B) (ERRADO) Na análise gráfica da curva de demanda típica, isto é, negativamente inclinada e plotada em um gráfico no qual no eixo das ordenadas estão representados os preços e no eixo das abscissas estão representadas as quantidades demandadas, considerando um bem normal, um aumento da renda do consumidor varia a quantidade demandada sem, no entanto, deslocar a curva de demanda.
É possível aumentar a demanda e a curva não se deslocar?
Impossível né?
C) Na análise gráfica do equilíbrio de mercado, em um gráfico no qual no eixo das ordenadas estão representados os preços e no eixo das abscissas estão representadas as quantidades demandadas e ofertadas, pode-se afirmar que, em mercados competitivos, um avanço da tecnologia desloca, inicialmente, a curva de oferta do mercado para a esquerda, o que indica maiores quantidades ofertadas sem alteração do preço, até que a demanda total comece a aumentar.
Qual o erro da alternativa C?
Brevíssimo comentário sobre os itens errados.
a. o efeito substituição por si só não determina a inclinação negativa da curva de demanda.
b. se há aumento na renda do consumidor, ele irá consumir mais do bem normal, o que causará um deslocamento da curva de demanda.
c. melhoras na tecnologia são positivas, logo, deslocaram a curva de oferta para a direita, o que fará com que as quantidades demandadas aumentem e os preços diminuam.
d. em mercados monopolistas, o comportamento do consumidor tende a ser inelástico.
a) No tocante à demanda, o efeito substituição, por si só, explica a relação inversa entre preço e quantidades demandadas, enquanto o efeito renda justifica a inclinação positiva da curva de oferta.
ERRADO - a inclinação da curva de demanda é explicada pelo efeito preço total = efeito substituição + efeito renda (equação de Slutsky)
b) Na análise gráfica da curva de demanda típica, isto é, negativamente inclinada e plotada em um gráfico no qual no eixo das ordenadas estão representados os preços e no eixo das abscissas estão representadas as quantidades demandadas, considerando um bem normal, um aumento da renda do consumidor varia a quantidade demandada sem, no entanto, deslocar a curva de demanda.
ERRADO - aumento de renda desloca paralelamente a curva de demanda, para direita e para cima.
c) Na análise gráfica do equilíbrio de mercado, em um gráfico no qual no eixo das ordenadas estão representados os preços e no eixo das abscissas estão representadas as quantidades demandadas e ofertadas, pode-se afirmar que, em mercados competitivos, um avanço da tecnologia desloca, inicialmente, a curva de oferta do mercado para a esquerda, o que indica maiores quantidades ofertadas sem alteração do preço, até que a demanda total comece a aumentar.
ERRADO - progresso tecnológico desloca a curva de oferta para direita e para cima, paralelamente.
d) Do ponto de vista da empresa monopolista, a curva da procura pelo produto dessa empresa com a qual ela se depara é perfeitamente elástica e pode ser representada graficamente como uma reta horizontal paralela e acima do eixo das abscissas, o que indica que aumentos de preços serão sempre assimilados pelos consumidores e resultarão infinitamente em aumentos da receita total.
ERRADO - em monopólios, a demanda (p) é inelástica (negativamente inclinada), na forma p = a - bq. Demanda infinitamente elástica é na concorrência perfeita, na qual as firmas são price taker.
e) A chamada curva de demanda quebrada geralmente expressa o formato da curva de procura do ponto de vista da empresa oligopolista, quando essa não se organiza em acordos ou conluios.
CERTO - O formato quebrado da curva de demanda é explicado pelo modelo de Sweezy para oligopólios, quando a firma não entra em conluios e age isoladamente. O formato é quebrado porque acima do preço de equilíbrio de oligopólio (para quantidades abaixo da quantidade de equilíbrio), a demanda será elástica, ou seja, horizontalizada, o que significa que qualquer aumento acima do preço de equilíbrio gerará enormes perdas de mercado para quem o fizer. O contrário é verdadeiro: abaixo do preço de equilíbrio (acima da quantidade de equilíbrio) a demanda passa a ser inelástica (vertical), pois qualquer redução de preço por parte da firma será acompanhada pelas demais concorrentes oligopolistas, não gerando ganhos de mercado.
GABARITO: E
Bons estudos!