SóProvas


ID
2860978
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, teve uma grande repercussão na história do Brasil republicano. No que concerne a esse episódio, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • qual é o gabarito dessa questão?

  • A insatisfação popular sempre é massa de manobra para manipular interesses políticos, no passado, presente e futuro, a história é a mesma. Doeu no bolso da classe média, então o governante já não serve, assim também aconteceu com GV, a oposição articulou o jogo político, e deu no que deu, GV porém entrou pra história mesmo, daqui 200 anos estaremos falando desse cara. A autocrucificação é sempre amada e adorada pelas sociedades ocidentais, então nada de fugir para o exílio, muito menos fazer oposição contra o próximo governo, a decisão dele foi premeditada, já sabia que esse ato faria com que ele "entrasse pra história", mas a verdade é que ele conseguiu entrar pra eternidade.

    Aquiles de Esparta só foi à guerra de Troia, porque mesmo sabendo que morreria por lá, o seu nome jamais seria esquecido. Mitologia Grega.

  • Gabarito C

  • Gab C

    Sugestão: Getúlio - Filme 2013

  • Há alguns fatos que devamos frisar quando falamos sobre as causas do seu suicídio.

    Irei pontuar alguns fatos importantes:

    A) Na época , a UDN já era o principal partido de oposição à política de Vargas, muito voltada para o nacionalismo econômico. O partido tinha como um de seus integrantes Carlos Lacerda ( guarde esse nome )

    B) Em 1953 houve a criação da Petrobras, culminando na nacionalização do petróleo. Adivinha quem não gostou da notícia? Sim, os EUA, que começara a persegui-lo.

    C) Outro fator de extrema importância foi a autorização no aumento de 100% do salário minimo que era uma proposta do João Goulart, à época Ministro da Educação, fato que desagradou muito os Patrões.

    D) Por conta do nacionalismo econômico, muitos representantes de empresas estrangeiras também se voltaram contra Getúlio, pois pediam a abertura econômica

    E) Carlos Lacerda sofre um atentado na Rua Toneleros, em Copacabana. Sofre apenas um ferimento no pé, mas Rubem Vaz, Maior da Aeronáutica que o acompanhava, falece. Após investigações, fica constatado que o assassino cumpria ordens de Gregorio Fortunato, que era Chefe da Guarda Presidencial.

    F) Após o atentado, os ataques da oposição foram cada vez maiores. Diziam que ele era o mandante do atentado na rua toneleros.. Militares exigiam a sua renúncia.

    G) Isolado politicamente, Getúlio põe fim a sua vida com um tiro no peito.

    H) Café Filho assume provisoriamente.

    Até hoje ninguém provou que fora Getúlio o mandante do crime na rua Toneleros

    LETRA C

  • Nacional-desenvolvimentismo = JK, e não no governo de Getúlio.

  • Correto C. O comando da oposição udenista pertencia ao jornalista Carlos Lacerda, que com seu jornal Tribuna da Imprensa, lançava ofensas pessoais a Vargas, procurando desarticular um dos pilares da politica varquista: a imagem.