Considerando a educação ambiental como possibilidade de diálogo crítico reflexivo, Sato (2001) destaca os três “R”, redução, reuso e reciclagem, porém aponta o acento no terceiro R (reciclagem). Mediante essa conduta humana cidadã que pensa de modo aberto, há uma avaliação acerca da educação ambiental em seus vários movimentos e trajetórias de lutas, ao dizer que:
I - Algumas empresas, fábricas ou indústrias, na oportunidade da reciclagem, atuam, muitas vezes em instituições escolares, mais no sentido do incentivo ao consumo do que na sensibilização corresponsável pautada numa dimensão educadora.
II - Estudantes plantam árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), considerando somente o ambientalismo na oportunidade das datas comemorativas.
III - O entendimento dos três R (redução, reuso e reciclagem) é parte intrínseca de um projeto de vida, de lutas sociais para os cuidados ecológicos, necessários para a construção da sociedade que queremos.
IV - Há uma dificuldade em sair dos nossos enclausuramentos teóricos na busca de diálogos entre as diversas áreas do conhecimento, reconhecendo que não existe, hoje, uma única área capaz de responder, sozinha, à dimensão da Educação Ambiental (EA).
Diante dessas múltiplas tensões e reflexões da autora, assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s):