SóProvas


ID
286087
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A caução depositada pelo licitante por exigência de edital é

Alternativas
Comentários
  • A caução é uma receita extraorçamentária não-efetiva, ou seja, não afeta o PL público. É receita de terceiros que não está prevista na LOA e não pode ser gasta. Também é provisória, porque o Estado é apenas depositário. A caução é tipica de licitações públicas, ou seja, a empresa que ganha uma licitação deposita uma quantia em dinheiro para garantir que , se ocorrer algum imprevisto, o governo possa utilizar essa receita para compensar os prejuízos causados pela empresa. Só nesse caso é que ela pode transformar-se em receita orçamentário e poderá ser gasta.
  • Por tudo o que foi exposto, a letra D também está correta. Mesmo sendo uma receita pública extra orçamentária, ela é uma receita pública.
  • Tb concordo com o Felipe....Alguém encontrou algum erro na 'd'?
  • Marquei a letra D e não encontrei o erro....afinal a caução é uma receita pública de natureza extra-orçamentária e tem natureza provisória, já que será devolvida.

    Se alguém souber explicar o erro da letra D, agradeço.
  • Olá!!!

    A alternativa correta é a letra c pois segundo o conceito adotado no direito financeiro, a caução será considerada ingresso de valores provisórios e, portanto, não corresponderá a receita. .


    AVANTE!!!

    FÉ EM DEUS...


     

  • fui na D.

    a letra C, sob um critério estrito, está errada.
    as receitas extraorçamentárias são entradas compensatórias no ativo e passivo financeiro. é esse conjunto de atos - o registro no ativo e no passivo que a torna um ingresso não efetivo.

    no entanto a letra C aborda somente o aspecto da ENTRADA DO DINHEIRO NO ATIVO, então, nesse caso, ao meu ver, é sim um ingresso efetivo em sentido estrito, olhando só o aspecto do ATIVO.

    as receitas NÃO EFETIVAS SÃO CARACTERIZADAS POR não alterar O PATRIMONIO PÚBLICO e não um item especifico da contabilidade (O DINHEIRO). OLHANDO UNICAMENTE PELO ASPECTO DO DINHEIRO, é sim efetiva.

    a mais correta pra mim é a D. é um INGRESSO PROVISÓRIO E é uma receita pública extraorçamentária.
  • Na minha opinião a questão tem duas respostas.
    A letra "C" está certa, pois caução é uma receita extraorçamentária, que não representa efetivo ingresso nos cofres públicos, mas não deixa de ser receita.
    A letra "D", pois caução por ser uma receita extraorçamentária é temporária, mas continua sendo uma receita pública.
    Então, tanto a letra "C" quanto a letra "D" estão corretas. Se alguém discorda e tem uma explicação mais plausível estamos aqui para aprender.
    Bons estudos a todos!

  • A questão é passível de recurso, visto que apresenta duas alternativas corretas.

    Enquanto perdurar a lei 4320/64 podemos entender que os ingressos extraorçamentários são Receitas Extraorçamentárias, portanto classificada como Receita.

    O STN mudou esta classificação, apresentando como Ingressos Orçamentários, e não mais receitas, visto que a essência não é de Receita, porém, se a questão não especificar que quer o entendimento do STN, das novas normas contábeis, se fizer uma questão genérica, o que vale é a lei em vigor que até a presente data é a 4320/64.
  • GABARITO: C

    Trata-se de uma receita extraorçamentária.


    As receitas extraorçamentárias são entradas compensatórias do ativo/passivo financeiros.

    - Não necessitam de autorização legislativa;

    - Não são utilizadas para cobrir despesas orçamentárias;

    - STN: "ingressos extraorçamentários";

    Exemplos:

    1) Operação de crédito para antecipação de receita (ARO)

    2) Emissão de papel-moeda;

    3) Recebimento de depósitos judiciais;

    4) Recebimento de cauções de licitante para participação em licitações


    Em suma: quando falamos de receita extraorçamentária estamos falando de dinheiro que entra no cofre público, mas que a administração pública não pode dispor para custear gastos. O Estado é mero depositário destes recursos.


    FÉ, FORÇA e FOCO na missão!

    AVANTE, GALERA!! TAMU JUNTO!