SóProvas


ID
2859772
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca de orçamento público no Brasil e de ciclo orçamentário, julgue o seguinte item.

O princípio da exclusividade, contido na Seção “Dos Orçamentos”, na Constituição Federal, visa impedir que o caráter específico da matéria e seu calendário determinado sejam comprometidos com questões de natureza diversa e rito indeterminado.

Alternativas
Comentários
  • Exclusividade (princípio)

    Princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa. Seu propósito é evitar que se tire partido do processo legislativo relativo à tramitação dos projetos de natureza orçamentária – normalmente mais expedito que os demais – para aprovar, de modo rápido, medidas que pelo curso normal do processo legislativo dificilmente prosperariam. No ordenamento jurídico vigente o princípio se acha consagrado no art. 22 da Lei Federal nº. 4.320, de 17 de março de 1964 – que enumera, didaticamente, o conteúdo e a forma da Proposta Orçamentária - e no art. 165, § 8º, da Constituição


    Fonte: <https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/exclusividade-principio>


  • O princípio da EXCLUSIVIDADE: a LOA não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Mas o mesmo comporta exceções, também, as quais são: 

    ·  as autorizações de créditos suplementares; e 

    ·  operações de crédito, inclusive por ARO.  

  • Gabarito Correto


    PRINCÍPIO DA EXCLUISIVIDADE: Determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).


    Não confundir com:

    PRINCÍPIO DA ESPECIFICAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO OU DISCRIMINAÇÃO: As receitas e a despesas devem ser discriminadas, demostrando a origem e a aplicação dos recursos à Exceções: programas especiais de trabalho (art.20 da lei 4320) ou em regime de execução especial e reserva de contingência. Esse princípio facilita o controle dos gastos públicos e veda a aplicação dos valores globais.


    Tudo posso Naquele que me fortalece!


  • Veda a utilização de matéria estranha à orçamentária, salvo autorização para créditos suplementares e operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

  • CERTO

    O princípio da exclusividade surgiu para evitar que o orçamento fosse utilizado para aprovação de matérias sem nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário, em virtude da celeridade do seu processo. Determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO). Por exemplo, o orçamento não pode conter matéria de Direito Penal.

     

    Prof. Sérgio Mendes

  • Isso para evitar caudas orçamentárias (Rabilongos).

    Princípio da Pureza ou Princípio da Exclusividade.

  • Esta parte de calendário determinado me deixou na dúvida, fiquei pensando que estava relacionado com o princípio da anualidade....

  • PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE

    A LOA não pode conter dispositivo estranho à fixação das

    despesas e previsão das receitas.

    Finalidade: impedir que a LOA, em função da natural celeridade de sua

    tramitação no Legislativo, fosse utilizada como meio de aprovação de

    matérias outras que nada tinham a ver com questões financeiras

    (Giacomoni, 2010, p. 79). Essas matérias foram denominadas de “caudas

    orçamentárias”, comuns na época da 1ª república.

    Exceções:

    a) autorização para a abertura de créditos suplementares;

    b) autorização para a realização de operações de crédito, ainda que por

    antecipação de receita orçamentária.

  • CERTO

    Princípio da exclusividade

    A lei orçamentária anual deve conter tão somente matéria relativa à previsão da receita e à fixação da despesa.

     

    Exceções:

    -Autorizações de créditos suplementares;

    -Operações de crédito, inclusive por ARO.