-
Decision Support Systems (DSS), ou Sistemas de Apoio a Decisão: são baseados em relatórios analíticos, normalmente utilizados por usuários de nível operacional;
Management Information Systems (MIS), ou Sistemas de Informações Gerenciais: permitem análises mais profundas, com a realização de simulações de cenários. Por vezes, utilizam-se de ferramentas de Data Mining para identificação de cruzamentos não triviais. São utilizados por analistas de negócio no nível tático;
Executive Information Systems (EIS), ou Sistemas de Informações Executivas: são voltados para profissionais que atuam no nível estratégico das empresas, como diretores e presidência. Oferecem, para tanto, um conjunto de indicadores chave de desempenho (KPI, ou Key Performance Indicators).
-
Gabarito: ERRADO
(Questão) No nível gerencial médio das empresas, encontram-se os sistemas de informações gerenciais, os sistemas de apoio a decisão e os sistemas de apoio aos executivos.
(Comentário) A questão está errada porque o SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) é um sistema de informações no nível ESTRATÉGICO de uma organização e NÃO médio.
-
questão obvia, como que um sistema de apoio a decisão e apoio a executivos será de nivel gerencial médio ? Coisas importantes como decisões e apoio a executivos serão nivel estratégico/alto
-
ERRADO: Management Information Systems (MIS), ou Sistemas de Informações Gerenciais (SIG): permitem análises mais profundas, com a realização de simulações de cenários. Por vezes, utilizam-se de ferramentas de Data Mining para identificação de cruzamentos não triviais. São utilizados por analistas de negócio no nível tático;
Decision Support Systems (DSS), ou Sistemas de Apoio a Decisão (SAP): são baseados em relatórios analíticos, normalmente utilizados por usuários de nível operacional;
Executive Information Systems (EIS), ou Sistemas de Informações Executivas (SIE): são voltados para profissionais que atuam no nível estratégico das empresas, como diretores e presidência. Oferecem, para tanto, um conjunto de indicadores chave de desempenho (KPI, ou Key Performance Indicators).
-
Pessoal, simplificando: existem basicamente 4 sistemas de informação (existem outros também, mas que não são cobrados) e cada um deles está relacionado a um nível organizacional, a seguir:
> SPT - Sistemas de processamento de transações -> nível OPERACIONAL
> SIG - Sistemas de informação gerencial -> nível TÁTICO
> SAD - Sistemas de apoio a decisão -> TÁTICO
Acredito que não seja correto afirmar que esse sistema (SAD) esteja no nível operacional, como os colegas afirmam, pois os sistemas de apoio à decisão ajudam os gerentes do nível tático de uma organização em decisões semi-estruturadas, ou seja, decisões com um nível maior de subjetividade quando comparado a um problema estruturado. Então ajudam na tomada de decisão envolvendo um nível mais alto da organização, não caracterizando um sistema de nível operacional. Essas situações que exigem tais decisões rapidamente se modificam, podem não se repetir e dificilmente são planejadas ou previstas, então podem chegar inclusive a envolver o nível estratégico, mas permanecem classificadas a nível tático .
Pra diferenciar, um sistema SPT, não citado pelos companheiros, se concentra no processamento de dados produzidos por transações e operações empresariais, como por exemplo registrar pedidos, vendas, compras e estoques em uma loja. Aí sim podemos dizer que esse sistema está no nível operacional, pois envolve diretamente os usuários finais, e não indiretamente.
> SIE - Sistemas de Informação executiva ESTRATÉGICO
A questão está errada porque afirma que os sistemas de apoio aos executivos (SIE) está no nível gerencial médio (que é a mesma coisa que nível tático), mas esses sistemas estão no nível estratégico.
FONTE: OLIVEIRA, D.P. R. – Sistemas de Informações Gerenciais, São Paulo: Atlas, 2011.
Bons estudos.
-
GAB: ERRADO
Executivo É nivel estratégico e não medio.
-
e-
sistemas de apoio aos executivos matou a questao.
-
Os sistemas de informações gerenciais são, realmente, direcionados ao nível gerencial médio da empresa. Já os sistemas de apoio aos executivos ou sistemas de informações estratégicas, como os nomes já dizem, se destinam aos executivos da empresa, no nível estratégico. Já temos aí um erro na questão.
Os sistemas de apoio a decisão, por sua vez, costumam estar voltados para a tomada de decisão não-trivial, envolvendo modelos mais complexos e informações externas para orientar os gestores. Assim, há um entendimento (pelo menos por parte da literatura) que esses sistemas podem sim atender a gerentes no nível tático, desde que estes sejam super-users, ou tenham a necessidade de ferramentas sofisticadas de análise de dados.
-
O QC não comenta e cada um coloca algo diferente nos comentários.
-
Trata-se de níveis de sistema de informação:
no topo temos o estratégico (suporte executivo) - SSE
no meio temos o tático (gerencial e apoio a tomado de decisão) - SIG/SAD
na base temos o operacional (transações) - SPT
-
ESTRATEGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.
-
O prof rani passos disse que o SAD (apoio às decisões) é um pouco híbrido. Podendo estar em âmbito estratégico como gerencial médio.
-
~>Não confundir sistema de informação com nível organizacional
~>Sistema de informação : gerencial e operacional
~>Nivel: estratégico , gerencial e operacional
O SIG, por exemplo, é um sistema de informação gerencial e está ligado ao nível gerencial de uma organização. O SAD, por sua vez, é ligado ao nível estratégico, apesar de ser considerado um sistema de informação gerencial.
-
Breno Campelo, em sua homenagem:
Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano. Os agrotóxicos tem seu uso tanto em atividades agrícolas como não agrícolas. As agrícolas são relacionadas ao setor de produção, seja na limpeza do terreno e preparação do solo, na etapa de acompanhamento da lavoura, no deposito e no beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens enas florestas plantadas. O uso não agrícola é feito em florestas nativas ou outros ecossistemas, como lagos e açudes, por exemplo.
-
Nos ambientes empresariais, temos 3 níveis:
Planejamento estratégico/tático: SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) e SAD (Sistema de Apoio à Decisão)
Planejamento Gerencial: SIG (Sistema de Informação Gerencial)
Controle Operacional: SPT (Sistema de Processamento de Transações)
-
No nível gerencial encontra- se o SIG (Sistemas de Informações Gerenciais) e o SAD (Sistemas de Apoio à Decisão)
o SAE (Sistemas de Apoio ao Executivo) encontra- se no nível estratégico
-
APOIO AO EXECUTIVO -> ESTRATÉGICO
INFORMAÇÃO GERENCIAL/APOIO A DECISÃO -> TÁTICO
-
Os sistemas de apoio aos executivos remetem ao nível estratégico, não ao gerencial.
-
Gerência Sênior:
- Responsável pela tomada de decisões estratégicas e de longo prazo da organização.
- Utiliza-se o SAE (Sistema de Apoio ao Executivo)
Gerência Tácita ou Média:
- Responsável por conduzir e monitorar os planos feitos pela gerência sênior.
- Utiliza-se o SIG (Sistema de Informação Gerencial) ou SAD (Sistema de Apoio a Decisão)
Gerência Operacional:
- Responsável por monitorar as atividades diárias da organização
- Utiliza-se o SPT (Sistema de Processamento de Transações)
-
Sistemas de Informação Transacional (SIT)
- sistema de nível operacional
- baseado em processos estruturados
- automação das tarefas que envolvem transações rotineiras.
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
- sistema de nível tático
- organizado e integrado de geração, processamento, armazenamento e comunicação de dados e informações aos diversos níveis da administração para efetivação da função gerencial.
Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
- sistema de nível estratégico interativo
- que proporciona ao usuário acesso fácil a modelos decisórios e dados a fim de dar apoio à tomada de decisões semiestruturadas ou não estruturadas.
BIZU: Transaciono operações, gerencio táticas e decido estrategicamente.
-
ERRADO
▪ Sistemas de Informação Transacional (SIT): sistema de nível operacional baseado em processos estruturados que realizam a automação das tarefas que envolvem transações rotineiras.
▪ Sistemas de Informações Gerenciais (SIG): sistema de nível tático organizado e integrado de geração, processamento, armazenamento e comunicação de dados e informações aos diversos níveis da administração para efetivação da função gerencial.
▪ Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): sistema de nível estratégico interativo, que proporciona ao usuário acesso fácil a modelos decisórios e dados a fim de dar apoio à tomada de decisões semi-estruturadas ou não estruturadas.
-
ERRADO
NÍVEL OPERACIONAL = Transacional
NÍVEL TÁTICO (Gerencial Médio) = Gerencial e Apoio a Decisão
NÍVEL ESTRATÉGICO = Executivo
-
Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) ou Sistemas de Suporte ao Executivo ( SSE )
- sistema de nível estratégico interativo
- que proporciona ao usuário acesso fácil a modelos decisórios e dados a fim de dar apoio à tomada de decisões semiestruturadas ou não estruturadas.
*pode ter SAD nesse nível (Sistema de Apoio à Decisão)
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
- organizado e integrado de geração, processamento, armazenamento e comunicação de dados e informações aos diversos níveis da administração para efetivação da função gerencial.
*pode ter SAD nesse nível (Sistema de Apoio à Decisão)
Sistemas de Informação Transacional (SIT) ou SPT ( Sistemas de Processamento Transacional )
- sistema de nível operacional
- baseado em processos estruturados
- automação das tarefas que envolvem transações rotineiras.
-
Sistemas de Processamento de Transações
- Viabilizam as atividades operacionais da empresa
- Também permitem o acompanhamento pela gerência operacional
- Nível operacional
Sistemas de Informações Gerenciais
- Fornecem relatórios e dados agrupados e sintetizados para a gerência intermediária
- Suportam decisões mais rotineiras, com respostas já predefinidas a problemas verificados
- Nível tático
Sistemas de Apoio a Decisão
- Fornecem apoio a análises que necessitam de modelos mais sofisticados
- Utilizados por super-users e analistas ou gerentes que possuam a necessidade de um sistema analítico complexo
- Nível tático
Sistemas de Apoio a Executivos (Estratégicos)
- Destinados aos altos executivos das organizações
- Suportam a tomada de decisão nos casos em que não há respostas predefinidas
- Comumente através de portais e interfaces que suportam análises visuais
- Nível estratégico
-
Espero que os ajude ↓
- Estratégico: É elaborado pelo nível institucional da organização (presidência/diretores), englobando a organização como um todo e sua interação com o ambiente. Aqui há uma preocupação com os objetivos de longo prazo.
- Tático: É voltado para o médio prazo e para a integração das atividades de cada área. Realizado pela gerência intermediária.
- Operacional: É conduzido pelos níveis mais baixos da gerência e supervisão operacional, e busca formalizar as metodologias que serão aplicadas no dia a dia dos funcionários.
-
SAD - CESPE - DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
-
o correto seria:
Sistemas de apoia Gerencial das empresas, encontram-se os sistemas de informações gerenciais, os sistemas de apoio a decisão e os sistemas de apoio aos executivos.
gab: Errado