SóProvas


ID
2864812
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A evolução nas condições de vida da civilização acelerou o crescimento demográfico no globo, causando pressão significativa sobre a demanda de recursos naturais e alterando as condições ambientais.


Internet: <www2.ana.gov.br>.


Acerca da temática abordada no texto acima e de temas correlatos, julgue o item subsequente.


Entre os gases de efeito estufa (GEE), o mais abundante é o metano, tendo a industrialização e seus desdobramentos importante papel em seu aumento na atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • A maior concentração de metano advém da criação de gado.

  • Ok. Sabia que o metano é um dos gases geradores do efeito estufa. Mas sabia que não provinha da indústria.

  • CUIDADO COM COMENTÁRIOS ERRADOS!

    NÃO É A CRIAÇÃO DE GADO A MAIOR FONTE DE EMISSÃO DE METANO! ELE É O MAIOR QUANDO VOCÊ COMPARA AOS OUTROS, MAS AS OUTRAS FONTES JUNTAS SÃO BEM MAIORES.....

    Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas; Decomposição de resíduos orgânicos; Fontes naturais (pântanos); Extração de combustível mineral (o metano é extraído de depósitos geológicos como um combustível mineral juntamente com outros combustíveis hidrocarbonetos); Processo de digestão em animais herbívoros; Bactérias encontradas em plantações de arroz; Aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica

  • https://blog.waycarbon.com/2017/02/5-fontes-de-gases-de-efeito-estufa/#:~:text=Onde%20se%20originam%20os%20Gases,g%C3%A1s%20natural%20e%20o%20petr%C3%B3leo.

  • De onde vem o Gás Metano?

    O metano é um gás proveniente de diversas fontes, sendo que as principais são:

    erupções vulcânicas

    decomposição de matéria orgânica

    digestão de alguns animais herbívoros

    metabolismo de algumas bactérias

    extração de combustíveis minerais

    Fonte :https://www.todamateria.com.br/metano/

  • De onde vem o metano? 

    A agricultura é a fonte predominante. 

    As emissões de animais - provenientes de esterco e liberações gastroentéricas - são responsáveis por cerca de 32% das emissões de metano causadas pelo ser humano. O crescimento populacional, o desenvolvimento econômico e a migração urbana estimularam uma demanda sem precedentes de proteína animal e com a população global se aproximando de 10 bilhões, espera-se que esta fome aumente em até . 

    Qual é o grande problema do metano? 

    O metano é o principal contribuinte para a formação do ozônio ao nível do solo, um poluente perigoso do ar e gás de efeito estufa, cuja exposição causa . O metano é também um poderoso gás de efeito estufa. Durante um período de 20 anos, ele é 80 vezes mais potente no aquecimento do que o dióxido de carbono. 

    O metano tem sido responsável por cerca de 30% do aquecimento global desde a época pré-industrial e está proliferando mais rapidamente do que em qualquer outra época desde que a manutenção de registros começou nos anos 80. De acordo com dados da , mesmo quando as emissões de dióxido de carbono desaceleraram durante os bloqueios relacionados à pandemia de 2020, o metano atmosférico disparou para cima. 

    https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/emissoes-de-metano-estao-impulsionando-mudanca-climatica-veja