SóProvas


ID
2863207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca de temas diversos da atualidade, julgue o próximo item.


A parceria de países da América Latina com a China faz parte da geopolítica de aumento da influência desse país asiático no cenário internacional.

Alternativas
Comentários
  • certo

     

     

     

    A China é atualmente o país que mais cresce no mundo, por essa razão tem se destacado no cenário geopolítico mundial.


    O país tem exercido grande influência política, militar e econômica no cenário regional e internacional graças a fatores determinantes, como grande extensão de seu território (ocupa o terceiro lugar em dimensão), elevadíssimo número de habitantes (cerca de 1,3 bilhão, o mais populoso do mundo) e dinamismo de sua economia (atualmente é a economia que apresenta maiores índices de crescimento em todo o planeta).

     

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/china-uma-potencia-mundial.htm

  • Geopolítica: é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia, ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Geopol%C3%ADtica

  • diferença entre ambas as expressões encontra-se, grosso modo, na abordagem que cada uma realiza: enquanto a Geografia política preocupa-se com as relações e caracterizações espaciais relacionadas ao poder do Estado, a Geopolítica pauta-se nas estratégias e relações internacionais envolvendo os Estados, suas ...

  • Me lembrei dos BRICS, TEM ALGO A VER???????.......... RSRSRSR ....Bom acertei rsrsrsr

  • CERTO

    Por ser a segunda maior economia do mundo, atrás somente dos EUA, a China é, atualmente, um grande ator no cenário geopolítico mundial. Mas, para além das questões econômicas, a China quer se firmar como uma liderança global, capaz de não apenas ser uma potência regional, mas de ameaçar a hegemonia mundial dos EUA.

    Historicamente, os Estados Unidos sempre possuíram uma forte influência no cenário político e econômico da América Latina. Por isso, no século XXI, a China tem buscado expandir a sua área de influência na América Latina, por meio de projetos de financiamento, aquisição de matérias-primas e obras de infraestrutura na região. A China aplica essa mesma política na África e na Ásia.

    Fonte: Estratégia Concursos