SóProvas


ID
2863528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As fontes de energia, os transportes e as telecomunicações constituem três elementos básicos da infraestrutura econômica — e, em particular, industrial — de um país. São condições para a sua modernização e, ao mesmo tempo, indicadores de desenvolvimento e da sustentabilidade ambiental.

José William Vesentini. Geografia: o mundo em construção. Ática, v. 2, 2013, p. 41 (com adaptações).

Acerca do assunto abordado nesse fragmento de texto, bem como de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Apesar do vasto litoral brasileiro, a navegação de cabotagem ainda é de insignificante relevância na matriz hidroviária de cargas no país.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

    Erra quando afirma que a navegação de cabotagem ainda é de insignificante relevância na matriz hidroviária de cargas no país, pois ela existe. O que acontece é a falta de investimento nos portos, etc, o que ocasiona uma ineficiência, mas não insignificância.

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabotagem


    Cabotagem no Brasil[editar | editar código-fonte]

    Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal, cabotagem é "o transporte de cargas realizado entre os portos ou cidades do território brasileiro, utilizando a via marítima ou vias navegáveis interiores".

    O litoral do Brasil, por possuir uma costa de grande extensão (próximo aos 8 500 quilômetros), favorece a navegação marítima e principalmente a utilização da cabotagem entre portos. Ainda segundo o Ministério da Agricultura, entre 2003 e 2008 houve um aumento de mais de 350% no transporte por cabotagem no país.

  • "atualmente a cabotagem representa 9,6% da matriz brasileira de transporte de carga... " isso não seria insignificante????

  • Carol Ni, a referência é a estrutura hidroviária... não o transporte de carga.

  • http://www.tecnologistica.com.br/portal/artigos/66018/um-retrato-da-navegacao-de-cabotagem-no-brasil/
  • ERRADO

    O Brasil é um país continental, com 8 mil quilômetros de costa. Nada mais normal do que usarmos essa estrada natural para transporte de carga. Nos últimos 10 anos, a cabotagem – navegação costeira entre portos do mesmo país – vem crescendo em um ritmo acelerado no Brasil. Foram adquiridas, nesse período, 21 embarcações de bandeira brasileira, em um investimento da ordem de R$ 3,5 bilhões.

    https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-cabotagem-no-brasil-e-o-desequilibrio-entre-os-modais/

  • A navegação de cabotagem, aquela realizada ao longo da costa brasileira, ganhou uma nova relevância depois da greve dos caminhoneiros, que aconteceu no final de maio em todo o País.

    Nos últimos 10 anos esse modal cresceu uma média de 12 % ao ano no Brasil segundo a ABAC (Associação Brasileira dos armadores de cabotagem)

    https://www.portosenavios.com.br/noticias/geral/cabotagem-cresce-apos-greve-nacional-dos-caminhoneiros

    https://blog.conexos.com.br/navegacao-de-cabotagem-o-que-e/

  • A navegação de cabotagem, apesar de não ser um termo recente, ainda não é muito reconhecida no Brasil. Existem diversas vantagens que ela pode proporcionar para uma cadeia logística, incluindo a redução de custos com transporte.

    A cabotagem é um tipo de transporte realizado entre os portos de um único país. No caso do Brasil, ela pode ser considerada bem promissora, devido à grande extensão de costa navegável que nós temos.

    Naturalmente ela ocorre no mar, mas também pode ser feita em lagos ou rios — como acontece em algumas operações de envio de cargas para Manaus.

  • Se tirassem 10% da sua remuneração, isso seria insignificante?

  • Questão ficou meio dúbia.

  • Somos um país com as maiores estruturas e áreas portuárias do mundo, grande parte ( pra nao dizer tudo) das exportações são enviadas por navios cargueiros (cabotagem)

  • Essa questão tem uma pegadinha bem sutil: se fosse afirmado que a cabotagem ainda é irrelevante na matriz de transportes de cargas estaria correto:

    Atualmente, a cabotagem não chega a representar 10% da matriz, enquanto o rodoviário responde por 65% do transporte de carga nacional. (tirado do site da CNT)

    Porém o enunciado se refere a matriz hidroviária de cargas.

  • Essa questão tem uma pegadinha bem sutil: se fosse afirmado que a cabotagem ainda é irrelevante na matriz de transportes de cargas estaria correto:

    Atualmente, a cabotagem não chega a representar 10% da matriz, enquanto o rodoviário responde por 65% do transporte de carga nacional. (tirado do site da CNT)

    Porém o enunciado se refere a matriz hidroviária de cargas.

  • O que é o transporte de cabotagem?

    O termo se refere à navegação entre portos do mesmo país. Essa alternativa de transporte pode ocorrer pela costa marítima, mas não se limita a ela, podendo se estabelecer em vias de rios e lago