Alternativas
Sistemas de Informações Transacionais ou Sistema de Processamento de Transações: são sistemas que estão voltados para o horizonte de tempo futuro, suportando as operações do dia a dia com base em informações externas. Geralmente processam um grande número de dados detalhados. São exemplos: registros de transações e controles internos de uma organização; auditoria de compatibilidade com padrões; e controle de versões de normas e de legislação.
Sistema de Apoio a Executivos: também denominados de Enterprise Information System , geralmente apresentam análises de informações consolidadas na forma de gráficos, quadros e símbolos. São exemplos: sistemas de controle de orçamento; sistemas de controle de investimento; e sistemas de planejamento financeiro.
Sistemas Especialistas: caracterizam-se pela tomada de decisão de forma automática e independente, de acordo com regras definidas por especialistas. São exemplos: sistemas de contas a pagar e a receber; sistemas de registro de estoque; extratos financeiros; e sistemas de balanços periódicos.
Sistemas de Gestão do Conhecimento: ajudam as organizações a identificar, armazenar e difundir as melhores experiências do mercado, de modo a trazê- las para a organização de forma estruturada como um novo ativo intelectual. São exemplos: computação colaborativa; gerenciamento eletrônico de documentos; e mecanismos de busca.
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Empresarial: também denominados Enterprise Content Management , estão voltados para o ciclo de geração de informação em uma empresa, da fase de armazenamento à fase de disponibilização da informação. São exemplos: sistemas de acompanhamento de planejamento e de identificação de exceções; sistema de avaliação e correção de investimentos financeiros; e sistema de identificação, análise e redução de fraudes.