SóProvas


ID
2858560
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A afirmativa destoante do que se constitui como texto falado ou escrito em qualquer língua natural é:

Alternativas
Comentários
  • Olha, eu realmente queria ter encontrado outros comentários... rsrs.

    Acredito que a opção "a" destoe porque afirma ser o bastante para produzir um texto, o conhecer muitas palavras dicionarizadas, já que a fala admite jargões, gírias e expressões NÃO DICIONARIZADAS.

    Me corrijam se estiver errado.

  • Conhecimento de palavras não é suficiente para produção de texto, visto que o texto possui regras em sua elaboração, do contrário seria impossível transmitir idéias.


    Ex.: Um inglês memorizar um dicionário de português não o permitirá se comunicar com um português e vice versa.


    Mesmo na linguagem informal existem padrões e regras a serem seguidas na comunicação de idéias, do contrário, a compreensão falha e não haverá comunicação.

  • Que questão horrorosa!!!

    Não entendi nadaaaa!!!!!!

  • É preciso lembrar que a Ufes é uma universidade e elabora suas proprias questões, logo são os próprios professores de português que as produzem. Por esta razão vemos questões conceituais de linguagem e texto nas provas, pois as mesmas fazem parte do conteúdo lecionado aos universitários. Procure pensar com a cabeça de um professor de português da atualidade, os quais acreditam que toda a comunicação é realizada por diferentes tipos de sinais, sem hierarquia, sendo todo tipo de linguagem válida, desde que não se peça o padrão formal da norma culta.

    Se o pedido da assertiva for norma culta, ou uso adequdo da norma, aí sim volte a pensar da forma tradicional de se fazer questões de português, no qual só há o certo e o errrado.

    Nesta questão, em específico, o examinador quis que o candidato entendesse que não se pode estabelecer uma linguagem apenas com o uso das palavras, mas sim com com uma série de elementos que dão coesão e coerência à fala, que pode ser compreendida como "texto" por ser possível a sua conversão da linguagem oral para a escrita. Poderíamos citar como elementos de coesão as conjugações dos verbos, que dão sentido de passado, presente e futuro, mas certamente existem muitos outros.

  • Gabarito: Letra A

  • Não basta conhecer as palavras, deve haver organização sintática para que as frases criadas a partir delas - das palavras - façam sentido.

  • A afirmativa destoante (QUE DISCORDA, QUE É DIVERGENTE) do que se constitui como texto falado ou escrito em qualquer língua natural é: O conhecimento de bom número de palavras dicionarizadas de qualquer língua é satisfatório e bastante para a produção de textos de uso corrente nas relações interacionais.

    O que eu entendi sobre a questão é que não basta ter um amplo vocabulário para a produção de texto. Deve ser levado em conta diversos fatores para a compreensão de um texto, tais como os fatores regionais, culturais, contextuais, profissionais (os jargões). Tudo isso influencia na compreensão textual, e não somente uma forma padronizada do português.

  • o que é texto: a palavra texto vem do latim textus > textum > entrelaçamento, tecido. Para a linguística atual, texto é o entrelaçamento de signos que produzem sentido. Sendo assim uma pessoa gritando na rua Socorro! , um filme, um livro tudo isso são textos. Pois são unidades produtoras de sentido. temos textos não verbais: pinturas, fotografias, músicas instrumentais verbal: qqr unidade de sentido tecida com palavras misto: músicas com letras, clipes, filmes, novelas, diálogos. sendo assim a alternativa A está errada pq ter uma lista de palavras não é suficiente para vc formular um texto, ou seja, para vc tecer uma unidade de sentido.
  • Cada questão mais louca do que a outra. Próprio da UFES. Todas as provas que faço lá são nesse modelo e... vamos que vamos!