Uma característica fundamental da abordagem de banco de dados é que seu sistema contém não apenas o próprio banco de dados, mas também uma definição ou descrição completa de sua estrutura e restrições. Essa definição é armazenada no catálogo do SGBD, que possui informações como a estrutura de cada arquivo, o tipo e o formato de armazenamento de cada item de dados e diversas restrições sobre os dados. A informação armazenada no catálogo é chamada de metadados, e descreve a estrutura do banco de dados principal.
NO CATÁLOGO SÃO MANTIDOS ESQUEMAS INTERNOS, CONCEITUAIS E EXTERNOS, MAPEAMENTOS E METADADOS.
GABARITO B
SGBD
Não possui em seu sistema apenas o banco de dados, mas há também uma definição ou descrição completa de sua estrutura e restrições, que é a figura dos metadados, sendo que essas informações ficam armazenadas no catálogo.
Metadados (SGBD)
Armazena as descrições e restrições do esquema no catálogo SGBD, de modo que o software do SGBD possa recorrer ao esquema sempre que precisar.
Catálogo (SGBD)
Possui informações como a estrutura de cada arquivo, tipo e formato dos dados que o programa vai acessar. A informação armazenada no catálogo é chamada de metadados e descreve a estrutura do banco de dados principal.
Fonte: Pág. 7 - Banco de Dados - Navathe - 5ª Edição
@papirobizurado