-
Gab C.
Uma onda de rádio pode propagar-se em várias direções. Por reflexões sucessivas, um sinal fonte pode ser levado a alcançar uma estação ou um ponto de acesso seguindo caminhos múltiplos (multipath).
A diferença de tempo de propagação (o chamado prazo de propagação) entre dois sinais que seguiram caminhos diferentes pode provocar interferências no receptor porque os dados recebidos se sobrepõem. Estas interferências tornam-se cada vez mais importantes quando a velocidade de transmissão aumenta porque os intervalos de tempo entre os dados são cada vez mais curtos. Assim sendo, os caminhos de propagações múltiplos limitam a velocidade de transmissão nas redes sem fio.
Fonte de pesquisa: https://br.ccm.net/contents/820-propagacao-das-ondas-de-radio-802-11
-
Quando uma onda rádio encontra um obstáculo, a totalidade ou parte da onda é refletida, com uma perda de potência. A atenuação cresce com o aumento da frequência ou da distância. Além disso, durante a colisão com um obstáculo, o valor da atenuação depende muito do material que compõe o obstáculo. De modo geral, os metálicos provocam uma forte reflexão, enquanto que a água absorve o sinal.
-
Questão Certa
Ela apenas afirma que quanto mais parede pior o sinal fica!
-
O fenômeno de enfraquecimento (atenuação) de sinal por caminhos múltiplos é devido à reflexão do sinal quando atinge objetos interferentes.
-
FORMAS DE DEGRADAÇÃO DO SINAL
O sinal enviado em um meio sofre degradação, ou seja, estes são fenômenos que prejudicam a transmissão da mensagem. Podemos dividi-los em 3 tipos:
Atenuação – perca gradativa da amplitude do sinal ao longo do espaço tempo. Desta forma, quanto maior a distância a ser transmitida, maior será a atenuação do sinal. Uma maneira de tentar corrigir estes erros é a inserção de repetidores no meio do caminho.
Ruído – são interferências internas ou externas no sinal que se deseja transmitir. A própria variação de temperatura as quais os equipamentos eletrônicos estão submetidos em seu funcionamento afetam o sinal (ruído térmico). Pode ocorrer também distorções ao se alterar as frequências em um mesmo meio (intermodulação) e ainda quando um canal próximo interfere no outro (crosstalk ou linha cruzada).
Reflexão ou Eco – é o fenômeno que ocorre quando uma onda incide sobre um obstáculo e retorna ao meio de propagação, mantendo as características da onda incidente.
-
EFEITOS INDESEJÁVEIS NA CAMADA FÍSICA
Atenuação – Perda da força ou intensidade do sinal se propagando ao longo de um percurso. Varia conforme a frequência ou comprimento de onda (ps: O comprimento de onda do termo refere onda como a propriedade da luz. É uma medida da distância que um único ciclo de uma onda eletromagnética cobre enquanto viaja através de um ciclo completo).
Distorção – Modificação indesejável na forma de um sinal. A distorção pode resultar do comportamento não-linear de alguns dos componentes que compõem o percurso do sinal ou pela simples resposta em frequência do meio de transmissão ( Resumindo: Também varia com a frequência).
Interferência – Superposição de sinais no domínio da frequência. A forma mais comum de interferência consiste na adição de um sinal exterior ao sinal transmitido. No caso dos sinais elétricos ou eletromagnéticos, a interferência é introduzida por indução eletromagnética no meio de transmissão ou no dispositivo receptor (antena).
Ruído térmico – Energia indesejável proveniente de outras fontes que não o transmissor. (Ao contrário da interferência, estes sinais indesejados são de natureza aleatória, não sendo possível prevê o seu valor num instante de tempo futuro) Apresenta-se sob várias formas, como térmico, impulsivo e de linha cruzada.
-
Gabarito certo.
Segundo kurose,
tal fenomeno ocrre quando porções de onda eletromagnetica se refletem em objetos e no solo e tomam caminhos de comprimentos diferentes entre emissor e receptor resultando em embralhamento do sinal recebido no destinatário.