SóProvas


ID
2863342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    As fontes de energia, os transportes e as telecomunicações constituem três elementos básicos da infraestrutura econômica — e, em particular, industrial — de um país. São condições para a sua modernização e, ao mesmo tempo, indicadores de desenvolvimento e da sustentabilidade ambiental.

José William Vesentini. Geografia: o mundo em construção. Ática, vol. 2, 2013, p. 41 (com adaptações)

Acerca do assunto abordado nesse fragmento de texto, bem como de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Os rios navegáveis das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil fazem que o transporte aquaviário seja de importância primordial para a exportação brasileira de commodities.

Alternativas
Comentários
  • Centro-Peste não tem transporte aquaviário.

  • Rubens, temos sim hidrovias que fazem o transporte aquaviário no Centro-Oeste. Apenas não são de importância primordial para nossas exportações.

    Veja os textos a seguir:

    A hidrovia do Tocantins-Araguaia é uma das principais vias de transporte do corredor Centro-Norte brasileiro. Por estar localizada no Cerrado, a maior região produtora de grãos do País, tem potencial para se transformar numa das mais importantes vias de águas navegáveis do País.

    A hidrovia tem vias navegáveis, terminais hidroviários e estruturas de transposição de nível, como as duas eclusas de Tucuruí, com 210 metros de comprimento, 33 metros de largura e 3,5 metros de profundidade mínima.

    A hidrovia do Tocantins-Araguaia está inserida na segunda maior bacia do Brasil, e é composta por 4 bacias hidrográficas: Araguaia, Marajó, Pará e Tocantins, localizadas na porção central do País entre as regiões norte e centro-oeste. A área total dessas bacias é de 918.243 km², abrangendo parcialmente o território do Pará (PA), Mato Grosso (MT), Tocantins (TO), Maranhão (MA) e Goiás (GO), além de pequena porção do norte do Distrito Federal.

    Principais cargas: semi-reboque Baú; combustíveis e óleos minerais e produtos; soja e milho (ANTAQ, 2015).

    Fonte:http://www.dnit.gov.br/modais-2/aquaviario/hidrovia-do-tocantins-araguaia

    Hidrovia do Paraná-Tietê consiste em uma das principais vias hidroviárias em funcionamento no País. É composto pelo rio Paraná, entre São Simão e Itaipu; rio São José dos Dourados, nos primeiros 40 km de jusante; Canal Pereira Barreto; rio Tietê entre a sua foz e a cidade de Anhembi (SP); Rio Piracicaba da foz até a ponte da SP 181. É uma importante via para o escoamento da produção agrícola dos estados do Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO) e parte de Rondônia (RO), Tocantins (TO) e Minas Gerais (MG).

     Situada entre as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, permite a navegação e, consequentemente, o transporte de cargas e de passageiros ao longo dos rios Paraná e Tietê. Um sistema de eclusas viabiliza a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nos dois rios. A hidrovia possui uma extensão de 2.400 km, sendo 1.600 km no rio Paraná e 800 km no rio Tietê.

    https://www.dnit.gov.br/modais-2/aquaviario/hidrovia-do-tiete-parana

  • Há rios navegáveis e sem uso para transportes na região Norte e no Centro-Oeste, como a hidrovia do Tocantins-Araguaia. Entretanto, apesar da sua importância, não podemos considerar o transporte aquaviário como primordial para as exportações brasileiras, que possuem predominância do transporte rodoviário.

  • De extrema importância; que se consegue destacar entre os demais; principal, essencial. Etimologia (origem da palavra primordial).

    olha a importância de se saber o sinonimo da palavra.

  • Aquaviário é para transporte interno, e não para exportação.