Você sabe qual o risco do trabalho com sílica?
Quando o seu trabalho libera poeira contendo sílica e não existe nenhuma proteção, você pode fi car com uma doença pulmonar chamada silicose. Os trabalhos com poeira contendo sílica podem, também, aumentar o número de casos de bronquite e tuberculose.
O que é silicose?
A silicose é uma doença incurável causada pelo acúmulo de poeira contendo sílica nos pulmões e a consequente reação dos tecidos pulmonares. Ela leva ao endurecimento dos pulmões e difi culta a respiração, podendo levar à morte.
Observa-se que em todas as alternativas, exceto a letra C, traz-se doenças associadas ao pulmão, afetado pelo uso da sílica.
Fonte: Sílica - Manual do trabalhador (FUNDACENTRO)
A questão exige conhecimento sobre os tipos de neoplasias malignas relacionadas ao trabalho, nos termos da Portaria MS nº 1339 de 1999 e do Manual de Procedimentos de doenças relacionados ao trabalho do Ministério da Saúde.
De acordo com a referida portaria, a sílica livre é associada ao surgimento das seguintes moléstias:
- Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão.
- Cor Pulmonale. (Alternativa B)
- Outras Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (Inclui "Asma Obstrutiva", "Bronquite Crônica", "Bronquite Obstrutiva Crônica").
- Silicose. (Alternativa A)
- Pneumoconiose associada com Tuberculose ("Sílico-Tuberculose"). (Alternativa E)
- Síndrome de Caplan. (Alternativa D)
A questão pede a doença que NÃO guarde relação com a sílica. Logo, a alternativa correta é a letra "c", pois a neoplasia maligna da bexiga tem relação com os seguintes agentes ou fatores:
- Alcatrão, Aminas aromáticas, breu, betume, hulha mineral, parafina e produtos de resíduos dessas substâncias.
- Emissões de fornos de coque.
GABARITO: LETRA C