SóProvas


ID
2863558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A estrutura dos sistemas operacionais modernos possibilita implementação de tolerância a falhas, contemplando projetos de interoperabilidade e virtualização, nativa ou não, de seus códigos. A esse respeito, julgue o item que se segue.


A metodologia mais comum de emulação de sistemas é a paravirtualização de sistemas, que induz sistemas operacionais convidados a acreditar que estejam sendo executados diretamente no hardware.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA.


    Na paravirtualização, os SOs convidados precisam ser alterados para poderem executar seus comandos na máquina virtual. Por esse motivo, eles sabem exatamente que estão em uma VM.


    A assertiva estaria correta se estivesse falando da virtualização total.

  • não é uma abstração completa

    ao invés de fazer chamadas sensíveis, ele faz chamadas hypervisor

    Código fonte do S.O hóspede é modificado para as chamadas sensíveis serem substituídas por chamadas a uma API

  • GAB: ERRADO

    paravirtualização é outra abordagem para a virtualização de servidores onde, ao invés de emular um ambiente de hardware completo, a paravirtualização age como uma camada fina, que garante que todos os sistemas operativos hóspedes partilhem os recursos do sistema e convivam harmoniosamente.

  • Gabarito ERRADO - Na paravirtualização é necessário modificar os sistemas hóspedes para dar-lhes a consciência de rodarem sobre um hypervisor.

  • ERRADO

    Afirmativa: "A metodologia mais comum de emulação de sistemas é a paravirtualização de sistemas, que induz sistemas operacionais convidados a acreditar que estejam sendo executados diretamente no hardware."

    Neste caso a afirmativa está falando referente a virtualização total (bare metal), ou seja acima do hardware está o hypervisor que simula o hardware para o SO, um exemplo desse tipo seria o software: Citrix XenServer.

    Já na paravirtualização (hosted), temos o hardware, depois um sistema operacional e depois um software de virtualização, um exemplo disso seria: Virtual Box.

  • Gab ERRADO.

    Na paravirtualização, o hypervisor deixa as máquinas virtuais saberem que estão sendo virtualizadas, de forma que a máquina que está sendo virtualizada coopere com o hypervisor,aumentando a eficiência do sistema

  • Na paravirtualização, as maquinas virtuais enxergam certa abstração do hardware

  • ERRADO

    A virtualização consiste na emulação de ambientes isolados, capazes de rodar diferentes sistemas operacionais dentro de uma mesma máquina, aproveitando ao máximo a capacidade do hardware. A virtualização total tem por objetivo fornecer ao sistema operacional visitante uma réplica do  hardware  subjacente.

    Já a para virtualização é uma alternativa à virtualização total. Nesse modelo de virtualização, o sistema operacional é modificado para chamar o VMM sempre que executar uma instrução que possa alterar o estado do sistema, uma instrução sensível. Isso acaba com a necessidade de o VMM testar instrução por instrução, o que representa um ganho significativo de desempenho. Outro ponto positivo da para-virtualização é que os dispositivos de  hardware  são acessados por  drivers  da própria máquina virtual, não necessitando mais do uso de  drivers  genéricos que inibiam o uso da capacidade total do dispositivo.

  • Gabarito errado

    Complementando :

    >>> Diferença entre emulador e máquina virtual: a diferença entre eles é que o emulador reproduz de forma apurada o comportamento de um hardware, enquanto a máquina virtual cria um ambiente isolado. 

  • A metodologia mais comum de emulação de sistemas é a paravirtualização de sistemas, que induz sistemas operacionais convidados a acreditar que estejam sendo executados diretamente no hardware.(ERRADO)

    # analisando

    a virtualização total faz o S.O convidado acreditar que está rodando diretamento no hardware, pois o kernel não é modificado para rodar a virtualização específica, sendo, portanto, os drives todos genéricos, o significa que não há alterações relevantes no sistema.

    AVANTE

  • Uma forma diferente de virtualização é conhecida como a paravirtualização. Ela é bastante diferente da virtualização completa, pois nunca busca apresentar uma máquina virtual que pareça exatamente igual ao hardware subjacente. Em vez disso, apresenta uma interface de software semelhante a uma máquina que expõe explicitamente o fato de que se trata de um ambiente virtualizado.

    Fonte: 4_a_EDICAO_SISTEMAS_OPERACIONAIS_MODERNO (TANENBAUM)

  • É na virtualização completa que o SO acredita estar executando diretamente

    sobre o hardware.

    Na paravirtualização o SO convidado precisa ser modificado.

    A virtualização completa ou total realiza toda a abstração do sistema

    físico, com o objetivo de fornecer ao sistema operacional hóspede uma

    réplica do hardware virtualizado pelo hospedeiro. Este tipo dispensa a

    necessidade de modificar o SO convidado, que trabalha desconhecendo que há

    virtualização.

    A paravirtualização requer a modificação do SO convidado. O sistema

    operacional visitante é modificado e passa a ter conhecimento que está rodando

    sobre a VM. O hóspede modificado, então, não executa instruções privilegiadas

    diretamente, mas recorre ao hypervisor quando necessitar delas.

    Gabarito: Errado.