se pararmos para pensar, a criação de perfis falsos é uma invasão de privacidade, então seria mais coerente realmente marcar Invasão de Privacidade.

  • ATENCAO AVALIADOR,ESTUDE UM POUCO O CONCEITO DE INVASÃO DE PRIVACIDADE. QUESTAO PIADA
  • Coitado, o examinador não sabe o significado de "invasão".

  • ja fiz esta questão inúmeras vezes e em todas eu errei.

  • eu olho para esse tipo de questão fico indignado, ai vou na estatísticas vejo que muitas pessoas acertou, fico ainda mais indignado. kkkkk acho que essas estatísticas estão erradas.

  • Pessoal, a CESPE tira muitas coisas da Cartilha de Segurança, no site que segue:

    https://cartilha.cert.br/seguranca/

    Neste link vão encontrar a resposta da questão

  • Invasão de privacidade: a divulgação de informações pessoais pode comprometer a sua privacidade, de seus amigos e familiares e, mesmo que você restrinja o acesso, não há como controlar que elas não serão repassadas. Além disto, os sites costumam ter políticas próprias de privacidade e podem alterá-las sem aviso prévio, tornando público aquilo que antes era privado.

  • essa questão é para marcar a errada?

  • Questão filha da mãe...

  • Essa questão é pra separar as mulheres das meninas. Claramente eu sou uma menina.

  • Hoje está sendo chamado de Stalker, até até regulamento para isso agora. heheh

  • Veja que a questão caberia recurso, pois a própria banca já entendeu que "superexposição de dados pessoais" facilita a "criação de identidade falsa".

    Ano: 2018 Banca: Cebraspe Prova: Agente Polícia Federal

    Julgue o próximo item, a respeito de proteção e segurança, e noções de vírus, worms e pragas virtuais.

    A superexposição de dados pessoais nas redes sociais facilita o furto de identidade ou a criação de identidade falsa com dados da vítima, identidades essas que podem ser usadas para atividades maliciosas tais como a realização de transações financeiras fraudulentas, a disseminação de códigos maliciosos e o envio de mensagens eletrônicas falsas por email ou redes sociais. (CORRETO)

    Sendo assim, utilizando desse mesmo raciocínio, podemos considerar como correto que a superexposição de "[...]publicação indiscriminada de informações [...] pessoais do usuário[...]" "[...]aumenta significativamente o risco de criação de perfis falsos em redes sociais". É o famoso: se pode MAIS, pode MENOS!

  • segura na mao de Deus

  • tem no mínimo 3 gabaritos kkkkkkkkkkk
  • Eu antes de responder : Que pergunta boba.

  • Gabarito C e D

    C) Criacao de perfis falsos em redes sociais

    D) Invasao de privacidade

    No minimo essa questao deveria ser anulada pela duplicidade de respostas. É inegável que, se seus dados estao expostos, entao alguem poderá criar falsos perfis pra obter vantagem de alguma acao em cima dele mediante artifício, ardil...

  • o examinador escolhendo o gabarito certo dessa questão: unidunitê, salameminguê o sorvete colorê o escolhido foi você!

  • GABARITO: C e D

    Questão com toda certeza passiva de anulação por duplicidade de respostas

  • Cabe quase todas as ALTERNATIVAS. A CESPE está ficando cada vez mais pequena. Meu Deus.

  • Por que essa questão não foi anulada ? =/

  • como vou invadir a sua privacidade se vc já expõe tudo ?

  • Completamente subjetiva essa questão, pq o indivíduo pode criar perfis falsos sobre a vítima, pode usar ransowares para aprisionar dados, invadindo a privacidade da pessoa. Cespe cagou nessa questão

  • Única questão que eu vi na vida que possui 3 gabaritos.

  • Nossa, Cespe, você criando questão subjetiva? Enfim, aconteceu, rs.

  • a questao tem como gabarito ao menos duas opções C e D .
  • apesar de ser um gabarito plausível as outras também podem ser consequência de uma exposição em rede social.

  • Questao com no minino 3 gabaritos, isso , sem nem precisa forca muito a barra.
  • rapaz como que essa safadeza não foi anulada kkkk.

  • Questão loteria kk

  • Nem cheira nem fede, todo mundo errou mesmo. kkkkkkkkk'

  • Aquela pessoa que não estuda e vai fazer a prova para ver no que dá acertou essa.

  • Tá de brincadeira né?

  • Na minha opinião tem duas respostas corretas entre as opções. na visão da CESPE, é a resposta que ela quiser. kkkk
  • essa questao dava pra ser combrada em direito constitucional kkkkkk

  • questão subjetiva, pode acontecer qualquer coisa!

  • Piada essa questão

  • Agora eu confirmei que sou um palhaço.

  • A resposta que chegou mais perto na minha opinião foi: criação de perfis falsos em redes sociais

  • Questão pros escolhidos acertarem.

  • Questão lixosa. Não sou muito de comentar coisas assim, mas a cespe muitas vezes me tira do sério. Vejo aí duas alternativas certas, sendo que a C faz muito mais sentido. Enfim, CESPE!

  • Essa é pra saber quem rezou e quem não rezou antes da prova

  • LETRA D

  • Ta de sacanagem?

  • E QUAL TA ERRADA MESMO? QUE BANCA EIN...

  • passível de anulação, pois tem mais de uma alternativa certa, que banca ein...

  • não é informática, é português e a interpretação é a Cespe que dá ¬¬'

  • No mínimo existe umas 3 alternativas que a banca poderia escolher como gabarito, absurdo..

  • vai invadir que privacidade se na questão ele fala que o cara posta tudo!

    ele não tinha mais privacidade nenhuma pra mostrar.

  • wtf ???

  • reposta incomparável! invasão de privacidade se a pessoa está se expondo? como isso?
  •  "superexposição em redes sociais virtuais, com a publicação indiscriminada de informações e imagens pessoais do usuário, seus dados profissionais, seus hábitos, sua localização, seu patrimônio e seus relacionamentos" isso tudo não ajuda na criação de perfis falsos????

  • GABARITO D

  • Fui seca na B pensando assim: explorando a vulnerabilidade dos aplicativos pra invadir a vida privada das pessoas, roubar senhas de aplicativos, etc...

    Pensei muito além do que a questão queria Kkkkk.

  • Essa questão deveria ter sido anulada, há mais de uma resposta.

  • O pessoal que tá falando como vou invadir sua privacidade se vc já expõe tudo, privacidade e o espaço que a pessoa tem pra si é mais ou menos isso quando alguém entra sem ser convidado e invasão eu não acertei a questão mas não por pensar q invasão como se ele já expõe um exemplo é minha casa ela está exposta pra todos que passa na rua, vê ela mas se eles entra na minha casa sem autorização e invasão de privacidade, as redes sociais foi criada para vc postar tem gente q posta até de mais mas até aí tem como haver invasão de privacidade. Eu marquei a E e errei bonito.

  • Isso não foi anulado??????

  • A c não deixa de estar certa também não. Aliás, se não me engano, na prova da PF, caiu uma questão semelhante em que a resposta correspondente a letra c era dada como certa.
  • QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO, POIS, AO MEU VER, POSSUI MAIS DE UM GABARITO.

    EU RESPONDI LETRA "B", POIS O PERFIL DE UMA PESSOA NO FACEBOOK, POR EXEMPLO, TEM TUDO QUE UMA PESSOA MAL INTENCIONADA PODE QUERER E INCLUSIVE DADOS FINANCEIROS, JÁ QUE LÁ HÁ O MARKETPLACE. LOGO, EXPLORAR VULNERABILIDADES COMO, POR EXEMPLO, SENHAS FRACAS, SERIA ALGO A SE FAZER POR UM ATACANTE A FIM DE OBETER SEUS OBJETIVOS MALICIOSOS.