SóProvas


ID
2860759
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Guareschi (2008), a Psicologia Social crítica surge trazendo como um dos seus principais pressupostos de pesquisa o de mostrar a falsa neutralidade do experimentalismo e o de buscar desenvolver uma produção de conhecimento em que o sujeito seja um agente ativo dessa produção, mostrando, portanto, que não há separação entre sujeito e objeto e pesquisador/pesquisado. Sobre a pesquisa em Psicologia Social, podemos afirmar:


I. A Psicologia Social crítica deixou para trás os métodos experimentais dedutivos que haviam produzido os conhecimentos dessa área da Psicologia até então, e se lançou a novos desafios metodológicos na área de pesquisa, os quais têm sido inovados e transformados continuamente.

II. A metodologia participante/ação se fundamenta nos princípios do materialismo histórico, tendo a hermenêutica dialética como sua principal ferramenta de análise.

III. A abordagem fenomenológica foi trazida para a Psicologia Social como uma metodologia que busca compreender o significado que os acontecimentos e as interações possuem para as pessoas no seu cotidiano, ou em situações particulares.

IV. A explicação dos comportamentos pelos diferentes contextos culturais, no caso da etnografia, é também utilizada pela Psicologia Social.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas estão corretas.