SóProvas


ID
2861065
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre o comércio de pessoas e mercadorias no continente africano.


( ) A história da África é marcada desde a antiguidade pelas relações entre tráfico de escravos e diásporas.

( ) O comércio escravista sempre se constituiu em uma prática única e específica do continente africano.

( ) Após a formação de Axum no século III d.C. ocorreu um incremento nos bens comerciais com ampliação para a venda de escravos.

( ) com a consolidação do mundo muçulmano, desde o século VII d.C. tem havido uma diminuição na correlação tráfico escravista e diáspora.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Segunda assertiva: "O comércio escravista sempre se constituiu em uma prática única e específica do continente africano." Essa é fácil e busca dar a opção de eliminação. A escravidão, tanto no mundo antigo e posteriormente se deu em todos os continentes do mundo. As razões variam, bem como os direitos ou não das pessoas escravizadas. Em via de regra sempre existiu alguma forma de trabalho compulsório. Para matar essa, basta lembrar que Roma no mundo antigo foi o maior império escravagista do mundo antigo. Seus escravos vinham principalmente por campanhas militares.

    Assim você elimina tanto a B quanto a C.

    Última assertiva: "com a consolidação do mundo muçulmano, desde o século VII d.C. tem havido uma diminuição na correlação tráfico escravista e diáspora." Não é bem verdade. Os escravos africanos eram capturados por reinos/califados muçulmanos em missões de aprisionamento para todo mundo medieval e moderno. A prática era conhecida dos europeus, mas por falta de conexão com mundo islâmico, seja pela proibição papal de negociar com muçulmanos ou pelas guerras de reconquistas, os europeus não participaram naquele momento do tráfico de escravos. Viriam participar mais tarde via tráfico atlântico que trouxe populações escravizadas africanas para o novo mundo.