SóProvas


ID
2863567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à integração dos sistemas operacionais modernos com as atuais arquiteturas computacionais, o que possibilita interações dos sistemas com serviços de armazenamento, padrões de disco e tecnologias de becape.


O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape, seja ele completo ou não.

Alternativas
Comentários
  • São 4 os tipos de becape:


    Backup Full ou Completo

    O mais básico e completo tipo de backup é o full. Como o próprio nome diz, o backup full faz cópias de todos dados para outro conjunto de mídia, que pode ser fita, disco, um DVD ou CD. Se uma organização possui a política de realizar backup todos os dias, todos os dados serão copiados diariamente, independente de terem sido modificados ou não.

     

    Backup Incremental

    O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo. O ultimo backup pode ser um backup full, diferencial ou incremental. Um backup full é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup.


    Backup Diferencial

    A operação de backup diferencial é semelhante a um incremental na primeira vez em que é realizada, na medida em que irá copiar todos os dados alterados desde o backup anterior. No entanto, cada vez que é executado após o primeiro backup, serão copiados todos os dados alterados desde o backup completo anterior e não com relação ao último backup. Diferente do que foi exposto. Gabarito ERRADO.


    Backup Incremental para sempre (progressivo)

    Funciona como o backup incremental. O que faz um backup incremental para sempre diferente de um backup incremental é a disponibilidade dos dados. Como você deve se lembrar, a recuperação de um backup incremental requer o backup completo, e cada backup subsequente até o backup que você precisa recuperar. A diferença do backup incremental para sempre é que ele automatiza o processo de recuperação, de modo que você não tem que descobrir quais conjuntos de backups precisam ser recuperados. Em essência, o processo de recuperação de dados do incremental para sempre torna-se transparente e imita o processo de recuperação de um backup completo.

    (fonte: http://www.aliancatecnologia.com/conteudo/2015/05/quatro-tipos-de-backup/)



  • Diferencial...alterados desde o último becape completo.

  • Errado

    O que é um backup diferencial?

    Um backup diferencial é uma cópia dos dados criados e modificados desde o último backup completo.

    Fonte: https://www.uranium-backup.com/pt-br/support/qual-diferenca-entre-backup-incremental-e-diferencial/


  • Becape diferencial : copia os arquivos novos ou alterados desde o último backup global ou incremental.

  • errado, esse dito acima é o INCREMENTAL, o diferencial possui alta REDUNDÂNCIA.

  • Backup deferencial: Neste tipo de backup, os marcadores não são alterados. Por isso, todos os diferenciais irão considerar todos os arquivos modificados desde o último backup total.

  • O Diferencial analisa o último backup completo, enquanto o incremental utiliza o ultimo, independente de qual seja.

  • ERRADA.

    O Backup Diferencial se baseará no ultimo backup completo ou incremental, destes o mais recente.

  • COMI= APAGA

    Completo e Incremental apagam a bandeira de marcação!

  • Gab: Errado

    O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, ... (Certo)

    Como o becape diferencial não desmarca os atributos do arquivo/pasta, a cada novo becape diferencial os arquivos/pastas que foram salvos no último becape diferencial são salvos novamente, assim demora para realizar, mas fica mais rápido para restaurar, já que estão tudo no último becape diferencial feito e não espalhado em vários becapes diferenciais.

    .

    .

    ... é feito a partir de um becape completo ... (Certo)

    Certo, mas não só, já que o becape diferencial também pode ser feito a partir de um becape incremental.

    .

    .

    ... e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape, seja ele completo ou não. (Errado)

    Não é desde o último becape de uma maneira geral. É apenas desde o último becape completo ou incremental.

  • O becape diferencial sempre irá utilizar o normal/completo como referência para ver alterações feitas e então copiar somente o que há de diferente. Isso porque no diferencial os arquivos que foram copiados após o becape completo não serão sinalizados/marcados como cópia.

    O erro da questão está em dizer que o becape diferencial irá restaurar desde o completo ou outro becape realizado.

    O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape, seja ele completo ou não.

  • Resposta : Errado

    Backup Diferencial

    Quem ele copia?

    Arquivos que precisam ( criados ou modificados )

    O que faz depois?

    Não marca os arquivos originais ( não desmarca o atributo deles ).

  • A cada dia : becape diário.

    E

  • Para realizar essa função de forma eficiente, o gestor de TI deve dominar os principais conceitos sobre o tema. Torna-se essencial, portanto, conhecer quais são os tipos de backup profissionais existentes. 

    O backup completo é aquele no qual se realiza a cópia de todos os arquivos de determinado ambiente ou servidor, para outro local de armazenamento, seja local, virtual ou em nuvem..

    Sua principal vantagem é a existência de uma reprodução fiel e completa de todas as informações do ambiente em questão.

    Dos tipos de backup, é o que demanda maior espaço de armazenamento e demora mais para ser completado, justamente pelo volume de dados ser maior.

    Porém, garante segurança de que todos os dados existentes estarão protegidos e principalmente é a base para que você tenha um Disaster Recovery efetivo, ou seja, conseguir recuperar todo seu ambiente em caso de perda total dos dados.

    O diferencial é semelhante ao incremental. Porém, os dados copiados são os alterados em relação ao último Backup Completo, armazenando mais dados do que o incremental.

    Em questão de velocidade de realização do procedimento, ele é o intermediário entre os três tipos de backup. Pois requer mais espaço de armazenamento do que o incremental.

    Devido sua maior facilidade de recuperação, a grosso modo, há uma maior segurança dos dados armazenados, diminuindo as chances de perda no processo.

    sta é uma nova modalidade de backup e que tem sido bastante utilizada pelas empresas mais atualizadas. Ele é bem semelhante ao incremental, porém, seu diferencial está na disponibilidade dos dados.

    Ele permite a automatização do processo de recuperação de dados, de forma que você não necessita verificar quais bancos de dados necessitam ser recuperados.

    Diferente do backup incremental comum, que necessita do backup completo e todos os subsequentes para resgatar as informações desejadas.

    Funciona como uma espécie de backup completo, com agilidade e transparência em seu uso, sendo mais rápida a recuperação.

    Além disso, por necessitar apenas de um backup full, a necessidade de espaço de armazenamento é menor do que a dos demais tipos.

    Assim, torna-se uma boa alternativa para conseguir uma maior agilidade no processo de backup e recuperação, bem como economizar espaço, especialmente em tempos de Nuvem, que normalmente você paga pelo espaço utilizado.

    techau brigado!!!!!!!! Foco PCDF........

  • GABARITO: ERRADO

    O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape (FULL)

    O BECAPE DIFERENCIAL SEMPRE OLHA O BECAPE COMPLETE (FULL)

  • esse seria o incremental.
  • Bem, vamos comentar os comentários dos colegas:

    A afirmação da Michelle Moraes contém dois erros:

    (1) Tanto o backup diferencial como o incremental copiam os arquivos criados ou modificados desde o último backup normal ou incremental. 

    (2) O erro da questão que ela aponta nem é abordado. A questão não fala de de restauração.

    A afirmação do Jonathas Pablo também tá errada, pois o bck INCREMENTAL não necessariamente diminui a quantidade de fitas. Ele apenas ocupa menos espaço naquele volume, porque os bcks do incremental são apenas os q sofreram alteração. E outra: o diferencial possui alta REDUNDÂNCIA somente se vc armazena-lo em fitas separadas a cada novo backup, ou se vc não sobrescreve-lo(vide comentário abaixo)...como ele vai acumulando, talvez isso não seja necessário.

    O melhor comentário é o do Bruno Coelho. Porém, eu discordo na parte da diminuição da quantidade de fitas.

    Por exemplo, se vc usar uma fita de 1TB para fazer bck incremental em uma rede que cria 10MB de arquivos por dia, supondo que o bck é feito sempre às Sextas a meia noite, e q essa empresa funciona de Segunda a Sexta, ao final da semana vc tera 50MB, e uma fita! Perceba q, na Segunda, vc terá 10MB, na Terça, mais 10MB, na Quarta, mais 10, na Quinta, outros 10, e, finalmente, na Sexta, outros 10MB, q, somados, ocuparão 50MB de espaço ocupado, e 1 fita de 1TB!

    Se vc fizer backup diferencial, na Segunda, vc terá 10MB, na Terça, teŕa 20MB de espaço ocupado, na Quarta, terá 30MB, na Quinta, terá 40MB, e, finalmente, na Sexta, terá os mesmos 50MB de espaço ocupado cumulativamente, caso vc sobrescreva o backup anterior. Veja q não é necessário vc ter muitos backups diferenciais, pois o último possui todas as copias anteriores. Vc até pode fazer isso, mas é um custo desnecessário.

  • São 4 os tipos de becape:

    Backup Full ou Completo

    O mais básico e completo tipo de backup é o full. Como o próprio nome diz, o backup full faz cópias de todos dados para outro conjunto de mídia, que pode ser fita, disco, um DVD ou CD. Se uma organização possui a política de realizar backup todos os dias, todos os dados serão copiados diariamente, independente de terem sido modificados ou não.

     

    Backup Incremental

    O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo. O ultimo backup pode ser um backup full, diferencial ou incremental. Um backup full é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup.

    Backup Diferencial

    A operação de backup diferencial é semelhante a um incremental na primeira vez em que é realizada, na medida em que irá copiar todos os dados alterados desde o backup anterior. No entanto, cada vez que é executado após o primeiro backup, serão copiados todos os dados alterados desde o backup completo anterior e não com relação ao último backup. Diferente do que foi exposto. Gabarito ERRADO.

    Backup Incremental para sempre (progressivo)

    Funciona como o backup incremental. O que faz um backup incremental para sempre diferente de um backup incremental é a disponibilidade dos dados. Como você deve se lembrar, a recuperação de um backup incremental requer o backup completo, e cada backup subsequente até o backup que você precisa recuperar. A diferença do backup incremental para sempre é que ele automatiza o processo de recuperação, de modo que você não tem que descobrir quais conjuntos de backups precisam ser recuperados. Em essência, o processo de recuperação de dados do incremental para sempre torna-se transparente e imita o processo de recuperação de um backup completo.

  • GAB.: ERRADO

    O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape COMPLETO.

  • COMPLETO

    "seja ele completo ou não."

  • "O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo" Correto

    "a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape"

    Pode ser

    "seja ele completo ou não"

    Errado, tem que ser backup completo.

  • GABARITO: ERRADO.

  • Assertiva E

    O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape, seja ele completo ou não.

  • Não pode ser a partir do incremental?

  • Gab.: ERRADO!

    O backup diferencial olha para o completo!

  • Esse é o incremental

  • O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape, seja ele completo ou não. ERRADO

    O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape COMPLETO. CERTO

  • DifereNcial: copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal/completo;

  • GAB E

    DifereNcial

    Copia todos os arquivos criados ou alterados desde o último backup Completo

    Não marca que ocorreu backup

    Não altera Flag archive, ou seja, o atributo de arquivo NÃO é desmarcado

  • ERRADO

    CERTO

    Backup completo, total ou full: Copia todos os arquivos.

    Backup incremental: Copia apenas os arquivos alterados ou criados após o último backup (qualquer um)

    Backup diferencial: Copia os arquivos alterados ou criados após o último backup completo. Diferente do incremental que se baseia no último backup, independente do tipo. 

    >>Dica extra

    CARTILHA CERT: Uma política de proteção bastante comum é fazer um backup completo pelo menos uma vez por semana e nos demais dias fazer backups incremental

  • Esse é o incremental

  • Sequência para ajudar gravar: CDI

     

    Completo              = todos os arquivos

    Diferencial             = alterados ou criados após o último completo

    Incremental           = alterados ou criados após o ÚLTIMO, independente de qual seja

  • O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape, seja ele completo ou não.

    O que fez a questão fica errada é a parte final: seja ele completo ou não.

  • O backup diferencial compara SEMPRE com o último backup completo.

  • gab e

    Sempre que criamos um arquivo, ele ganha uma marcação (A) chamada de Atributo. ''flag archive''.

    Esse Atributo significa: ''um novo doc criado, está sem backup, pode ser perdido''. Ele fica marcado até que se faça um backup.

    backup completo \ full \ normal: salvará marcados e desmarcados com o ''A''. e Os mantém desmarcados. (já realizados)

    backup diferencial: Salva somente novos docs (A) e os mantém marcados ainda. (p\ serem feitos de novo, cumulativos)

    backup incremental: Salva somente novos docs (A), e os mantém desmarcados. (já realizados)

    BASE DE REALIZAÇÃO:

    Diferencial: usa de base o último backup completo.

    Incremental: usa de base qualquer ultimo backup atualizado. (completo, diferencial ou incremental)

  • pega ratão : "ou não. "

  • Pessoal, tomem cuidado!

    O backup diferencial compara os arquivos do computador com o último completo OU último incremental. Ou seja, o mais recente!

    Cuidado ao pensar que o Diferencial compara apenas o completo!!

  • Gabarito: errado

    Prova: CESPE / CEBRASPE - 2020 - Ministério da Economia - Tecnologia da Informação - Segurança da Informação e Proteção de Dados

    Um sistema de backup diferencial permite o salvamento apenas dos dados que tiverem sido alterados desde o último backup completo.(CERTO)

    Provas: CESPE / CEBRASPE - 2020 - Ministério da Economia - Técnico de Complexidade Intelectual - Arquivologia 

    No backup diferencial, é realizada apenas a cópia dos arquivos alterados e que estiverem diferentes em relação ao último backup. (errado)

  • No backup diferencial, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo (full) são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é maior, e o tempo para restauração dos dados é menor

    SOMENTE A PARTIR DO BACKUP COMPLETO

    PMAL 2031

  • Errado- o becape diferencial terá como referência o último becape completo.

  • O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia (não necessariamente), é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape, seja ele completo ou não(completo ou incremental; não diferencial).

    CUIDADO AO FZR QUESTÕES DE OUTRAS BANCAS:

    (FAUGRS / TJ-RS - 2018) Como se denomina o tipo de backup que contém somente arquivos que foram criados (novos) ou modificados desde o último backup realizado, independentemente do tipo deste último backup? GAB: b) Incremental.  entendimento diferente do cespe

  • O difereNcial, Não marca os arquivos que foram copiados no ultimo backup completo. Ele é conhecido por acumular uma vez que Não marca. Por isso não é possível dizer que ele tem a intenção de diminuir a quantidade de fitas.

  • "e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape" errado

    Não é desde o último becape, porque se o último tiver sido um becape diferencial os arquivos não foram marcados, assim serão copiados todos os arquivos de novo...

    Estaria correto se tivesse escrito que é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape completo, ou incremental, porque estes marcam os arquivos...

  • Gab: Errado.

    Becape normal = Uma copia geral e deixa marcado;

    Becape incremental = Uma copia do que foi alterado desde o ultimo becape normal, deixa marcado e não acumula;

    Becape diferêncial = Uma copia desde o ultimo becape normal e diferencial e não marca; (chamado também de acumulativo, pois faz copia do normal e diferencial);

  • O backup pode ser integral (completo), incremental ou diferencial:

    • Backup Completo: todos os arquivos e pastas na unidade sofrem o backup.

    • Backup Incremental: realiza um backup dos arquivos novos ou alterados desde o último backup, incremental ou completo.

    • Backup Diferencial: realiza um backup dos arquivos que foram alterados desde o último backup completo.

    SERTÃO!!

  • Hoje não, CESPE.

    -

    O becape diferencial, utilizado para diminuir a quantidade de fitas a serem lidas e gravadas, é feito a partir de um becape completo e, então, a cada dia, é feito um novo becape de todos os arquivos que foram alterados desde o último becape, seja ele completo ou não.