-
Não entendi, o diagrama de casos de uso não necessariamente deve ser feito após o levantamento de requisitos, pode ser feito também durante o levantamento para melhorar ainda mais o entendimento dos requisitos.
-
pelo que entendi,quando o propósito for para refletir as principais funcionalidades do software o caso de uso deve ser feito após o levantamento.Inverta as frases que talvez seja possivel entender o que esteja sendo cobrado,questão pegadinha e fraca.
-
CERTO
Esse é o tipo de questão que você chuta e fecha os olhos. Tenho visto o CESPE fazer questões muito sem pé nem cabeça no que tange ao conteúdo de TI, questões totalmente dúbias, pois eles têm tentado pegar os candidatos em questões relacionadas ao português, mesmo se tratando de matérias específicas.
Acredito que o gabarito da questão deveria ser ERRADO, pois essa não é uma verdade absoluta, tendo em vista que no enunciado consta a palavra DEVE.
A questão faz sentido e é sim verdadeira, mas a imposição de tal situação não é uma regra em UML.
-
Acho que a grande sacada desta questão está na leitura/português, pois trata-se de uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, ou seja, o intuito não é restringir a elaboração do diagrama de casos de uso após o levantamento de requisitos e sim explicar um dos objetivos relativo a criação do diagrama - refletir as principais funcionalidades do software. Se não houvesse a vírgula separando as 2 orações aí sim estaríamos diante de uma questão incorreta.
Caso eu esteja equivocado por favor me corrijam.
-
Gregor Samsa, a segunda oração na verdade é uma Oração Subordinada Adverbial de Finalidade (ie, o diagrama de casos de uso é elaborado após o levantamento de requisitos, para/a fim de/com a finalidade de refletir as principais funcionalidades do software).
E realmente, invertendo a ordem das orações, a questão faz muito mais sentido:
Para refletir as principais funcionalidades do software, o diagrama de casos de uso deve ser elaborado após o levantamento de requisitos.
Ou seja, no fundo, no fundo, o que a questão está perguntando é se as funcionalidades do software só são descobertas após o levantamento de requisitos.
-
Em 05/01/19 às 00:10, você respondeu a opção E.!
Em 21/02/19 às 20:12, você respondeu a opção E.!
-
esse DEVE e APOS foi de fu$@#$$@#$@#$#@der
2018
A definição de contextos para que os usuários possam agir de maneira semelhante, entendendo melhor quais informações precisam fornecer durante a atividade de elicitação de requisitos, pode ser obtida por meio da aplicação de duas técnicas de elicitação denominadas
A cenários e protótipos.
B entrevistas e observação.
C protótipos e observação.
D cenários e histórias de usuários.
E reuniões com facilitadores e histórias de usuários.
-
Um caso de uso é uma seqüência de ações que o sistema executa ou produz um resultado de valor observável para um ator. Os casos de uso capturam e modelam os requisitos funcionais, servindo como um acordo entre as pessoas envolvidas no desenvolvimento do sistema (stakeholders), descrevendo seu comportamento sob diversas condições conforme responde às requisições dos interessados, denominados atores primários.
Após saber quais as tarefas associadas a cada papel de usuário, é hora de elaborar os casos de uso (use cases) que permitem definir as funções de aplicação que o sistema deverá oferecer para o usuário. Os casos de uso podem ser utilizadas durante a análise e especificação dos requisitos para descrever a funcionalidade do sistema.
Galera, Análise de requisitos é diferente de Levantamento de Requisitos... após o levantamento de requisitos, vc deve analisar os mesmos e definir os requisitos funcionais e não-funcionais... e então com esses criar os casos de uso.
-
@Gregor Samsa, acho que não se trata de uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, pois não retoma um termo e exprime uma consequência. Pra mim, a ideia é de finalidade. Enfim... Tipo de questão que o exame escolhe a resposta e tem justificativa para ambas... segue o baile
-
Os casos de uso são feitos após levantar os requisitos iniciais, não há como prever os requisitos
-
Os casos de uso são feitos após levantar os requisitos iniciais, não há como prever os requisitos