SóProvas


ID
2860975
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente para o seguinte excerto a respeito dos mandatos de Fernando Henrique Cardoso:


“O Presidente aprofundou as reformas e buscou diminuir o estado-empresário (Estado interventor, muito envolvido na produção de bens e serviços), ainda que fosse criticado pela falta de ação em áreas como educação, saúde e previdência social, bem como pela privatização e seus métodos. Os recursos gerados pelas privatizações, aliás, não se converteram em pagamento da dívida pública nem em investimentos. Eram usados para pagar tão-somente o montante principal da dívida, que praticamente quadruplicou durante os dois mandatos de Fernando Henrique”.

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.; SCHNEEBERGER, Carlos A. História: volume único para o ensino médio. São Paulo, Scipione, 2004, p.468.


A partir da leitura do excerto acima, é correto inferir que

Alternativas
Comentários
  • gabarito dessa questão por gentileza]!

  • Renato, o gabarito é a letra "D"

  • Comentários

    Letra A

    os governos de FHC, além de combaterem a inflação com o Real, também são responsáveis por um grande investimento em áreas sociais fundamentais e pela manutenção das empresas do Estado.

    R: O texto menciona q FHC era muito criticado por não investir nas áreas sociais e por ter se concentrado em um programa de privatizações (só lembrar da Vale sendo vendida)

    Letra B

    FHC fez grandes mudanças na estrutura econômica do Brasil, que levaram à redução da entrada de capital especulativo e, também, ao fim dos pedidos de empréstimos pelo governo a credores externos e internos.

    R: Pelo contrário, contraímos cada vez mais dinheiro do FMI (Fundo Monetário Internacional)

    Letra C

    o sucesso econômico dos governos de FHC, apesar dos percalços, promoveu a estabilidade da moeda e garantiu a continuidade do modelo político, com a eleição do candidato governista à presidente, em 2002.

    R: Não conseguiu eleger um candidato do PSDB. A vitória nas eleições de 2002 foi de LULA.