SóProvas


ID
2858872
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ilma Passos (2010, p. 2) afirma ser o “projeto político-pedagógico uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvela os conflitos e as contradições, busca eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando pessoal e racionalizado da burocracia e permitindo as relações horizontais no interior da escola”. Sobre essa afirmativa, é correto considerar que:

I - O projeto, por ser coletivo, implica o desenvolvimento de um clima de confiança que favoreça o diálogo, a cooperação, a negociação e o direito das pessoas de intervir nas decisões que afetam a escola.

II - O projeto político-pedagógico contempla a questão da qualidade do ensino, implicando repensar a estrutura de poder da escola.

III - O projeto político-pedagógico exige reflexão sobre as finalidades da escola, assim como explicitação de seu papel social, definindo os caminhos a serem percorridos e as ações a serem desencadeadas por todos os envolvidos no processo educativo.

IV - O projeto, como instrumento norteador das trilhas da escola, dos tempos e espaços, está articulado à construção das relações verticais no interior da escola.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • ....alternativa IV -VERTICAIS NÃO...horizontais

  • "implicando repensar a estrutura de poder da escola"

    alguém pode me ajudar a dizer o pq essa afirmação está correta?

  • Em reposta ao comentário do Colega Agner Rôa:

    Se vc for estudar as histórias das escolas pedagógicas, verá que a qualidade de ensino está diretamente relacionada com modelo pedagógico que a escola oferece, por exemplo, no século XIX era normal haver um modelo pedagógico que via os alunos somente como receptores e os professores as autoridades do conhecimento: a própria estrutura de poder da escola refletia esse modelo. Quando falamos de " estrutura de poder" significa dizer a representação do modelo pedagógico da escola que irá nortear as suas relações com os profissionais da educação e os educandos. Tais relações envolvem poder e hierarquia e isso fica mais claro ao estudarmos Foucault. Não importando qual seja o modelo pedagógico adotado, sempre irá haver relações de poder coexistindo.

  • Erro da assertiva IV - "O projeto, como instrumento norteador das trilhas da escola, dos tempos e espaços, está articulado à construção das relações verticais no interior da escola."

    CORREÇÃO: Não se busca uma relação vertical e sim horizontal, ou seja, eliminar aquela noção de hierarquia que existe na maioria dos lugares e construir uma escola democratica, onde todos possam participar e opinar. Inclusive comunidade, os alunos, a "tia da limpeza", etc...

  • Gabarito: E

     

    Comentário:

    Todas as assertivas estão corretas, exceto a IV, já que o PPP, como instrumento norteador das trilhas da escola, dos tempos e espaços, está articulado à construção das relações horizontais no interior da escola, e não verticais como afirma a questão. Relações verticais são aquelas hierarquizadas, de cima para baixo. E já sabemos que o PPP deve prezar por relações participativas e não pelas hierarquizadas.