SóProvas


ID
2862754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma empresa pretende modelar um banco de dados multidimensional para tomada de decisão na área de vendas. O gerente da área quer poder avaliar os dados históricos de vendas, por código ou nome de produto, por mês/ano, por loja e por cidade (há várias lojas em uma mesma cidade; das cidades é registrado apenas o seu nome; é necessário registrar em que cidade está cada loja).


Nesse banco de dados bem projetado, segundo um esquema estrela, haverá

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar: o gerente quer poder avaliar os dados históricos de vendas, por código ou nome de produto, por mês/ano, por loja e por cidade. Ele traz outra informação importante: há várias lojas em uma mesma cidade; das cidades é registrado apenas o seu nome; é necessário registrar
    em que cidade está cada loja. 
    Como ele quer avaliar as vendas por produto, mês/ano, loja e cidade, já podemos identificar as dimensões: Produto, Tempo e Loja... Note que é necessário registrar em que cidade está cada loja, portanto cidade é um atributo da tabela loja.

  • Dúvida aqui: o fato de lugar ser um atributo de loja não tornaria esse desenho Snowflake ao invés de Estrela?

  • Note que a dimensão produto irá ter seus atributos (nome, descrição, categoria....). Como sempre temos a dimensão temporal, essa possui seus atributos (diário, semanal, mensal....). Agora vem o "pulo do gato" : Se formos criar uma dimensão_loja, se existem várias lojas em uma cidade, como posso identificá-la? Logicamente, com seus atributos! E quais são? Bom, a loja é singularizada por sua localização. Por exemplo : Cacau Show de São Paulo. Pois é essa seu atributo.

    Observe que o fato vendas vai ter FK - Código_do_Produto / FK - Período / FK - Loja / Quantidade vendida.

    Agora vamos para a informação dada pela questão que a mata : O esquema é estrela, ou seja, não há tabelas dimensão para tabelas dimensão (hierarquizadas). Portanto, se fôssemos criar uma no estilo Floco de Neve, que é normalizada, criaríamos uma outra tabela "Dimensão_cidade" depois referenciaríamos a tabela com uma FK na dimensão_loja.

    No caso, a dimensão_loja vai ser : Nome da loja / FK - Localização (PK da tabela dimensão_cidade).

    Algum erro, por favor, avisem.

  • O esquema estrela é um jeito de representar a modelagem dimensional em um SGBD relacional, com o uso de tabelas. Nele, nós representamos os eventos registrados em uma tabela fato, e as características que irão descrever esse evento em tabelas de dimensão. No caso descrito, é fácil perceber que irão existir a tabela fato vendas e suas dimensões produto, tempo e loja.

    As cidades são caracterizadas apenas pelo seu nome e servem apenas para identificar o local em que cada loja está localizada. Como na modelagem dimensional organizamos todas as informações associadas a um mesmo conceito em uma mesma tabela, em uma abordagem desnormalizada, o atributo cidade pode ficar dentro da dimensão loja!