SóProvas



Questões de Mudanças climáticas


ID
29623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da estrutura agrária e de questões ambientais atuais no
nordeste brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Na região Nordeste, apesar da semi-aridez predominante, é possível encontrar ilhas de umidade, nas quais se registra desenvolvimento agrícola intenso.

Alternativas
Comentários
  •  Região Nordeste

    Ver artigo principal: Agricultura no Nordeste do Brasil

    No Nordeste brasileiro, região formada por nove estados (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) 82,9 % da mão de obra do campo equivale à agricultura familiar.
    A região é a maior produtora nacional de banana, respondendo pelo montante de 34% do total. Lidera, ainda, a produção da mandioca, com 34,7% do total. Segunda maior produtora de arroz, com uma safra estimada para 2008 de um milhão, cento e catorze mil toneladas, em que o Maranhão tem majoritária participação (com 668 mil toneladas). Também ocupa a segunda posição na produção frutícola, com 27% da produção nacional.

    Um dos grandes problemas da região são as estiagens prolongadas, mais fortes nos anos em que ocorre o fenômeno climático do El Niño. Isso provoca o êxodo rural, a perda de produção, minimizados seus efeitos por meio de ações governamentais de emergência, através da construção de açudes e outras obras paliativas, como a transposição do Rio São Francisco. As piores secas dos últimos anos foram as de 1993, 1998 e 1999, a primeira considerada a pior em cinquenta anos.

  • Em relação aos aspectos naturais, há as presenças dos climas equatorial úmido, litorâneo úmido, tropical e tropical semiárido, sendo que o último é predominante. A cobertura vegetal predominante é a Caatinga, mas também há faixas importantes de Mata dos Cocais, Mata Atlântica e Cerrado.

    Fonte: Wikipédia
  • Podemos observar esse fenômeno nessa breve reportagem: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/ilhas-de-umidade-no-sertao-nordestino-1.845332

  • Como exemplo destas ilhas de umidade tem-se as serras úmidas do Nordeste brasileiro. Elas formam ilhas de umidade e de florestas perenes (mata úmida) que contrastam com as condições ecológicas das baixas superfícies aplainadas adjacentes, caracterizadas pela ocorrência de secas prolongadas (sertão). Apesar da importância das serras úmidas, tanto do ponto de vista ecológico quanto cultural e sócio-econômico, a rica diversidade de seus ambientes continua pouco conhecida, sobretudo porque o Nordeste é frequentemente reduzido à sua porção semi-árida (‘polígono das secas’), a mais extensa mais também a menos movimentada.


    Fonte: http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/view/49/23


  • Diante dos comentários abaixo, conclui-se que a alternativa está certa.

  • Certo.

    São os famigerados "brejões".


  • Gabarito CERTO.

    No meio de tanta aridez, a Caatinga surpreende com suas "ilhas de umidade" e solos férteis. São os chamados brejos, que quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões. Nessas ilhas é possível produzir quase todos os alimentos e frutas peculiares aos trópicos do mundo (é a agricultura intensiva, que uni o trabalho na terra mais o capital/lucro). Essas áreas normalmente localizam-se próximas às serras, onde a abundância de chuvas é maior. Através de caminhos diversos, os rios regionais saem das bordas das chapadas, percorrem extensas depressões entre os planaltos quentes e secos e acabam chegando ao mar, ou engrossando as águas do São Francisco e do Parnaíba (rios que cruzam a Caatinga). Das cabeceiras até as proximidades do mar, os rios com nascente na região permanecem secos por cinco a sete meses do ano. Apenas o canal principal do São Francisco mantém seu fluxo através dos sertões, com águas trazidas de outras regiões climáticas e hídricas. Quando chove, no início do ano, a paisagem muda muito rapidamente. As árvores cobrem-se de folhas e o solo fica forrado de pequenas plantas. 

    Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/09/o-que-e-caatinga

     

  • A Zona da Mata é a faixa litorânea nordestina, caracterizada por intensa umidade. Inclusive, originalmente lá havia cobertura da Mata Atlântica. Atualmente é a região mais povoada e desenvolvida do Nordeste.

  • falou em ilha de humidade basta lembrar dos brejos e mata atlantica.

  • A Zona da Mata pernambucana é dividida em duas regiões, a mata seca (N) e a mata úmida (S).

  • O meu brejo é frio que é uma beleza.


ID
29629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da estrutura agrária e de questões ambientais atuais no
nordeste brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A escassez de chuvas durante as secas no nordeste brasileiro reduz a produção agrícola e causa desemprego generalizado no campo. Esse condicionamento dos problemas sociais por questões ambientais é característico das regiões áridas e semiáridas de todo o mundo.

Alternativas
Comentários
  • Questão pegadinha

    Esse termo generalizado complica a afirmativa
  • Eu fui pela generalização. A Califórnia (EUA) é de clima árido e é região desenvolvida e grande exportadora de gêneros agrícolas. Condicionar o subdesenvolvimento do nordeste ao clima é um prato cheio para os coronéis que ainda ~lá estão e nada fazem.
  • O melhor exemplo é Israel, exportador de laranjas.
  • Fui pega na generalização. Mas raciocinando um pouco, não seria admissível errar uma questão dessas. Os problemas sociais mencionados na questão, em decorrência das regiões árias semiáriadas, obviamente que não é uma característica somente do Brasil, mas também não deve ser considerado como um problema absoluto em todas as regiões do mundo que apresentam tais caracterísitcas. É só observar os exemplos postados pelos colegas acima, muito bons, por sinal. 

    Muitíssimo importante tomar cuidado com estas expressões que generalizam a questão, ou excluem totalmente outras possibilidades. Quase sempre elas estão erradas.
  • O homem é capaz de domar as características ambientais com investimentos e tecnologia. Existem diversas regiões áridas/semiáridas no mundo que não enfrentam os mesmos problemas do Nordeste. Bem lembrado acima pelo colega: Israel. 
  • "A escassez de chuvas durante as secas no nordeste brasileiro reduz a produção agrícola e causa desemprego generalizado no campo...."

    Não se pode generalizar! Um exemplo interessante que contradiz a questão e que acontece (na minha cidade/região/nordeste) nesse período de longa estiagem é quando os donos de carros-pipa ganham bastante dinheiro nessa ocasião. Ou seja, para eles é nesse momento que ganham mais dinheiro.
  • Além dos exemplos que os colegas colocaram aí em cima, olhem a Austrália (praticamente todo o país é deserto).
  • "O problema do Nordeste não é de seca, mas de cerca." Lula

  • Se fosse assim israel não seria um país desenvolvido.

  • Acho que todo mundo lembrou de Israel nessa, kkkkk

     

  • Olha Dubai kkk

  • Errado!

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎

    NÃO DE todo o mundo.

  • Fora a generalização da questão, mesmo em um ambiente caracterizado por baixos índices pluviais, o Vale do São Francisco destaca-se na produção de frutas in natura (com foco na exportação) por sistema irrigado.

  • prazer, meu nome é irrigação! :-]

  • Generalização = Errada


ID
86956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

No que diz respeito ao gerenciamento de seus recursos hídricos, o Brasil apresenta-se vulnerável diante das prováveis mudanças climáticas globais, haja vista, por exemplo, o quadro de saneamento básico precário no país.

Alternativas
Comentários
  • será que a questão quis dizer que a precariedade do saneamento básico reduz a disponibilidade de água potável, a qual é agravada pelas mudanças climáticas recentes? juro que eu achei essa questão ambígua e a relação causal entre "efeitos da mudança climática" e "falta de saneamento básico" bem viajada... alguém mais tem algo a dizer?

  • Não adianta o Brasil possuir a maior reserva de água doce do mundo e não ter saneamento básico nas cidades.Por isto o gabarito está correto.
  • Lembrando que a falta de saneamento básico acarreta contaminação de corpos d'água e reservatórios subterrâneos.
    Seja pelo despejo direto ou infiltração de esgotos provenientes de fossas.
  • pois é, mariana, as questões do cespe sempre gerando confusão.. 

    Aquele livro "Como passar no concurso da diplomacia" (também chamado por alguns de a Bíblia Verde) diz o seguinte sobre essa questão: "as prováveis mudanças climáticas do globo (entre as quais certamente se inclui o aumento dos índices pluviométricos) tornam o Brasil vulnerável, o  que é ilustrado pelo fato de que, todo ano, do sul ao nordeste e passando pelo sudeste, a população sofre com desabamentos e inundações gerados pelas chuvas fortes."

    com relação ao saneamento básico ser precário, creio serem 3 os principais problemas no Brasil:
    1) a rede coletora (de esgoto) tem baixo alcance, ou seja, muitas casas ainda não têm coleta;
    2) uma pequena proporção do que é coletado é de fato tratado;
    3) há muito desperdício ao longo da rede, causado não pelos consumidores, mas pela precariedade da rede mesmo.
  • Perfeito Elisa. Porém não vejo relação entre "mudanças climáticas globais" e "o quadro de saneamento básico precário no país."
    Será que alguém poderia explicar?
    Abs!
  • Terrível a forma de estruturação da questão, que parece relacionar a "mudança climática" à "falta de saneamento", quando na verdade são fatores distintos que ameaçam as bacias hidrográficas

  • Por que questões antigas não possuem a opção indicar para comentário?


ID
516550
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um grande empresário chinês do ramo de produtos de “1,99”, chamado Xhuv- I- Iang, decidiu exportar guarda-chuvas para o Brasil alguns anos atrás. Recentemente, esse empresário pediu um relatório sobre suas vendas em nosso País e, após uma breve leitura do documento, observou que poderia aumentar suas vendas em algumas cidades durante o inverno brasileiro.
Considerando exclusivamente o regime de chuvas típico de cada cidade apresentada abaixo, é correto afirmar que a cidade brasileira mais promissora para o empresário investir durante o inverno é:

Alternativas
Comentários
  • C está correta

    a)juazeiro do norte fica dentro do clima semiarrido,ou seja,poucas chuvas.

    b)goiânia está dentro do clima tropical,durante o inverno chove pouco sendo durante o verão a maioria das chuvas.

    c) a bahia faz parte do clima tropical umido,apresenta altas precipitações de chuva entre 1500mm e 2000mm,no inverno ocorre também a influência da massa polar atlatica,fria e umida,orinda do sul do continente,esta se choca com o a massa tropical atlântica gerando as chamas chuvas frontais,por isso chove muito no inverno

    d)cuiaba fica no clima tropical

    e)bagé esta dentro do clima subtropical que possui uma média de chuva em torno de 500 a 1000mm de chuva.

  • Goiana anula cuiabá pois tropical central - moderado e seco; Juazeiro semiárido não chove quase nunca, só com padrinho cícero, Bagé subtropical: frio e seco; Salvador tropical - moderado úmido.

  • Durante o inverno, a mPa (Massa polar atlântica) é responsável pelo aumento da pluviosidade na região nordeste.

    A mPa, ao se encontrar com a mTa (Massa Tropical Atlântica), provoca as chuvas frontais nessa região.

  • No Litoral do Nordeste, no inverno as chuvas são mais intensas, devido o encontro da mTa com a mPa, massa quente + massa fria = chuvas frontais.

  • Para quem não morava no nordeste como EU a questão era para torar meu irmão, pois esse fator de ter mais chuvas no inverno é do Nordeste, porém isso se restringe ao litoral.

    A Juazeiro do Norte (CE). Nordeste, porém é no interior no litoral é Fortaleza.

    C Salvador (BA),porém é no Litoral. GABARITO

    Esse fenômeno de chuvas no inverno acontece devido o encontro da MPA(FRIA) e da MTA (QUENTE) provocando as formosas chuvas frontais.

  • mPa + mTa = CHUVAS FRONTAIS


ID
518749
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois

Alternativas
Comentários
  • Prevê-se que as mudanças climáticas podem afetar os regimes de chuva e uma das explicações para isso é a seguinte: com a temperatura da terra mais elevada, haveria mais chuva, que, no entanto, evaporaria mais rápido em virtude do maior calor. A consequência disso seria a ocorrência de solos mais secos e a redução da disponibilidade de água potável. Por outro lado, a intensificação da seca em lugares que viram reduzida a quantidade já tradicionalmente pequena de precipitação e os dilúvios enfrentados por outras regiões são apontados, também, como efeito da mudança dos regimes de chuva decorrente das mudanças climáticas. Como se pode perceber, os efeitos podem ser diversos e as atividades do homem no sentido de degradar a natureza são as principais responsáveis pelas mudanças climáticas e do regime de chuvas, o que faz com que a alternativa (E) seja a correta.



  • Letra E

    Ações antropogênicas ou fatores antropogênicos, são aqueles causados pela ação do homem, do ser humano, contrapondo-se às ações naturais do planeta, sem interferência humana.

    A temperatura do ar se altera pela excessiva emissão de gás carbônico nas cidades e nos cultivos de gado. Essa alteração de temperatura pode desequilibrar os ciclos climáticos em escala local e global.


ID
647002
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

EM 5 ANOS, NOVA ORLEANS RENASCE BRANCA

“A tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans completa cinco anos neste mês com um legado que vai muito além das casas ainda destruídas da cidade: o equilíbrio de poder foi totalmente realinhado, a clivagem racial, aprofundada. A maioria negra, que sofreu retirada forçada durante a enchente ocorrida após o furacão, viu sua dominância sobre a política das últimas décadas ir se esvaindo até que praticamente todos os órgãos eletivos locais “embranqueceram”. (...) Moradores e estudiosos afirmam que a virada é resultado de um esforço deliberado. O primeiro plano de reconstrução da cidade previa fazer parques nos bairros negros devastados. Pra onde os antigos moradores voltariam? De preferência, para lugar nenhum.”

Folha de São Paulo, 08/08/2010, p. A24.

Para além dos efeitos imediatos do furacão Katrina, a reportagem focaliza a dinâmica de “embranquecimento” de Nova Orleans, diretamente associada a processos de

Alternativas

ID
682837
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, anomalias climáticas, como o aumento exagerado da incidência pluviométrica combinado à ausência de precipitação nos meses de setembro e outubro, ocorrem, respectivamente, nas regiões

Alternativas
Comentários

ID
714769
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As mudanças climáticas têm sido muito bem documentadas pelos estudiosos da dinâmica da natureza. Há um aumento significativo de evidências geológicas, geomorfológicas, paleoclimáticas, pedológicas e fitoecológicas que comprovam essas mudanças. Elas ocorreram principalmente no Quaternário, resultando em climas secos nos períodos glaciais e úmidos nos períodos interglaciais.

Sobre esse tema, assinale a alternativa que contém uma afirmação FALSA.

Alternativas

ID
716512
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tratando-se de assuntos pertinentes às mudanças climáticas, aquecimento global e desenvolvimento sustentável e outros temas relacionados ao equilíbrio global, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento sustentável pressupõe, além da preservação da natureza, a possibilidade de desemvolvimento econômico e social, ou seja, o objetivo é permitir que as pessoas possam usufruir dos recursos ambientais sem comprometer as demandas para o futuro.
    O desenvolvimento sustentável não prevê exclusivamente o desenvolvimento econômico, ou a intocabilidade da natureza, mesmo porque não existe impacto zero no uso de recursos naturais.

ID
865249
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.

O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.

(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)


A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica

Alternativas
Comentários
  • Dos países enumerados, o único que não faz froneira com nenhum outro (e, por consequência, tem um IDA baixo), é o Japão.


ID
1257958
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Diagnosticada por alguns cientistas, a mudança climática do planeta é um dos desafios socioambientais a ser enfrentado pela população mundial. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Errado,destinos como Maldivas, Kiribati e Tuvalu correm o risco de sumir do mapa. Os locais podem submergir à medida que o nível do mar aumenta.Segundo estudo publicado em 2015 por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o nível do mar subiu 1,2 milímetro ao ano entre 1901 e 1990, alcançando 3mm ao ano entre 1993 e 2010. As Organizações das Nações Unidades (ONU) calculam que, até 2100, o nível do mar pode crescer entre 26 a 82 centímetros em todo o mundo.

    Para algumas dessas nações em perigo, um metro é o suficiente para o desaparecimento. E muitos dos locais ameaçados pelas mudanças climáticas são destinos turísticos. Um deles é a República das Maldivas, país insular no Oceano Índico. Cerca de 80% do território das Maldivas sumiriam com uma elevação brusca do nível das águas, já que eles estão um metro acima do mar.

    Gabarito:E


ID
1385161
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o efeito estufa, verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito b)

    "Definição - Efeito Estufa Natural

    Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.

    A ação do homem e o aumento do efeito estufa artificial

    O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem colaborado com o  aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa."

    FONTE: http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa


  • Efeito Estufa

    -fenômeno natural que permite vida na terra;

    -É uma camada natural de ozônio que cobre a terra e que conserva a temperatura do planeta. Quando ocorre o agravamento desse efeito fala-se em aquecimento global.

  • efeito estufa (português brasileiro) ou efeito de estufa (português europeu) é um processo físico que ocorre quando uma parte daradiação infravermelha (percebida como calor) é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa. Como consequência disso, parte do calor é irradiado de volta para a superfície, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, avida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida.

    Atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, o emprego de certos fertilizantes, o desmatamento e o grandedesperdício contemporâneo de alimentos, que têm entre seus resultados a elevação nos níveis atmosféricos de gases estufa, vêm intensificando de maneira importante o efeito estufa e desestabilizando o equilíbrio energético no planeta, produzindo um fenômeno conhecido como aquecimento global.

  • Você conhece o efeito estufa natural e seu papel na vida terrestre?

     

    Muito se escuta, mas pouco se sabe sobre o verdadeiro papel do efeito estufa natural. Ele é fundamental para manter a temperatura do planeta Terra adequada para a sobrevivência humana. Imagine o terceiro planeta do sistema solar sem a ajuda desse fenômeno de aquecimento térmico? Não sobreviveríamos em uma eterna era do gelo e muitas espécies não se desenvolveriam.

     

    Vamos entender primeiro como funciona este efeito. Parte dos raios solares que atingem a terra são refletidos para o espaço e outra parte absorvidos e transformados em calor, devido aos gases estufa, que trabalham como isolantes, fazendo com que o aquecimento seja retido no planeta, como se fosse um cobertor. Este fenômeno contribui com a proliferação de vida na terra e com a subsistência humana.

     

    Porém, com o crescimento da industrialização e o consumo exagerado, o homem tem contribuído demasiadamente para o aumento da concentração natural desses gases. O aumento do número de veículos faz com que aumente o consumo de combustível, e, consequentemente, a poluição do ar.

     

    Novas indústrias são implantadas diariamente, contribuindo com a emissão de gases poluentes e resíduos químicos. O desmatamento também colabora com a emissão de gases nocivos, pois quando as árvores são cortadas, elas liberam uma grande quantidade de CO2 que estava armazenado para o processo de fotossíntese, em que elas purificam o ar devolvendo oxigênio para a atmosfera. Com ações negativas como estas, grande parte dos raios solares acaba esquentando a temperatura do planeta ao invés de voltar para o espaço, causando o aquecimento global. O efeito é exatamente como o de uma estufa.

     

    O superaquecimento do planeta causa danos irreversíveis, como o derretimento das calotas polares, que aumenta o nível dos oceanos, facilitando o surgimento de desastres naturais como tsunamis, furacões e maremotos. Essas mudanças climáticas também prejudicam a natureza, desregulam ecossistemas e causam a extinção de inúmeras espécies. A previsão é de que a temperatura do planeta aumente em 2°C nos próximos anos, causando ainda mais mudanças desastrosas.

     

    Mesmo com tantas informações em noticiários e formação sobre o assunto nas escolas, o ser humano ainda não se conscientizou totalmente sobre o caos que o efeito estufa ainda pode causar na vida terrestre. Muito podemos fazer para evitar um efeito desastroso para as futuras gerações. Evitar ir de carro para o trabalho, reduzir a emissão de gases poluentes em indústrias e evitar o consumo de produtos que emitam CFC já são atitudes que podem prevenir alguns danos.

     

    Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-conhece-efeito-estufa-natural-papel-vida-terrestre/

  • "a Terra procura conservar constante a sua temperatura." -> Até parece que o planeta tem vida e quer se manter numa temperatura constante, já errei 2x por causa disso! kk

  • Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Sem o efeito estufa natural, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.

  • pode confundir alguns com aquecimento global!

  • Os gases da atmosfera permitem a passagem do raio ultravioleta, absorvendo o calor. Cerca de 50% desse raio solar é barrado pela estratosfera e o restante atinge a superfície terrestre, aquecendo-a. Vale lembrar, que o efeito estufa é um fenômeno natural, o problema é o agravamento dele por meio dos gases do efeito estufa, tais como: CO2, CFC, metano (CH4), dióxido de enxofre (SO2) etc. Esse agravamento é o que nós conhecemos como aquecimento global.

    LETRA B


ID
1431631
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, 2007), as alterações climáticas, decorrentes de variações naturais e da ação antrópica, devem aumentar as pressões sobre os recursos hídricos do planeta.
Sobre os impactos previstos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas latitudes altas do globo terrestre, o escoamento superficial de água deve aumentar.
II. Nas áreas semiáridas deve ocorrer um aumento da disponibilidade de recursos hídricos.
III. Nas regiões abastecidas por água de degelo, deve ocorrer uma mudança na sazonalidade dos fluxos hídricos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - Certa.

    II - Errada, vai ter diminuição dos recursos hídricos.

    III - Certa.

    D


ID
1448623
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A elaboração do relevo terrestre pelos fenômenos exógenos é bastante complexa e pode possuir múltiplas associações entre processos físicos, químicos ou biológicos. Com relação a esta afirmativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    Os processos de intemperismo agem de modo a produzir materiais para que os agentes externos como o vento ou a chuva os transporte e criem novas formas de modelado.

  • a) Errada. O intemperismo promove o processo de DESAGRAGAÇÃO química dos minerais das rochas.

    b) Correta: Os três tipos básicos de intemperismo, porém com ouras palavras: Químico (hidrólise), físico (radiação e vento) e biológico (animais).

    c) Errada: A ação do intemperismo em zonas frias ocorre das três formas possíveis, portanto não é TOTALMENTE químico.

    d) Errada: A metereorização física ocorre sobretudo em clima áridos e semiáridos.

    e) Errada: A água NÃO é o ÚNICO agente capaz de carrear grandes quantidades de materiais, pois a ação do vento também é capaz de promover o transporte.

    Gab: B


ID
1474408
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As equipes de resgate trabalham contra o tempo neste domingo [23.06.2013] para salvar as milhares de pessoas que permanecem ilhadas no norte da Índia devido aos deslizamentos de terra e às inundações provocadas pelas chuvas, que podem ter provocado mil mortes. As pesadas chuvas, que atingem o subcontinente de junho a setembro, costumam provocar alagamentos, mas começaram mais cedo este ano, pegando muitas pessoas de surpresa e expondo a falta de preparo para prever e enfrentar a situação.

                                                                                                      (http://noticias.terra.com.br. Adaptado.)

As chuvas torrenciais abordadas pelo texto estão associadas ao fenômeno climático denominado

Alternativas
Comentários
  • Monções de inverno acontecem quando as massas de ar frio e seco saem do continente asiático e vão em direção ao oceano Indico. Assim acontecendo poucas chuvas e por muito tempo, assim prejudicando a agricultura local.
        Já as Monções de Verão é totalmente ao contrário, pois em vez das massas de ar quente e seco irem em direção ao oceano, elas vão para o continente. Em decorrencia disso essas massas vão trazer fortes chuvas e assim beneficiando a agricultura local, mas mesmo assim acaba cousando grandes desastres. Pois as pressões são muito fortes, causando inundações e principalmente, acabando com coisas de alguns países, como a Índia e países com pouca infraestrutura. 

  • Gabarito (A).
    Complementando o comentário do colega segue resumo El ninõ / La ninã

    EL NIÑO

    El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. +

    LA NIÑA

    La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña. +


  • Típico da região sul e sudeste da Ásia, as monções são um fenômeno climático que ocorre devido às diferenças de temperatura e pressão das massas de ar sobre o continente e o mar. O clima de países como a Índia e o Paquistão é totalmente afetado pelo regime das monções.

    De junho a setembro, vigoram as monções de verão. Nesse período, o continente absorve calor bem mais rápido do que o oceano. Com o aquecimento da terra, as massas de ar sobre o continente ficam mais quentes e sobem, dando lugar a massas de ar, vindas do Oceano Índico, e carregadas de umidade. Essa umidade gera chuvas torrenciais que podem durar dias.  A taxa de precipitação é tão alta que causa enchentes nessas regiões todos os anos.

ID
1574017
Banca
SENAC-SP
Órgão
SENAC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São cada vez maiores os sinais de que as mudanças climáticas estão presentes e já fazem parte do nosso cotidiano. Em 2012, por exemplo, a Nasa divulgou uma observação que vem se repetindo há vários anos:

Alternativas

ID
1601764
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere as informações a seguir.


I. É um tipo de fenômeno atmosférico que ocorre devido à presença de gases poluentes (derivados da queima de combustíveis fósseis) misturados com água.

II. Esse fenômeno danifica o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres etc. podendo, inclusive, exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Também provoca a poluição de rios e fontes de água, afetando diretamente a saúde das pessoas com doenças do sistema respiratório.


Essas informações referem-se

Alternativas
Comentários
  • A pessoa acima mentiu, resposta correta é D.

  •   A resposta correta é a letra D. O termo “chuva ácida” foi desenvolvido pelo químico Robert A. Smith, em 1872, diante da observação de um fenômeno atmosférico produzido na cidade inglesa de Manchester, em decorrência da queima de toneladas de carvão mineral pelas fábricas para geração de energia.

      Nos dias atuais, a chuva ácida é considerada um dos mais graves problemas ambientais nos países industrializados e ocorre, principalmente, por causa da grande quantidade de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente. Esses poluentes são originados principalmente da queima de combustíveis fósseis.

       Entre as consequências da chuva ácida, pode-se citar: contaminação da água de rios e lagos, assim como de lavouras e do solo; e a danificação de prédios, monumentos históricos e veículos pela corrosão. Ao poluir rios e fontes de água, esse fenômeno pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo.

  • GABARITO D

    Esta acidez da chuva é causada pela solubilização de alguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise seja ácida. Entre estes destacam-se os gases contendo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis.

  • Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo.

    A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

    Chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. Essa substância é encontrada em aterros sanitários, lixões.

    A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica. Principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis.

    efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.

  • Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo.

    inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

    Chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. Essa substância é encontrada em aterros sanitários, lixões.

    A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica. Principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis.

    efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.

    GEOGRAFIA

  • II. Esse fenômeno danifica o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres etc. podendo, inclusive, exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Também provoca a poluição de rios e fontes de água, afetando diretamente a saúde das pessoas com doenças do sistema respiratório.

    GALERA ESSA AFIRMATIVA 2, ESTA RELACIONADA A CHUVA ACIDA, EU SEI QUE DA PARA CONFUNDIR COM INVERSAO TERMINA PQ ELA TBM CAUSA PROBLEMAS RESPIRATORIOS, MAS VEJA BEM QUE ELA NAO DANIFICA SOLO ALGUM BLZ??

    GAB.D

    INSTAGRAM; LEONARDO_BISPPO

  • A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica. 

    APMBB

  • Chuva ácida é um problema bem frequente e que pode ser confundido com ilhas de calor devido a alguns termos parecidos, até por isso tentaram colocar de pegadinha na Letra A

    Mas a chuva ácida é a única que consegue contaminar rios e etc.

    GAB D

    APMBB


ID
1613176
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para análise das paisagens naturais brasileiras o geógrafo Ab’Saber (1967) propôs uma classificação em domínios morfoclimáticos.


Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os aspectos relacionados à concepção da leitura das paisagens por Ab’Saber.

Alternativas
Comentários
  • A) Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos é possível delimitar seis regiões de domínio morfoclimático.


ID
1613425
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O efeito estufa e o lixo são, talvez, as duas manifestações mais contraditórias da vontade de dominação da natureza posta em prática pela racionalidade instrumental e sua tecnociência. Com o objetivo de aumentar a produtividade, que na prática significa submeter os tempos de cada ente, seja ele mineral, vegetal ou animal, a um tempo da concorrência e da acumulação de capital, esqueceu-se de que todo trabalho dissipa energia sob forma de calor (efeito estufa) e que a desagregação da matéria, ao longo do tempo, torna-a irreversível (lixo).


                                 Carlos W. Porto-Gonçalves. A Globalização da Natureza e a Natureza da

                                           Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. Adaptado.


Conforme o excerto acima, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma questão de interpretação de texto. O autor afirma expressamente que, no intuito de se alcançar maior produtividade, impõe-se aos recursos naturais os interesses provenientes da concorrência e da acumulação de capital. 

    RESPOSTA: LETRA E.

ID
1614571
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dos resultados do Encontro Rio-92, assinale a opção que NÃO foi resultante dessa reunião, também chamada de Cúpula da Terra ou Eco-92, há 22 anos, na cidade do Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • Rio-92 (1992)

    Protocolo de Kyoto (1997)


ID
1737943
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em quase todo o Brasil, não é preciso se preocupar muito com o clima. Em alguns meses chove mais, em outros chove menos, mas, em geral, o tempo é quente em qualquer época do ano. A exceção é a Região Sul. Em relação a essa Região, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    A região Sul está situada, em sua maior parte, no planalto meridional, que possui sua bacia hidrográfica com escoamento superficial de suas águas na direção oeste, que vão de encontro à planície da Bacia Platina, formada pela união das Bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai.

    Fonte: Alfacon

    Bons estudos!


ID
1761394
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os diversos aspectos do funcionamento do clima, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica ?

  • Clima de Monção ocorre próximo da linha do Equador, não necessariamente em áreas de alta latitude, além do mais, não se restringe a região do Oceano Índico.


ID
1765006
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Paris será a sede, no final de novembro de 2015, da COP-21 (Conferência das Partes), em que se buscará a criação do novo acordo climático global para substituir o Protocolo de Kyoto e limitar o aumento na temperatura em 2 °C até 2100.

      Em novembro de 2014, Estados Unidos e China haviam fechado acordo para redução das emissões, com metas variáveis entre 2025 e 2050. Os países emergentes, no entanto, cobraram metas mais ambiciosas e claras.

      Todos os esforços feitos até agora para criar esboço do novo acordo climático têm esbarrado na divisão de dois blocos: países desenvolvidos e em desenvolvimento. Ambos ainda estão preocupados com as responsabilidades que caberão a cada grupo nas ações para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

                                                                                                                   (www.socioambiental.org)

A COP-21 será realizada entre novembro e dezembro de 2015 e é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • A 21ª Conferência do Clima (COP 21) será realizada em dezembro de 2015, em Paris, e terá como principal objetivo costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100. 

    Veja mais em:

    http://www1.folha.uol.com.br/especial/2015/cop21/



ID
1847473
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os principais efeitos do fenômeno “El Niño" nas diferentes regiões do Brasil, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • El Ninõ -  Aquece pacífico -  Seca na AM e NEChuvas no SUL, SE e CO

    La NiñaEsfria pacífico - Chuva na AM e NESeca SUL, SE e CO

     

    @papirobizurado

  • LETRA B

  • El Niño

    No Brasil, essa massa de ar desvia a umidade da Massa Equatorial Continental, a responsável pelas chuvas na caatinga, em direção ao sul do país. A consequência é a ocorrência de enchentes no Brasil meridional e de seca na região do clima semiárido nordestino e extremo norte do país, principalmente em Roraima. Outra consequência é o desvio da Massa Polar Atlântica para o oceano Atlântico antes de atingir a região Sudeste, o que atenua a queda normal de temperaturas no inverno.

  • El Niño :

    *aquecimento das águas superficiais do lado leste do oceano pacifico. ( ou o lado oeste da América latina)

    *prejuízos sócio-econômicos ( mas nem sempre os fenômenos são os mesmos)

    *duração de 12 a 18 meses

    *reaparece num intervalo de 2 a 7 anos

    *inicia no começo do ano ( ou próximo de 25 de dezembro -nascimento de jesus- inclusive el nino é uma homenagem a ele)

    *atinge o seu ápice nos seus 11° e 12° mês de inicio ( meados de dezembro e janeiro )

    *enfraquece na metade do segundo ano ( após 18 meses)

    Efeitos no BRASIL:

    *secas no nordeste e norte

    *enchentes no sul e sudeste

    *mata os peixes por causa da má diluição do oxigênio na água por conta do aquecimento exarcebado.

    meu resumo.

  • I-   ERRADO. O volume de chuvas aumenta no Sul e Sudeste do Brasil.

    II-  CORRETO. Aumenta a probabilidade de estiagem no Norte e nordeste do país.

    III- ERRADO. Pelo contrário, diminui o nível de chuvas.

    IV- ERRADO. Prejudica a agricultura no sul e sudeste, pois há um aumento significativo no nível de pluviosidade podendo, até mesmo, causar inundações.

    V- ERRADO. Intensifica as chuvas no Sul e Sudeste e diminui as chuvas no Norte e Nordeste.

    OBS.: O Centro-Oeste, devido estar no meio dessas regiões citadas, possui uma amplitude pluviométrica variada entre chuva e seca.


ID
1850875
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a matriz energética mundial e seus efeitos nas emissões de gases de estufa, podemos afirmar que
I – a maior parte da geração energética da China está vinculada ao carvão mineral, fato este
que explica os níveis totais de emissões chinesas de gases de estufa superarem largamente os dos EUA.
II - assim como o Brasil, a França apresenta uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, pois ambos os países priorizam a exploração de seus vastos recursos hídricos.
III - apesar de a energia nuclear, que é mais limpa, desempenhar papel de destaque, são os combustíveis fósseis que predominam na matriz energética norte-americana.
IV - embora a energia nuclear esteja entre as matrizes energéticas mais limpas do mundo, a Alemanha lançou, em 2011, um projeto de desativação gradual de todas as centrais nucleares do país.
V - na produção de biocombustíveis, a eficiência energética do milho é bem superior à da cana de açúcar, já que exige uma área plantada bem menor para obter-se a mesma quantidade de energia.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • As afirmativas II e V apresentam erros. Em relação à afirmativa II, a matriz energética na França é a termonuclear. Na verdade, é o país mais dependente da energia nuclear do mundo e o segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos. Depois do acidente nuclear de Fukushima em 2011, no entanto, um debate sobre a segurança deste tipo de indústria foi iniciado no país. Já a afirmativa V, o etanol de cana é considerado um biocombustível avançado e apresenta vantagens comparativas em relação aos demais combustíveis líquidos, sobretudo em relação ao etanol produzido a partir do milho, como alta produtividade e baixo impacto ambiental.
    A resposta correta é a letra D.


  • Fácil até. Você consegue resolver por eliminação.

    Brasil é pobre em energia hidráulica e China precisa nem dizer, as fumaças falarão por ela. Cancela I e II

  • I – a maior parte da geração energética da China está vinculada ao carvão mineral, fato este

    que explica os níveis totais de emissões chinesas de gases de estufa superarem largamente os dos EUA.

    correto:

    países mais poluidores do mundo, segundo o Climate Data Explorer do World Resources Institute:

    II - assim como o Brasil, a França apresenta uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, pois ambos os países priorizam a exploração de seus vastos recursos hídricos.

    errado

    75% de toda a energia gerada em França tem origem em centrais nucleares espalhadas por todo o país. 

    III - apesar de a energia nuclear, que é mais limpa, desempenhar papel de destaque, são os combustíveis fósseis que predominam na matriz energética norte-americana.

    correto

    IV - embora a energia nuclear esteja entre as matrizes energéticas mais limpas do mundo, a Alemanha lançou, em 2011, um projeto de desativação gradual de todas as centrais nucleares do país.

    correto

    Onda de afastamento da produção nuclear

    O governo alemão tomou sua decisão definitiva em 2011 após o desastre de Fukushima, no Japão, quando um terremoto seguido de tsunami gerou o vazamento de materiais radioativos da usina da cidade. ... A primeira usina desativada pelos alemães foi a de Grafenrheinfeld, em 2015.11 de mai. de 2017

    V - na produção de biocombustíveis, a eficiência energética do milho é bem superior à da cana de açúcar, já que exige uma área plantada bem menor para obter-se a mesma quantidade de energia

    errado.

    É no balanço energético que a cana demonstra sua principal superioridade. ... Essa vantagem está relacionada à grande eficiência energética das usinas, que utilizam o bagaço da cana para produzir energia elétrica para consumo próprio e para venda ao Sistema Elétrico Nacional.9 de set. de 2011

    GABARITO:D

    FACEBOOK/ INSTAGRAM: Anderson chagas

    WHATSSAP: (88) 996712477

    CHAMA LÁ!!!

  • Vastos recursos hídricos franceses, serto


ID
1857706
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relatórios da ONU alertam que se o padrão de consumo não mudar, em 2025, 1.8 bilhão de pessoas estarão vivendo em regiões com absoluta escassez de água, e dois terços da população do mundo poderá estar vivendo sob condições de estresse hídrico”.(redeglobo.globo.com/ globoecologia/noticia/2013/05/mundoenfrenta.crise-de-agua-doce)

Sobre os fatores relacionados à crise de abastecimento de água potável no mundo, podemos afirmar que

I- embora a água doce disponível no mundo ultrapasse largamente as necessidades de consumo atuais, a crise da água é uma realidade no planeta.

II- em muitos países, as reservas de água subterrâneas renovam-se em velocidade menor que a retirada de água, provocando a secagem de poços e um efeito de subsidência (rebaixamento) bastante pronunciado em suas áreas urbanas, que compromete a estrutura das construções e dos monumentos históricos.

III- a construção de barragens em rios compartilhados por diferentes países, viabilizando projetos de irrigação e beneficiando as atividades agrícolas, tem contribuído para a redução do estresse hídrico entre esses países.

IV- o Aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica de recursos hídricos para o Centro-Sul do Brasil, a qual ainda não está sendo explorada, haja vista as abundantes chuvas que alimentam os rios, os quais, por si só, garantem o abastecimento da região mais dinâmica do País.

V- entre os diversos usos da água, o uso industrial é o que apresenta as maiores taxas de desperdício em termos globais.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:

Alternativas
Comentários
  •  

    alternativa correta:(A)

    As incorretas são:
    III – O compartilhamento dos rios por barragens não tem contribuído para a redução do
    estresse hídrico entre países.
    IV – O Aquífero Guarani tem contribuído largamente para o abastecimento agrícola,
    industrial e residencial do Centro Sul.
    V – O uso agrícola é o que apresenta as maiores taxas de desperdício em termos globais.

    FONTE:TROPA DO ELITE
     

  • Falta de água compromete a estrutura das construções e dos monumentos históricos?

  • Lucas, a II Nao diz isso, ela diz que com a secagem dos poços, acontece um rebaixamento provocando distúrbios nas construções. Não que a falta d'agua faça isso, mas a não renovação ou muito baixa renovação dos lençóis fazem. Tome cuidado na hora da leitura, pode te induzir ao erro.

  • I- embora a água doce disponível no mundo ultrapasse largamente as necessidades de consumo atuais, a crise da água é uma realidade no planeta.

    Correta, tem água suficiente para todos porém sua distribuição não está sendo adequada

    Elimina as letras B, C e E

    II- em muitos países, as reservas de água subterrâneas renovam-se em velocidade menor que a retirada de água, provocando a secagem de poços e um efeito de subsidência (rebaixamento) bastante pronunciado em suas áreas urbanas, que compromete a estrutura das construções e dos monumentos históricos.

    Correta, os países são estão tirando a água subterrânea frequentemente o que faz com quer ocorra uma secagem porque eles não estão esperando elas se renovarem

    Matou a questão :)

    III- a construção de barragens em rios compartilhados por diferentes países, viabilizando projetos de irrigação e beneficiando as atividades agrícolas, tem contribuído para a redução do estresse hídrico entre esses países.

    Errada, não contribui para a redução porr# nenhuma ela aumenta mais ainda o estresse hídrico

    IV- o Aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica de recursos hídricos para o Centro-Sul do Brasil, a qual ainda não está sendo explorada, haja vista as abundantes chuvas que alimentam os rios, os quais, por si só, garantem o abastecimento da região mais dinâmica do País.

    Errada, o Aquífero já tá sendo explorado sim

    V- entre os diversos usos da água, o uso industrial é o que apresenta as maiores taxas de desperdício em termos globais.

    Errada, a maior demanda de água está no uso agrícola

    preste atenção nessa assertiva já caiu 2 vezes na PREP

  • I-  CORRETO; A crise se estende devido à negligência por parte de muitos governos, guerras, etc. 

    OBS.: A maior parte da água doce do mundo encontra-se nas calotas polares.

    II- CORRETO; Devido à filtragem que as camadas do solo proporcionam, a água subterrânea, geralmente, é doce, o que pode ser utilizada para abastecimento humano.

    III- ERRADO; Pelo contrário, essas atividades têm aumentado o estresse hídrico.

    IV- ERRADO; Está sendo explorando, inclusive suas reservas já está com risco de esgotamento, pois a capacidade de renovação é superada pela extração de água para abastecimento da população.

    OBS.: O Brasil possui dois aquíferos: Altechão e grarani. Porém apenas o Guarani é explorado, mas quem possui maior volume e consequente capacidade de drenagem é o Altechão que está na região Norte.

    V- ERRADO; O uso agrícola que se destaca, pois é necessário irrigação que, muitas vezes, é feita com uso abundante de água.

    OBS.: Na Ásia, utiliza-se da irrigação por gota d'água, técnica que economiza água, ou seja, é mais "verde" do que as técnicas tradicionais.


ID
1911034
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em junho de 2015, o Papa Francisco tornou pública a encíclica Laudato sí (Louvado sejas), na qual trata do meio ambiente e da atual crise ecológica, conforme trecho a seguir.

48. O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De fato, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta: 'Tanto a experiência comum da vida quotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres'. Por exemplo (...), a poluição da água afeta particularmente os mais pobres que não têm possibilidades de comprar água engarrafada, e a elevação do nível do mar afeta principalmente as populações costeiras mais pobres que não têm para onde se transferir. O impacto dos desequilíbrios atuais manifesta-se também na morte prematura de muitos pobres, nos conflitos gerados pela falta de recursos e em muitos outros problemas que não têm espaço suficiente nas agendas mundiais.

Apud http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/ papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

No trecho selecionado da encíclica, o papa estabelece

Alternativas
Comentários
  • A. a relação entre a desigualdade social e a fragilidade do equilíbrio ecológico planetário. 



ID
1914769
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as afirmativas que podem completar a frase a seguir.

Considerando a posição da Terra em relação ao Sol e seus efeitos sobre o clima do planeta, podemos afirmar que

I. a quantidade de radiação solar incidente sobre o topo da atmosfera da Terra depende de três fatores: latitude, longitude e altitude.

II. as regiões de baixa latitude do planeta recebem a luz solar de maneira mais direta e concentrada; já as regiões de alta latitude recebem a insolação de forma oblíqua e difusa.

III. as terras atravessadas pela linha do Equador possuem dois máximos de insolação nos solstícios e dois mínimos nos equinócios.

IV. o Sol só poderá incidir diretamente sobre a cabeça de um observador (ângulo de 90º ou zênite), ao meio dia, nas terras do planeta localizadas entre as latitudes 30º N e 30º S, respectivamente.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • I)ERRADA:A inidencia daradiação solar na Terra depende da latitude e da altitude

    II)CERTA:quanto maior a altitude mais camadas de ar os raios precisam passar e,assim,menor é a incidência

  • Correção da IV) o Sol só poderá incidir diretamente sobre a cabeça de um observador (ângulo de 90º ou zênite), ao meio dia, nas terras do planeta localizadas entre as latitudes 30º N e 30º S, respectivamente.

    A incidência do sol perpendicular a Terra ocorre entre a linha dos trópicos e o Equador (ela varia de solstício em um trópico para o solstício em outro, passando pelo equinócio). Assim, é preciso saber que os trópicos ficam a latitudes de 23º27', não 30º.

    Como informação extra, a própria delimitação dos trópicos quanto dos círculos polares são relativos a incidência solar. Os trópicos são o limite entre o qual a radiação atinge perpendicularmente a superfície terrestre. Já os círculos polares são formados a partir do cone de sombra que é gerado pela inclinação da terra (isso já é mais difícil de entender por texto, o jeito era pesquisar uma imagem), o que delimita 66º33'. E só pra deixar claro, a inclinação da Terra é tomada como o mesmo ângulo da do que a latitude dos trópicos: 23º27'.

    Força, guerreiros! Brasil!


ID
1917142
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre os meses de Abril e Julho, observa-se uma intensificação das chuvas em cidades da Zona da Mata nordestina, tal como Maceió-AL e Recife-PE. Esse aumento está relacionado, principalmente, à ocorrência das chuvas

Alternativas
Comentários
  • A região da zona da mata fica localizada no clima tropical litorâneo,sendo influenciada pela massa tropical atlântica,que é quente e umida.Durante o inverno a massa polar atlântica,oriunda do sul do continente que é  fria e umida,sobe e encontra a massa tropical atlântica ocorrendo chuvas frontais.

    chuvas frontais ocorre devido ao encontro de duas massas de ar de características diferentes,no caso acima entre o choque da massa polar atlântica,fria e umida,e da massa tropical atlântica,quente e umida.

  • Só li a primeira e já fui marcando. É exatamente a definição das chuvas frontais

  • Q587518

    Geografia

    Geografia Física ,

    Clima

    Ano: 2015 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Provas: Exército - 2015 - EsFCEx - Oficial - Conhecimentos Gerais 

    Os meses mais chuvosos ou de maior índice pluviométrico ocorrem no outono e no inverno, quando se dá o avanço da mPa (Massa Poiar Atlântica) e o encontro desta com a mTa (Massa Tropical Atlântica), provocando as chuvas frontais. Essas chuvas são, muitas vezes, intensas e que provocam grandes transtornos nas cidades onde ocorrem. 

    A associação correta entre o tipo climático brasileiro correspondente às características descritas e o exemplo de cidade onde ele ocorre está na opção: 


    A Clima equatorial úmido - Belém.

    B Clima tropical de altitude - São Paulo.

    C Clima subtropical úmido - Curitiba.

    D Clima litorâneo úmido - Maceió.

    E Clima tropical típico - Cuiabá.


    QUESTÃO PARECIDA.

  • O primeiro ramo da mPa avança pelo litoral, seguindo a linha da costa, e chega a alcançar o litoral do nordeste, provocando chuvas frontais, quando do contato com a massa tropical atlântica (mTa), quente e úmida.

    Fonte: Melhem Adas.

  • Cinco Massas de Ar atuam no território Brasileiro:

    Tipos de Chuva:

  • frontais provocadas pelo avanço da massa Polar Atlântica (mPa) ao longo do litoral e o seu contato com a massa Tropical atlântica (mTa), quente e carregada de umidade.

    LEMBRE QUE O TROPICAL ATLANTICO PREDOMINA EM MACEIO TBM

  • Durante o inverno a massa de ar polar atlântico, massa fria, se encontra com a massa de ar equatorial atlântico, massa quente, Diante disso, o choque entre essas massas de ar provoca a chuva frontal.

    LETRA A

    APMBB

  • pq não poderia ser A MEA?
  • MPA = Massa Polar Atlântica = Fria e úmida, Contribui com a CHUVA FRONTAL, Friagem , Por se originar no oceano Atlântico, ao sul da Argentina, em uma zona de média latitude (de 30º a 60º), a mPa tem ar frio e úmido. Atua principalmente no inverno. No nordeste oriental (litoral) ocorre o encontro da mPa (ar frio e úmido) com a mTa (ar quente e úmido) provocando as chuvas frontais durante o inverno.


ID
1917151
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As transgressões e as regressões marinhas são resultantes de grandes mudanças climáticas globais e, muitas vezes, do movimento denominado

Alternativas
Comentários
  • "Epirogênese (do grego epeiros= continente e genesis= formação), é um termo cunhado por Gilbert (1890), para se referir a um conjunto de processos que resultam no movimento da crosta terrestre, no sentido ascendente ou descendente. Há um deslocamento vertical de grandes áreas continentais, sem falhamentos e fraturamentos significativos. Quando este deslocamento é para cima chamamos de soerguimento e para baixo subsidência."

    Fonte: https://www.infoescola.com/geologia/epirogenese/

  • INTEMPERISMO TE A VER COM OQ ?

  • A vaga é minha!, o intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos, e seus minerais constituintes, por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos.

  • A transgressão marinha é um processo geológico em que o nível do mar sobe em relação ao solo e se move em direção à orla superior do solo, resultando em inundações. Em outras palavras significa que: é o avanço dos mares por sobre as terras emersas, gerando uma consequente elevação do nível do mar, associado também a um aumento da profundidade do mesmo. O oposto da transgressão marinha é a regressão marinha em que o nível do mar diminui em relação à terra e expõe fundo do mar anterior.

    Transgressões e regressões podem ser causadas por eventos tectônicos, como epirogêneses, as alterações climáticas graves, como as eras glaciais ou ajustes isostáticos após a remoção do gelo ou a carga de sedimentos.

    Gab: A

  • Epirogênese > movimento vertical

    Orogênese > movimento horizontal

    hOrizontal

  • →EPIROGÊNESE: movimentos das placas de forma verticais, tanto pra cima quando pra baixo, causando o soerguimento de placas e abaixamento de outras.

    "In hoc signo vinces."


ID
1917157
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É um fenômeno climático que ocorre geralmente durante o inverno, quando o ar frio permanece nas proximidades do solo, contribuindo para a concentração de poluentes nessa faixa, pois a camada logo acima, mais quente, interrompe a corrente ascendente e bloqueia a dispersão dos poluentes. A esse fenômeno denominamos

Alternativas
Comentários
  • A está correta.

    a inversão térmica é um processo natural,em condições naturais o ar frio,que está próximo do solo,é aquecido pelo sol tornando-se menos denso,ou seja,por ser menos denso ele sobe,e o ar frio que está em cima desce por ser mais denso,esse processo se repete,entretanto,durante a noite,o sol não esquenta mais o ar frio do solo e esse processo chamado de convecçao se rompe e o ar frio permanece no solo e em cima deste fica o ar quente.Um problema gerado pela quebra desse ciclo ocorre em cidades muito industrializadas,devido o fato do ar ficar preso no solo,os gases poluentes não se dispersão ficando presos no solo podendo gerar problemas respiratórios

    Lembrando que durante o inverno o sol demora mais para esquentar o ar,fazendo a inversão térmica ser mais acentuada e prolongada

  • inversão térmica é que a camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes. Sendo assim, a dispersão desses poluentes fica extremamente prejudicada, formando uma camada de cor cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis, etc.Ela é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas.

    efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos.

    ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas

    Chuva ácida é um fenômeno atmosférico causado em escala local ou regional, pela precipitação de chuva carregada com grande quantidade de ácidosresultante do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas.


ID
1927885
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região Sul do Brasil apresenta um quadro natural marcado principalmente pelas características climáticas, sendo a região que possui as mais baixas temperaturas do país. Sobre os aspectos climáticos e suas relações com a natureza dessa região, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D: Os índices pluviométricos mais baixos são da região do nordeste brasileiro.

  • Os índices pluviométricos mais baixos do país estão no semiárido nordestino.

    Alternativa D

  • Os índices Pluviométricos mais baixos estão localozado na região ''Semiarido'' do Nordeste, essa tem predominação da caatinga.

    Semiarido

    Semi=Quase

    Arido= Seco

     

    Gabarito:D

  • resposta D, pois o clima subtropical no sul do país, apresenta o segundo maior indice pluviometrico, atras apenas, do clima equatorial....

  • essa C nao sei nao

  • O clima configura-se pela alternância das massas tropical e polar, verão e inverno, respectivamente. Como resultado tem-se grande amplitude térmica anual ( é a variação de temperatura anual)

  • Gabarito:D

     

    Clima Subtropical
    ➢ Presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul,
    Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    ➢ Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos.
    ➢ Chove muito nos meses de novembro à março.
    ➢ O índice pluviométrico (chuvas) anual, podemos verificar que fica entre 1000
    e 2000 milímetros.
    ➢ Outros livros dizem que o índice pluviométrico (chuvas) anual fica entre 1000
    e 1500. É um índice considerado moderado de chuvas.
    ➢ As temperaturas médias inferiores a 18° C.
    ➢ Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da
    Antártida.
    ➢ Ocorre nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio.
    ➢ É influenciado pela massa polar atlântica.
    ➢ Amplitude térmica elevada (10 °C).
    ➢ As chuvas são bem distribuída na região.
    ➢ Nessa região climática do Brasil são comuns as geadas e nevadas.
    ➢ O verão é muito quente e a temperatura pode ultrapassar os 30 °C.
    ➢ O inverno, bastante frio, apresenta as temperaturas mais baixas do país,
    inferiores a 0 °C.
    ➢ Não possuem uma estação seca e as chuvas são bem distribuídas durante o
    ano.
    ➢ A umidade relativa do ar anual fica entre 60% e 85%.
    ➢ Esse clima tem as quatro estações bem definidas.

  • a) Predomina nessa área o clima subtropical.

    É uma região que está abaixo do Trópico de Capricórnio, motivo pelo qual é considerada uma área de clima subtropical. ITEM CORRETO.

    b)A maior parte de suas terras fica localizada na Zona Temperado Sul.

    Conforme o mapa apresentado a seguir, realmente é uma região que está na Zona Temperada do Sul. ITEM CORRETO.

     

    c) É responsável pelas maiores amplitudes térmicas registradas no país.

    Nesta região há estações do ano melhor definidas, o que tem reflexo em amplitudes térmicas maiores. ITEM CORRETO.

    d) A influência do clima afeta os índices pluviométricos, considerados os mais baixos do Brasil. ITEM INCORRETO.

    O índice pluviométrico anual da região fica entre 1000 e 2000 milímetros, que é um índice considerado moderado para alto de chuvas. ITEM INCORRETO.

    e) A Mata das Araucárias se refere a formações vegetais adaptadas ao clima regional e por isso caracterizam a paisagem dessa região.

    O nome da Mata está basicamente relacionado com o tipo de formação vegetal característico da região, as araucárias. ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • A - Correto: O clima subtropical é o predominante na região com variações de Subtropical Úmido (Cfa) e Oceânico Temperado (Cfb).

    B- Correto: A Zona temperada do Sul é o intervalo entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Como corretamente é colocado, a maior parte das terras do Sul do Brasil estão na Zona em questão.

    C- Correto: Por possuir as mais baixas temperaturas do país e pela proximidade com o Trópico de Capricórnio, o sul do país está sujeito a altas temperaturas do Solstício de Verão. Dessa forma, a região possui grandes amplitudes térmicas.

    D- Incorreto: Não é correto dizer que o Sul do Brasil possui os menores índices pluviométricos do país, sendo estes pertencentes ao semiárido nordestino.

    E- Correto: A Mata das Araucárias é vegetação característica do sul do país, sendo ela uma variação da Mata Atlântica adaptada ao clima regional.

    Fonte: Estratégia

  • INCORRETAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!


ID
1974955
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA:

É um conjunto espacial de grandes dimensões caracterizado por uma interação coerente entre as feições do relevo, os tipos de solos, as condições de clima e hidrologia e as formas de vegetação. Os diversos elementos que formam esse conjunto influenciam uns aos outros, gerando equilíbrios ecológicos próprios. O geógrafo Aziz Ab’Sáber utilizou qual o nome para esse conceito?

Alternativas
Comentários
  • a) Domínio morfoclimático.

     

     

    Entendemos Domínio morfoclimático um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial de centenas de milhares a milhões de quilômetros quadrados de área, onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas. Apresentam feições paisagísticas e ecológicas integradas, ocorrem em uma espécie de área principal, de certa dimensão e arranjo em que as condições fisiográficas e biogeográficas formam um complexo relativamente homogêneo e extensivo.

     

     

    Ab´Saber, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil

  • Os domínios Morfoclimáticos do Brasil e suas características:

    Domínio AmazônicoLocalização: estados do Amazonas, Pará, Acre e áreas do norte dos estados de Rondônia e Mato Grosso, além da região oeste do Maranhão.Características principais: floresta equatorial; clima úmido e quente; presença da planície amazônica, além de planaltos e depressões nas áreas de borda; presença da Bacia Amazônica com grande quantidade de rios e elevado volume de água.

    Domínio do CerradoLocalização: região central do Brasil. Estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso (área central), Mato Grosso do Sul (áreascentral e nordeste). Minas Gerais (faixa centro-oeste), Maranhão (sul) e Rondônia (faixa centro-sudeste).Características principais: clima tropical; vegetação de cerrado; solos pouco férteis em grande parte do domínio; presença de depressões e planaltos. A Chapada dos Guimarães é um dos destaques do relevo deste domínio.Domínio Roraima-GuianenseLocalização: toda área central do estado de Roraima.Características principais: clima equatorial semiúmido; vegetação de campos e cerrados; presença de depressões e planaltos; dependendo da área, a fertilidade do solo varia de baixa para alta.

    Domínio da CaatingaLocalização: área central da região Nordeste. Quase todo território do Ceará (exceto faixa litorânea); regiões centro-oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe; grade parte da região centro-oeste da Bahia; sudeste do Piauí.Características principais: clima semiárido; vegetação típica da caatinga, presença de depressões, solos secos e de baixa profundidade.

    Domínio das AraucáriasLocalização: região sul do Brasil. Presente nas áreas centrais dos estados do Paraná Santa Catarina, além da área norte do Rio Grande do Sul.Características principais: clima subtropical; vegetação subtropical (Mata de Araucária); presença de rios perenes.

    Domínio das PradariasLocalização: presente na área meridional do estado do Rio Grande do Sul.Características principais: clima subtropical; vegetação composta basicamente por gramíneas e herbáceas; relevo de planalto com presença de leves ondulações.

    Domínio de Mares de MorrosLocalização: quase todo território do estado de São Paulo (exceto áreas ao norte e sul); noroeste e faixa litorânea do Paraná; áreas litorâneas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; faixa leste de Minas Gerais, todo território do Rio de Janeiro e Espírito Santo; faixa litorânea da região Nordeste.Características principais: clima úmido, relevo com presença de serras (exemplos: Serra do Mar, Mantiqueira e Espinhaço); solo que sofre com a erosão provocada pelo alto índice pluviométrico (chuvas); grande parte deste domínio está ocupada por vegetação da Mata Atlântica.

     


ID
2004931
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo estimativas oficiais, o setor industrial como um todo responde por um terço das emissões de gases de efeito estufa do Estado do Rio de Janeiro. De tal forma, afirma-se como estratégia adequada para ajudar a diminuir emissões de carbono no Estado:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Alguns casos são irreversíveis se tratando de emissão de carbono, então o jeito é compensar o meio ambiente com alguma política.

  • Errei pelo vocábulo tolher, que significa opor-se, por obstáculo em, anula totalmente a alternativa, bora PM PR!!!!

  • O que quebra a pessoa é a forma com que interpreta as palavras, uma palavra pode acabar com a questão.


ID
2054557
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Começa a cúpula sobre clima para definir novas metas contra mudança climática. A cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudança climática, destinada a discutir metas para reduzir as emissões de gases do efeito-estufa, foi iniciada nesta segunda-feira (07/12/2009), em Copenhague, na Dinamarca. A maior reunião já realizada sobre o aquecimento global, que reúne 15 mil pessoas, delegados de 192 países, ambientalistas e ONGs, se propõe a superar a grande brecha entre países ricos e pobres para combater os efeitos das emissões de CO2 nas próximas décadas.”

(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente. Acesso em: 10 dez. 2009.)

A emissão de gases de estufa reflete, essencialmente, o nível de industrialização e o modelo energético adotado pelos diferentes países. Nesse sentido, em se tratando da questão energética e os impactos ambientais, julgue os itens abaixo:

I – A queima do petróleo, do carvão mineral e, em menor escala, do gás natural, libera gases poluentes na atmosfera, entre eles os gases de efeito-estufa, diretamente associados ao aquecimento global.

II – A produção de energia elétrica em centrais termonucleares não produz emissões de gases causadores do efeito-estufa. No entanto, essa forma de produção de energia, além de possuir um alto custo, origina resíduos com alto poder de contaminação que não tem ainda uma solução suficientemente segura e satisfatória para seu descarte.

III – Nas usinas hidrelétricas, a eletricidade é obtida por meio do aproveitamento das águas dos rios. A força hidráulica movimenta turbinas que acionam os geradores responsáveis pela transformação da energia hidráulica em energia elétrica. Nesse sentido, essa forma de obtenção de energia elétrica não apresenta restrições ambientais, já que não gera poluição atmosférica.

IV – A produção de biocombustíveis apresenta-se como uma alternativa energética sustentável, uma vez que as emissões de gases decorrentes da queima do etanol e do biodiesel é menos poluente do que a queima dos derivados de petróleo. Além disso, o aproveitamento de mão-de-obra em grandes áreas monocultoras reduz o problema do desemprego.  

A respeito das afirmações constantes dos itens I a IV, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que:

Alternativas
Comentários
  • QUAL ERRO DA III e IV ?

  • III – Nas usinas hidrelétricas, a eletricidade é obtida por meio do aproveitamento das águas dos rios. A força hidráulica movimenta turbinas que acionam os geradores responsáveis pela transformação da energia hidráulica em energia elétrica. Nesse sentido, essa forma de obtenção de energia elétrica não apresenta restrições ambientais, já que não gera poluição atmosférica.

    IV – A produção de biocombustíveis apresenta-se como uma alternativa energética sustentável, uma vez que as emissões de gases decorrentes da queima do etanol e do biodiesel é menos poluente do que a queima dos derivados de petróleo. Além disso, o aproveitamento de mão-de-obra em grandes áreas monocultoras reduz o problema do desemprego.

  • gabarito letra A Apenas as afirmações constantes dos itens I e II estão corretas.

ID
2062255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, dada a sua grande extensão territorial e a predominância de climas úmidos, tem uma extensa rede hidrográfica. Todos os rios, com exceção do Amazonas, possuem regime pluvial e todos são exorreicos, sendo a maioria perene e alguns deles temporários.

SENE, E,; MOREIRA, J. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2010, p.459. Adaptado.

Em função do regime pluvial, a concentração de rios temporários encontra-se na região

Alternativas
Comentários
  • Nordeste

  • Os rios temporários consistem em canais secos a maior parte do ano, e que comportam o fluxo de água apenas durante e logo após uma chuva. Eles são típicos do deserto, onde as chuvas são bastante irregulares. Essas características são típicas do semi árido, no Nordeste. 

  • Essa nao Cai na minha prova :P

  • Gabarito: C

    Exorreico: diz-se da região cujos rios vão desaguar no mar

  •  Água da chuva = Pluvial

     

     Fluvial refere-se a água do rios.

  • O texto de apoio aborda a hidrografia brasileira e cita aspectos específicos de uma região específica. O enunciado questiona qual região possui rio intermitentes ou temporários no Brasil.

    A) Os rio dessa região são de grande porte devido ao relevo predominantemente plano e a ocorrência de grandes chuvas em determinadas épocas do ano.

    B) Sul a região apresenta grandes rios como o Paraná e não tem estiagem suficiente para a ocorrência de rios temporários.

    C) Única região brasileira onde ocorre o clima semiárido caracterizado por um período de estiagem prolongada que causa a ocorrência de rios intermitentes. 

    D) Região das maiores bacias hidrográficas do país como a citada no texto.

    E) Região de rios de pequeno porte e com a ocorrência de rios endorreicos, que correm para o interior e desaguam em outros rios, como o Tietê em São Paulo.  




    Gabarito do professor: C 
  • Gabarito''C''.

    A formação dos rios intermitentes está relacionada ao regime pluviométrico onde no período das chuvas esses rios se formam. A região Nordeste do Brasil é a que concentra o maior número deles e são importantes para a sobrevivência de espécies, além disso, quando secam permitem o desenvolvimento do cultivo de algumas espécies no solo que fica úmido.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Um rio endorréico = interior do continente= lago ,ou em outro rio. 

    exorréico =apresenta a drenagem diretamente para o mar. 

  • Como grande parte dos rios temporários brasileiros está concentrada no Nordeste, região onde as precipitações costumam acontecer principalmente no inverno, é também nesta estação que a maioria dos rios temporários brasileiros se forma. 

  • GAB LETRA "C"

    Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem. Portanto, a região nordeste é um exemplo desses casos.


ID
2102356
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando as tipologias macroclimáticas do Brasil, é correto afirmar que o clima que predomina na porção norte do Brasil, compreendendo os estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, e parte do Mato Grosso e Tocantins, e que é controlado pelos sistemas atmosféricos massa equatorial continental e atlântica, e pela zona de convergência intertropical é o clima

Alternativas
Comentários
  • Presente em quase todos os estados da região Norte, além de parte do Mato Grosso e Maranhão, o clima equatorial tem como características básicas: elevada temperatura, grande umidade e baixa amplitude térmica. Sua atmosfera é dominada pela presença da zona de convergência intertropical, o que gera uma quantidade abundante de chuva.


    A resposta correta é a letra A. 



  • clima equatorial é aquele que ocorre a baixas latitudes (ou seja, na região próxima a Linha do Equador) como a Amazônia.


ID
2236444
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Cúpula dos Povos começa como contraponto à Rio+20

Enquanto a conferência oficial no Riocentro, na Barra, é restrita a participantes credenciados, que só entram depois de passar por um forte controle de segurança, a Cúpula dos Povos é aberta ao público, em tendas ao ar livre no Aterro do Flamengo. Ela é aberta também às tribos e discussões mais diversas, em mesas de debate e painéis geridos pelos próprios participantes, buscando promover a mobilização social. Problemas ambientais, econômicos, sociais, políticos e de minorias serão discutidos no evento, afirma uma ativista norte-americana, em alusão ao movimento que ocupou Wall Street, em Nova York, no ano passado.

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012.

Uma articulação entre as agendas ambientalistas e a antiglobalização indica a

Alternativas
Comentários
  •  -> A letra A está errada. As agendas ambientalistas e antiglobalização não são defendidas pelos representantes do sistema capitalista financeiro, portanto não se pode dizer que há uma humanização desse sistema.

      -> A letra B está errada. A agenda ambientalista não é especificamente uma pauta do movimento operário.

      -> A letra C está errada. As elites políticas locais têm visões bastante variadas, de acordo com seus interesses econômicos.

      -> A letra D está correta. A articulação entre essas duas agendas tão importantes fomenta a discussão em mais espaços, permitindo um alcance cada vez mais global para ambos os temas.

      ->A letra E está errada. Ambos os temas não estão relacionados necessariamente a partidos políticos socialistas.


    Gabarito do professor: Letra D.


  • Resposta D

    -------------------------------------------

    A articulação entre a agenda ambientalista e a antiglobalização tenta quebrar a postura oficial hegemônica que grupos dominantes tentam impor à sociedade.

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2944

  • Gabarito: D

    Muita atenção nesta questão...

    Bons estudos!

  • comentário da professora:

     -> A letra A está errada. As agendas ambientalistas e antiglobalização não são defendidas pelos representantes do sistema capitalista financeiro, portanto não se pode dizer que há uma humanização desse sistema.

      -> A letra B está errada. A agenda ambientalista não é especificamente uma pauta do movimento operário.

      -> A letra C está errada. As elites políticas locais têm visões bastante variadas, de acordo com seus interesses econômicos.

      -> A letra D está correta. A articulação entre essas duas agendas tão importantes fomenta a discussão em mais espaços, permitindo um alcance cada vez mais global para ambos os temas.

      ->A letra E está errada. Ambos os temas não estão relacionados necessariamente a partidos políticos socialistas.

     

    Gabarito do professor: Letra D.

  • Fiquei na dúvida porque os Socialistas são sim anti globalização, vide Karl Max. Cuba socialista e isolada, Koréia do norte com seu comunismo , Venezuela com concentrações máximas no estado e pouca interferência externa. Ou seja, atitudes e modelos que vão na contramão da globalização.

     

  • Mobilização social = espaço de debates

  • A antiglobalização é a oposição aos aspectos capitalistas e liberais da globalização, que acabou por reforçar o domínio e controle das estruturas do poder. Assim, associado com a ideia de democratização do debate proposta no texto, a articulação entre os dois assuntos se dá pelos espaços de debate não hegemônicos e controlados por pequenos grupos.

    Letra D

  •  "discussões mais diversas, em mesas de debate e painéis geridos pelos próprios participantes, buscando promover a mobilização social. Problemas ambientais, econômicos, sociais, políticos e de minorias serão discutidos no evento"


ID
2286082
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), as mudanças climáticas exercem uma pressão adicional sobre a perda da biodiversidade. Esta pressão pode ser descrita, por exemplo, pela alteração da estação de reprodução, pela migração, pela redistribuição e pela alteração do tamanho da população de algumas espécies.
Sobre os efeitos estimados das mudanças climáticas na biodiversidade, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: B


ID
2389435
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O El Niño, denominado ENOS (El Niño – Oscilação Sul), é um fenômeno natural que ocorre em intervalos cíclicos de 3 a 5 anos na região tropical do oceano Pacífico e envolve processos de interação entre a atmosfera e a hidrosfera, afetando a atuação do clima e modificando a paisagem de diferentes lugares do planeta.
Sobre as condições atmosférico-oceânicas em períodos de El Niño, julgue os itens como (V) VERDADEIROS ou (F) FALSOS:

( ) Os ventos alíseos abrandam sua intensidade, diminuindo as chuvas na Austrália e Indonésia.
( ) Com o aquecimento das águas do Pacífico Central, a célula de circulação do ar se desloca para leste.
( ) A termoclina, zona de transição entre as águas quentes e as mais frias, torna-se menos rasa e, sem os ventos alíseos, diminui a ressurgência, fenômeno que afeta diretamente a atividade pesqueira.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Questão corretíssima

    Letra D


ID
2528323
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Uma das alterações produzidas recentemente, causada pela incorporação do elemento ambiental no discurso do desenvolvimento, foi o estabelecimento de novas diretrizes para o uso da terra. A Amazônia, um dos principais objetos de preocupação dos ambientalistas, voltou à cena e tornou-se objeto de disputa pela sua significação."

(Rabello, Antônio Cláudio. (2013). Amazônia: uma fronteira volátil. Estudos Avançados, 27(78), 213-235. chttps ; // dx.doi.org / 10.1590/S0103- 40142013000200014>)


Sobre os problemas ligados à ocupação do espaço amazônico que vêm preocupando os ambientalistas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação.

  • Maiores causas do desmatamento na AMAZÔNIA são: 1º lugar: SOJA. 2º lugar PECUÁRIA 3º lugar MADEIREIRAS!!!

  • Prevenir o desmatamento requer gerar alternativas de emprego e renda às pessoas que sobrevivem dessa atividade e, principalmente, uma forte fiscalização.

  • vapo, sem leme!


ID
2640298
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em junho de 2017, o governo dos Estados Unidos da América (EUA) se retirou do “Acordo de Paris”, assinado em 2015 por 195 países. Sobre as medidas previstas no Acordo para a redução da emissão de gases do efeito estufa, e o motivo da saída dos Estados Unidos do referido acordo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
2663155
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As autoridades de Kiribati, arquipélago do Oceano Pacífico formado por 33 atóis e uma ilha de coral, estão conscientizando sua população para que aceitem que, nas próximas décadas, terão de fugir do país. A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem desaparecer. O governo convocou os líderes de todas as ilhas para convencê-los da importância de mudar a mentalidade das pessoas, com pleno conhecimento que é uma questão muito sensível porque ameaça a própria identidade de um país. Kiribati já antecipou convênios com Austrália e Nova Zelândia para enviar seus cidadãos aos países vizinhos, algo que muitos dos moradores do arquipélago não aceitam.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.


No texto, faz-se referência a um problema que se tornou um tema recorrente na agenda global. Nesse sentido, a preocupação apresentada pela população de Kiribati fundamenta-se na previsão de

Alternativas
Comentários
  • “A estimativa é que, em um período de 50 anos...”

    É um processo duradouro, que vai se fundamentando ao passar do tempo, portanto, não pode ser terremoto, tsunami ou erupção vulcânica, os quais tem consequências mais imediatas.

    LETRA A

  • Simplesmente AQUECIMENTO GLOBAL, ou seja, as expectativas é um aumento do nível do mar causa pelo descongelamento das geleiras, inclusive o Brasil vai ser afetado principalmente áreas abaixo do nível do mar como recife.

  • A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem DESAPARECER.


ID
2773375
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Pelo menos 269 pessoas morreram e 2 milhões foram afetadas por causa das chuvas registradas há quase um mês no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, disse o ministro do Interior, Rajnath Singh. As inundações são comuns na Índia durante o período geral de chuvas de monção entre julho e agosto.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/12/chuvas-na-india-deixam-mais-de-200-mortos-e-afeta2-milhoes-de-pessoas.html> Acesso em: 29 de abr. 2017. (Adaptado).

O texto retrata um fenômeno meteorológico responsável pelas fortes chuvas. Esse fenômeno é causado pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • Durante o verão, o continente possui maior temperatura, sendo uma área de menor pressão atmosférica (área ciclonal) e para onde as massas de ar provenientes das áreas de alta pressão do Oceano Índico se deslocam. Esses ventos úmidos chocam-se com a Cordilheira do Himalaia, ocasionando grandes chuvas orográficas.


ID
2773672
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UEMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A propalada crise climática global atual tem, como uma de suas causas, a emissão de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera. A criação de Créditos de Carbono foi umas das supostas saídas encontradas para o problema.


Sobre os Créditos de Carbono, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Cada Crédito de Carbono é equivalente a 1T (uma tonelada) de CO² não emitida ou retirada da atmosfera por um País.

( ) Os Créditos de Carbono foram criados, em 1997, no Japão, quando houve a assinatura do Protocolo de Kyoto pelos países que se comprometeram a assinar esse acordo.

( ) Os Estados Unidos, maior emissor de gases poluentes do mundo, lidera a aplicação das políticas definidas no Protocolo de Kyoto.

( ) Créditos de Carbono são certificados negociados como mercadorias nas bolsas de valores.

Alternativas
Comentários
  • Créditos de carbono são unidades de medida que correspondem, cada uma, a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (t CO2e). Essas medidas servem para calcular a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e seu possível valor de comercialização.

    Fonte: https://www.ecycle.com.br/6218-creditos-de-carbono.html


ID
2788627
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o texto a seguir.


De acordo com a Enciclopédia da Neve, Gelo e Glaciares, o gelo glacial se comporta como um material que flui, como a água. Por razões ainda não totalmente compreendidas, ele flui mais rápido em certas partes do manto que em outras. As regiões em que ele flui com especial rapidez são conhecidas como correntes de gelo.


Por toda a Groenlândia, correntes de gelo estão acelerando o ritmo e despejando um volume cada vez maior de gelo direto nos oceanos. No momento, estimase que a ilha esteja perdendo igual volume de gelo tanto com os desprendimentos quanto com o derretimento.

KOLBERT, E. A Groenlândia está derretendo. Revista Piauí, n. 128, maio 2017, p. 43.


Esse fenômeno de desprendimento e derretimento glacial provoca diretamente o seguinte efeito:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B) Elevação do nível das águas dos oceanos.


ID
2816584
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A existência de vida no planeta Terra está associada a um fenômeno natural, o qual permite o equilíbrio térmico na atmosfera por meio da reflexão e absorção dos raios solares. Se este fenômeno não existisse, a temperatura média da superfície terrestre poderia ser inferior a -18ºC.

Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • B. Efeito estufa

  • O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa. 


ID
2821699
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam com uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. (AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).


Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:

Alternativas
Comentários
  • Gab A.



    GABARITO ENEM / 2012 / PRIMEIRO DIA / CADERNO AZUL

    QUESTÃO 32


    Comentário da questão

    O setor primário, aquele referente às atividades agrícolas, é. ainda hoje, mesmo com a evolução das técnicas, muito dependente das condições climáticas, sendo assim, uma sociedade cuja relação econômica é principalmente com o setor primário se torna mais vulnerável às intempéries climáticas como a seca, por exemplo.


    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2012/primeiro-dia/a-interface-climasociedade-pode-ser-considerada-em-termos-de-ajustamento-a-extensao-e-aos-modos/

  • Setor Primário 

     

    O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

     

    Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. 

     

    A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.

  • A introdução de tecnologia diminui a vulnerabilidade entre os humanos e as condições climáticas.

  • O setor primário é dependente das condições climáticas, sendo assim, podemos relacionar a vulnerabilidade social à falta de alimentos gerados por problemas de seca ou chuvas intensas, pois diminuiria drasticamente a oferta de alimentos, acarretando numa crise alimentícia que iria atingir diretamente tanto a população rural como também a urbana. 


ID
2834890
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A erosão é um problema cada vez mais presente no mundo de hoje, em que mudanças climáticas aceleram num ritmo alarmante a perda e o esgotamento do solo. A saúde da camada superficial do solo, tão necessária para o desenvolvimento de plantas naturais ou cultivadas, pode se deteriorar pelo vento, pelo escoamento da água da chuva, pela irrigação excessiva, entre outros fatores.


A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.


I . Evitar o desmatamento e ter atenção com o lixo são algumas medidas para evitar a erosão,


PORQUE


II . a vegetação natural de um ambiente possui características e substâncias que conservam o solo e o mantêm saudável, enquanto que reduzir, reciclar ou reutilizar o lixo geram menor contaminação do solo.


Sobre essas duas asserções é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • nao achei fontes que falem que o lixo por si só causa EROSÃO, mas o acumulo do lixo causa a produção de chorume e essa produção de chorume pode contaminar o lençol e, em excesso, pode causar a instabilidade do solo e a erosão.

    nao fiquei mto convencida, mas... gabarito é gabarito

    letra D


  • Ué, Acredito que tenha relação o lixo com a qualidade do solo. Mas dizer que o lixo causa diretamente a erosão é errôneo. Mas enfim


ID
2842369
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”.

WEIBEL, L. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 8jul. 2015 (adaptado).


Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto?

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    As chapadas e chapadões são formas do relevo típicas do planalto central brasileiro em que predomina o clima tropical com verão chuvoso, marcado pela intensa lixiviação do solo e, consequentemente, a formação de uma crosta laterítica com o ressecamento do solo, no inverno seco.

    Fonte: Descomplica

  • questão boa, fui por localização do Chapadão,que é um acidente geográfico, existente na região central do Brasil.

    daí, região central, clima tropical.

    Letra D

    obs: não conte seus maiores sonhos a ninguém

  • As chapadas são mais comuns na região central do Brasil, isso implica afirmar que o tipo climático característico dessa região é o tropical semiúmido, onde nesse, há períodos de chuva e períodos de seca bem definidos... Isso explica a crosta laterítica, pois o processo de laterização ocorre quando há períodos chuvosos seguidos por períodos de estiagem... Portanto, gabarito letra D.

  • Gab. D

    crosta laterítica / lateritic crust. Camada endurecida que se forma em cima de um solo ou rocha e cuja superfície apresenta elevada concentração de óxidos de ferro e alumínio.

  • A interação entre Geomorfologia e Climatologia foi o objeto da questão. O texto de apoio trata da descrição do processo de alteração de solo da superfície de chapadas onde foram ressaltados a presença do produto dos processos erosivos e a ação da água na laterização.  
    Análise das alternativas:

    A) Não tem como ser árido já que o papel da água fica evidente quando a laterização aparece na descrição da "crosta laterítica". 

    B) Nas áreas de ocorrência do clima subtropical brasileiro não ocorrem chuvas e insolação em quantidade o suficiente para a laterização.

    C) É necessário sol e chuva intensos para a ocorrência da "canga" citada no texto. 

    D) Laterização é um processo de intemperismo químico que ocorre em solos com grande concentração de ferro e alumínio onde a ação da chuva e do sol intensos mudam a composição química do solo criando uma crosta endurecida chamada de laterítica. Alternativa correta.
    E) Nas áreas de ocorrência de clima equatorial prevalece a lixiviação. 


    Gabarito do professor: D
  • Letra D

    O solo apresentado no texto tem como característica principal a existência das concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica. O processo de formação dessa crosta é chamado de laterização e ocorre principalmente em regiões de clima tropical, onde a sazonalidade das chuvas colabora com a lixiviação, que acaba por acumular uma camada ferruginosa no solo que, após a sua concreção, forma a crosta laterítica.

  • só acertei pq moro na bahia, e conheço a chapada Diamantina !! kkkkkkk aiii sei o clima daqui

  • A interação entre Geomorfologia e Climatologia foi o objeto da questão. O texto de apoio trata da descrição do processo de alteração de solo da superfície de chapadas onde foram ressaltados a presença do produto dos processos erosivos e a ação da água na laterização.  

    Análise das alternativas:

    A) Não tem como ser árido já que o papel da água fica evidente quando a laterização, que tem como causa a lexiviação, passagem da água sobre o solo; aparece na descrição da "crosta laterítica". 

    B) Nas áreas de ocorrência do clima subtropical brasileiro não ocorrem chuvas e insolação em quantidade o suficiente para a laterização.

    C) É necessário sol e chuva intensos para a ocorrência da "canga" citada no texto. 

    D) Laterização é um processo de intemperismo químico que ocorre em solos com grande concentração de ferro e alumínio onde a ação da chuva e do sol intensos mudam a composição química do solo criando uma crosta endurecida chamada de laterítica. Alternativa correta.

    E) Nas áreas de ocorrência de clima equatorial prevalece a lixiviação. 

    Gabarito do professor: D

  • Se até mesmo o gabarito do qconcursos concorda que "é necessário sol e chuva intensos para a ocorrência da "canga" citada no texto", por que isso não implica na alternativa E - se o clima equatorial e chuvoso perfeitamente se encaixa nessas definições? O gabarito diz que "nos climas equatoriais prevalece a lixiviação - mas, ora, a lateralização ocorre por conta da lixiviação de íons de ferro e alumínio do solo em direção à camadas mais internas.

  • Uma dica é pensar no Cerrado, que possui principalmente latossolo (formado pelo processo de lixiviação), rico em óxidos de ferro e alumínio. Além disso, nessa região a principal "forma de relevo" são as Chapadas.

    Assim, associando os climas do Brasil a essa região, obtém-se a alternativa correta.

    Letra D- Tropical.


ID
2848069
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os avanços científicos e tecnológicos têm possibilitado uma compreensão crescente sobre a dinâmica climática global. Apesar desses avanços, grande parte da população mundial ainda não tem acesso aos conhecimentos e tecnologias à disposição e, para a compreensão e predição dos fenômenos naturais que vivenciam, muitos continuam se baseando em conhecimentos populares tradicionais passados de geração em geração. Essas habilidades tradicionais de prognóstico do tempo “se efetivam no contato contínuo do homem com o ambiente, reforçadas pela inteligência, atenção, sensibilidade e experiência, que variam muito de um indivíduo para outro” (Sartori, 2002). A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A observação de sinais da natureza para a previsão das chuvas é bastante difundida entre os sertanejos do Nordeste do Brasil, conhecidos como “profetas do tempo”.
( ) A compreensão fenomenológica do clima e do tempo restringe-se às áreas rurais, que permitem o contato direto do ser humano com a natureza.
( ) A observação da fauna e da flora, seja através da presença ou ausência de espécies, da floração e frutificação, são elementos comuns e recorrentes de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo.
( ) A observação das condições atmosféricas, através da direção do vento, tipos de nuvens e variação da temperatura, integra os elementos de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B é possível encontrar a alternativa analisando apenas as duas primeiras assertivas:

    (V) A observação de sinais da natureza para a previsão das chuvas é bastante difundida entre os sertanejos do Nordeste do Brasil, conhecidos como “profetas do tempo”.

    Os populares “profetas da chuva" ou "profetas do tempo" são sertanejos que aprenderam a entender e prever o tempo através dos avisos da natureza.

    (F) A compreensão fenomenológica do clima e do tempo restringe-se às áreas rurais, que permitem o contato direto do ser humano com a natureza.

    As previsões são possíveis tanto na zona rural quanto na zona urbana.

  • Fiquei na duvida em B e C, mas errei pois

    nunca vi essa joça de "profetas do tempo"

  • Consegui responder essa, por lembrar dos idosos da minha rua, que olhava para o céu e dizia que amanhã choveria... de fato a chuva caia no dia seguinte. Rss

  • Uma dica caso venha, aparecer nomes que nós jovens, não tenhamos, certificados sobre aquilo, conside - se como correta, pois, pode ser a correta
  • Essa questão dos "profetas do tempo" pode ser encontrada na musica de Gonzaga "mandacaru quando flora lá na seca é um sinal que a chuva chega no sertão"

  • A resposta correta é a letra B, que aponta que alternativa que apresenta a sequência correta é V – F – V – V.

    Logo com os sinais da natureza pode se ter um bom descondicionamento do com vai se manifestar os fenômenos da natureza que podem ser muitos severos, porem na sabedoria popular tem mecanismos que servem para esse objetivo.

    Com o lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, alertou para o mundo o poder destrutivo da humanidade que pode ser um agente modificador de um ambiente, causando uma seleção de espécies sem um critério que vise o equilíbrio, assim o monitoramento é uma forma de observa as variações no meio ambiente.

  • Mermão, tem um negócio que não me deixa engolir essa questao, pois em uma alternativa ele dar, flora, fauna e etc como ELEMENTO e na outra ele dar temperatura, pressao e umidade como ELEMENTO, sendo que sao fatores

  • PMPR 2021!


ID
2864812
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A evolução nas condições de vida da civilização acelerou o crescimento demográfico no globo, causando pressão significativa sobre a demanda de recursos naturais e alterando as condições ambientais.


Internet: <www2.ana.gov.br>.


Acerca da temática abordada no texto acima e de temas correlatos, julgue o item subsequente.


Entre os gases de efeito estufa (GEE), o mais abundante é o metano, tendo a industrialização e seus desdobramentos importante papel em seu aumento na atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • A maior concentração de metano advém da criação de gado.

  • Ok. Sabia que o metano é um dos gases geradores do efeito estufa. Mas sabia que não provinha da indústria.

  • CUIDADO COM COMENTÁRIOS ERRADOS!

    NÃO É A CRIAÇÃO DE GADO A MAIOR FONTE DE EMISSÃO DE METANO! ELE É O MAIOR QUANDO VOCÊ COMPARA AOS OUTROS, MAS AS OUTRAS FONTES JUNTAS SÃO BEM MAIORES.....

    Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas; Decomposição de resíduos orgânicos; Fontes naturais (pântanos); Extração de combustível mineral (o metano é extraído de depósitos geológicos como um combustível mineral juntamente com outros combustíveis hidrocarbonetos); Processo de digestão em animais herbívoros; Bactérias encontradas em plantações de arroz; Aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica

  • https://blog.waycarbon.com/2017/02/5-fontes-de-gases-de-efeito-estufa/#:~:text=Onde%20se%20originam%20os%20Gases,g%C3%A1s%20natural%20e%20o%20petr%C3%B3leo.

  • De onde vem o Gás Metano?

    O metano é um gás proveniente de diversas fontes, sendo que as principais são:

    erupções vulcânicas

    decomposição de matéria orgânica

    digestão de alguns animais herbívoros

    metabolismo de algumas bactérias

    extração de combustíveis minerais

    Fonte :https://www.todamateria.com.br/metano/

  • De onde vem o metano? 

    A agricultura é a fonte predominante. 

    As emissões de animais - provenientes de esterco e liberações gastroentéricas - são responsáveis por cerca de 32% das emissões de metano causadas pelo ser humano. O crescimento populacional, o desenvolvimento econômico e a migração urbana estimularam uma demanda sem precedentes de proteína animal e com a população global se aproximando de 10 bilhões, espera-se que esta fome aumente em até . 

    Qual é o grande problema do metano? 

    O metano é o principal contribuinte para a formação do ozônio ao nível do solo, um poluente perigoso do ar e gás de efeito estufa, cuja exposição causa . O metano é também um poderoso gás de efeito estufa. Durante um período de 20 anos, ele é 80 vezes mais potente no aquecimento do que o dióxido de carbono. 

    O metano tem sido responsável por cerca de 30% do aquecimento global desde a época pré-industrial e está proliferando mais rapidamente do que em qualquer outra época desde que a manutenção de registros começou nos anos 80. De acordo com dados da , mesmo quando as emissões de dióxido de carbono desaceleraram durante os bloqueios relacionados à pandemia de 2020, o metano atmosférico disparou para cima. 

    https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/emissoes-de-metano-estao-impulsionando-mudanca-climatica-veja


ID
2872321
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Decreto Federal n. 7.390/2010, que regulamenta a Lei da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) no Brasil, projeta que as emissões nacionais de gases de efeito estufa (GEE) em 2020 serão de 3,236 milhões. Esse mesmo decreto define o compromisso nacional voluntário do Brasil em reduzir as emissões de GEE projetadas para 2020 entre 38,6% e 38,9%.

BRASIL. Decreto n. 7.390, de 9 de dezembro de 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 2 jun. 2014 (adaptado).


O cumprimento da meta mencionada está condicionada por

Alternativas
Comentários
  • O Brasil oficializou a meta voluntária de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2005 e 43% até 2030 em relação aos valores de 2005. Além dessa meta, *o compromisso do Brasil apresentado na COP21 inclui garantir 45% de fontes renováveis no total da matriz energética, ampliar para 23% a participação de fontes renováveis (eólica, solar e biomassa) na geração de energia elétrica e acabar com o desmatamento ilegal.* Segundo o governo, as emissões entre 2005 e 2012 reduziram 41,1%. Em boa medida essas redução é creditada a uma forte queda nos índices de desmatamento na Amazônia legal. Na última década as atividades ligadas a derrubada das florestas deixaram de ser a principal emissora de CO2. *Atualmente, a produção de energia a partir da queima de combustíveis fósseis é a maior fonte poluidora do país.*

    Fonte: Guia do Estudante 2018.

  • R::::: D

  • Muito facil, a questao relata problemas com o efeito estufa e depois pergunta o que fazer pra melhorar o ar

    Logo a resposta esta numa fonte de energia mais sustenvel como a eolica, solar etc...

    R.: D

  • Todos os investimentos sustentáveis tem como principal foco acabar ou minimizar ações que agridam o meio ambiente. É notável a diferença que pequenas adaptações podem propor para um bem maior, ajudando a prevenir crises hídricas e males como o aquecimento global por exemplo.

    Letra D

  • Quando a alternativa está muito radical, tipo "abdicar as usinas nucleares" é recomendável eliminar.

  • Encarecer os automóveis já é uma medida colocada em prática kkkkkkk


ID
3015073
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é um tratado ambiental internacional, assinado em 1992, que tem como objetivo estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema climático.
Sobre as premissas do tratado, analise as afirmativas a seguir.
I. A Convenção reconhece que a maior parcela das emissões globais, históricas e atuais, de gases de efeito estufa é originária dos países desenvolvidos.
II. A Convenção admite que a parcela de emissões globais originárias dos países em desenvolvimento crescerá, para que eles possam satisfazer suas necessidades sociais e de desenvolvimento.
III. A Convenção assume que a participação dos diferentes países, em uma resposta internacional às mudanças climáticas, deve ocorrer conforme suas respectivas capacidades e condições sociais e econômicas.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GAB - E


ID
3077395
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Emissão de gases estufa do Brasil tem maior crescimento em 13 anos.

As emissões brasileiras de gases do efeito estufa aumentaram 8,9% de 2015 a 2016. É o segundo ano consecutivo de crescimento − o maior desde 2004. O Brasil emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gás carbônico em 2016. Em 2015 havia liberado 2,1 bilhões. O aumento é o maior dos últimos 13 anos e representa a emissão mais alta desde 2008.

(Disponível em: goo.gl/4h1bs9. Acesso em 26 out.2017) 

Estão entre os fatores responsáveis pelo aumento da emissão de gases  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    DESMATAMENTO e AGROPECUÁRIA respondem por mais de 20% das emissões de gases de EFEITO ESTUFA responsáveis pelo aquecimento global. A perda da vegetação, por sua vez, faz o planeta absorver cada vez menos o CO2 em excesso na atmosfera, minando ainda mais sua capacidade de combater mudanças climáticas.

     

    Fonte: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,agricultura-e-desmatamento-respondem-por-23-das-emissoes-de-gases-estufa-no-mundo,70002958983

    08/08/2019

  • Que? :O

  • Gabarito B

    Recomendo assistirem a primeira aula desse aulão: https://www.youtube.com/watch?v=uzDsd6DiieM, fala sobre o aquecimento global e os impactos ambientais. Aula muito boa!

    Depois de assistirem, vão entender a questão.

    Bons estudos, colegas.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • GAB B

    DESMATAMENTO E AGROPECUARIA .

  • Me explica como a crescente urbanização do país e a mecanização no campo não são fatores que aumentam a emissão de gases FCC.

  • Desmatamento não aumenta a emissão de CO2... Pode diminuir a quantidade de CO2 absorvido pelas plantas, através da fotossíntese, mas não AUMENTA a emissão de CO2!! Não concordo, não faz sentido essa alternativa B!!

  • Alguém podia explica pq a C não é a correta?

  • Complementando

    Os dois principais gases do efeito estufa são: Dióxido de Carbono (CO2) e o Metano (CH4).

    As duas principais fontes de emissão do (CO2) é a queima de combustíveis fósseis e desmatamento.

    A principal fonte de emissão do (CH4) é a agropecuária (gás produzido naturalmente pelos ruminantes durante o processo de digestão) em bovinos, bubalinos e ovinos.

  • Ao observar que de 2015 a 2016 a emissão dos gases do efeito estufa aumentou em 8,9%, devemos relacionar esse valor ao crescimento de outras atividades que também estão em ritmo acelerado e intensificam o efeito. Logo, a urbanização não contemplaria o enunciado da questão, ao passo que o desmatamento e a agropecuária vão ao encontro dessa inferência.

  • O desmatamento é responsável pela emissão de gás carbônico e o processo digestivo do gado é responsável pela emissão de gás metano.

    LETRA B


ID
3087328
Banca
FEPESE
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o texto abaixo sobre o fenômeno El Niño:

As águas__________________ provenientes do fundo oceânico e da Corrente de (das)_______________ são interceptadas por águas_______________ que vêm do__________________ e do_________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • frias • Humboldt • quentes • norte • oeste

  • questão estranha, até onde sei El Nino é o aquecimentos das águas...

ID
3224959
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Junto ao Peru, a água do mar é normalmente fria e cheia de fitoplâncton, o que favorece a concentração de cardumes. No entanto esta característica pode ser afetada, afastando a vida marinha e provocando grandes problemas para a indústria pesqueira. O fenômeno responsável por esta variação é conhecido como: 

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Um dos mais importantes fatores que desencadeia as periódicas secas está vinculado a um fenômeno no Pacífico sul, chamado pelos pescadores peruanos de El Niño, que altera toda a dinâmica de circulação marítima e atmosférica. Por volta dos meses de novembro e dezembro, verifica-se um aquecimento anormal das águas do Pacífico sul, próximo à Cordilheira dos Andes, reduzindo a concentração de plânctons, prejudicando a pesca na costa peruana e enfraquecendo os ventos de oeste.

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo


ID
3340933
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Damianópolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas do século XX, estudos realizados por meteorologistas e climatologistas de todo o mundo detectaram um significativo aumento da temperatura média global, em torno de 0,6°C, na superfície dos continentes e dos oceanos. Esse aquecimento global pode causar sérias alterações nos climas do planeta. Sobre essas alterações nos climas, analise as afirmativas a seguir.


I. Diminuiu a quantidade de dias quentes, bem como a frequência das ondas de calor.

II. Diminuiu a diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas.

III. Recuaram os glaciares polares e a neve que cobre as montanhas.

IV. A temperatura média global na superfície dos continentes e dos oceanos aumentou e esse aumento foi maior nos continentes do que nos oceanos.


De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), são alterações verdadeiras recorrentes nos climas do planeta as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Sabendo-se que a opção I está errada, fica fácil matar a questão.

    #PMPR_Londrina

  • A opção I está incorreta , a temperatura aumenta e não diminui!

  • O QUE É AQUECIMENTO GLOBAL? aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra decorrente da ação humana

    COMO É CAUSADO? pelo aumento da concentração de 

    GAB. D

  • III. Recuaram os glaciares polares e a neve que cobre as montanhas.

    Alguém poderia explicar esse termo recuar?

  • Tararau , o recuo dos glaciares e da neve nas montanhas é a mesma coisa que a redução dos ''gelos'' por conta do aumento da temperatura no mundo. Tamo junto !

  • Item I – AUMENTOU a quantidade de dias quentes, bem como a frequência das ondas de calor. ITEM INCORRETO.

    Item II – ITEM CORRETO.

    Item III – ITEM CORRETO.

    Item IV – ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • Recuar : diminuir

  • Não entendi pq a (l) está errada

ID
3352129
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A chuva ácida é a consequência mais imediata do uso de combustíveis fósseis introduzida pela industrialização. São consideradas as principais consequências da chuva ácida, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A chuva ácida ela não traz melhoria na qualidade de vida da população.

  • Se é simples, por que errou ?

  • Se é simples, por que errou ?

  • Pelo amor de Deus


ID
3424624
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Verão de 2019, no Espírito Santo, de muito calor, conforme vem sendo noticiado em muitos jornais, está sendo influenciado pelo El Niño, desde o fim de dezembro até o começo deste ano. Sobre este fenômeno assinale a opção que apresenta sua característica CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O que é o fenômeno El Niño?

    El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias

    A atuação do El Niño no Brasil provoca secas em algumas áreas e o aumento das chuvas em outras, ocasionando profundas alterações meteorológicas. O El Niño, fenômeno natural categorizado como uma “anomalia climática”, repete-se em intervalos irregulares, que costumam variar entre dois e setes anos.

  • GABARITO - A

  • EL NIÑO :

    O que é ? Evento climático natural (GLOBAL)

    Onde ? Oceano Pacífico

    O que acontece ?  Aquecimento anormal das águas 

    Consequências ? Modifica o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor

    -------------

    EFEITOS NO BRASIL :

    Região Norte –>  - chuvas nas porções leste e norte da Floresta Amazônica, causando estiagens cíclicas para a região da floresta e + casos de queimadas.

    Região Centro-Oeste -> + chuvas no verão e temperaturas + altas na 2ª metade do ano, quando já faz muito calor.

    Região Nordeste – secas severas nas áreas centrais e norte da região Nordeste, afetando a região ''Polígono das Secas''

    Sudeste – temperaturas + altas durante o inverno e + chuvas.

    Sul – chuvas torrenciais, muito acima das médias históricas para a região, temperaturas + altas 


ID
3478360
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O efeito estufa planetário consiste em um processo natural em que parte da radiação solar que é absorvida pela superfície terrestre e transformada em calor é impedida de sair da atmosfera terrestre em função de um conjunto de gases denominados de gases do efeito estufa. Entre esses gases, um deles tem apresentado elevação em sua concentração na atmosfera ao longo das últimas décadas e até nos três últimos séculos. Esse gás é o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Dióxido de carbono.

    O gás carbônico é incolor, inodoro e mais pesado que o ar, sendo de difícil detecção no ambiente, pois não apresenta cheiro ou sabor.

    Em alta concentração na atmosfera, ele constitui-se como um dos principais gases formadores do .

    Em decorrência desse processo, o dióxido de carbono pode causar a , aumento das temperaturas e .

    Ainda é responsável pela fotossíntese e . Sem ele, as plantas, o fitoplâncton e as algas não poderiam fazer o processo de .

    https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-dioxido-de-carbono/

  • Composição do ar na atmosfera é

    NO Ar = Nitrogênio 78%, Oxigênio 21% e Argonio e outros gases 1%

  • Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e ciências relacionadas além da capacidade de relacionar tudo ao tema proposto. Sobre o efeito estufa buscamos a alternativa que apresente corretamente o gás ao qual o texto associado faz referência.

    A) Este é um componente natural da atmosfera e não está relacionado a ação humana.

    B) Componente natural da atmosfera sua presença não está associada a ação antrópica.

    C) Um dos principais componentes da atmosfera não é produto de ação humana.

    D) Gás de natural presença na atmosfera teve sua concentração aumentada bruscamente a partir da revolução industrial até os dias de hoje devido a queima de combustíveis fósseis e a redução de áreas florestadas e demais habitats de espécies capazes de reter este gás em seus ciclos de vida.
    E) Este também é uma dos chamados gases de efeito estufa, que são os capazes de piorar a ação deste processo na atmosfera, e por isso são regulados por convenções internacionais e deve ter suas emissões reduzidas. Porém não é o principal gás emitido pela ação humana na atmosfera e suas emissões são muito inferiores as do dióxido de carbono. 

    GABARITO DO PROFESSOR: D


     







  • O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas. O CO2 é o gás do efeito estufa que mais contribui para o aquecimento global, sendo o gás de maior emissão pelos humanos.

    Resumo esquematizado de todo edital PM-SP:

    https://go.hotmart.com/P62569527M

  • GAB-D

    dióxido de carbono.

    O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico, é um dos principais gases associados ao efeito estufa. Dióxido de carbono (CO) é um óxido presente na atmosfera, é associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente.

    CONCURSEIRO NÃO TEM NAMORADA.!!!!


ID
3511072
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que explica corretamente o processo físico responsável pelo aumento da temperatura terrestre associado às mudanças climáticas globais no planeta Terra.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Principal causa das mudanças climáticas é o aumento da concentração dos gases (dióxido de carbono, metano, o vapor de água, e outros) do efeito estufa. Esse aumento na emissão desses gases ocasiona o aumento da temperatura do planeta


ID
3511084
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre qual dos seguintes efeitos das mudanças climáticas existe um forte consenso na comunidade científica?

Alternativas
Comentários
  • Gases intensificadores do efeito estufa são despejados frequentemente na atmosfera, resultando no aumento global da temperatura.

    Letra D

  • A média da temperatura do planeta poderá aumentar em até 3,4 ºC até o final deste século. A informação foi divulgada em um relatório das Nações Unidas (ONU), que reúne estudos científicos da Organização Meteorológica Mundial e de outros órgãos especializados.


ID
3511087
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando as observações históricas da temperatura global, qual dos períodos listados a seguir tem maior probabilidade de mostrar tendência de diminuição da temperatura?

Alternativas
Comentários
  • GAB: A


ID
3511093
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando-se as mesmas imagens de satélite da questão anterior, nº50, quais sistemas atmosféricos de escala sinótica podem ser identificados nessa data?

Alternativas
Comentários
  • É o metereologista ! kkk


ID
3511099
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com base no modelo tricelular de circulação meridional da atmosfera terrestre, é possível classificar as células de Hadley, Ferrel, Polar como termicamente diretas e termicamente indiretas. Diante do exposto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3511102
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As grandes regiões desérticas e chuvosas do globo terrestre estão associadas a quais movimentos das células de circulação meridional global?

Alternativas

ID
3511108
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A poluição emitida da superfície para a atmosfera em regiões metropolitanas pode apresentar maior concentração e causar mais danos à saúde humana durante os períodos de inverno nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, devido, principalmente, à

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    inversão térmica causada pela subsidência de grande escala de massas de ar de níveis superiores da atmosfera.

    Movimento de ar subsidente (ou subsidência do ar) significa um fluxo de ar de cima para baixo. A subsidência traz para a superfície o ar seco dos níveis mais elevados da atmosfera.


ID
3511111
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Eventos de El Niño podem ser descritos corretamente por quais características? (Obs.: Anomalia de uma variável qualquer representa seu desvio em relação à média climatológica.)

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra (A)

    El Niño é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, podendo ser definido como um aquecimento anormal das suas águas, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Tais alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta.

  • ESQUEMATIZANDO :

    O que é ? Evento climático natural

    Onde ? Oceano Pacífico

    O que acontece ? 

    Aquecimento anormal das águas 

    - ventos alísios

    Consequências ? 

    Modifica o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor


ID
3511114
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Índice de Oscilação Sul (IOS) caracteriza a ocorrência de eventos El Niño e La Niña no Pacífico equatorial e é definido pela diferença entre as anomalias padronizadas de pressão ao nível do mar nas localidades de Taiti e Darwin, no Pacífico Sul. Quais são os valores de IOS que definem, respectivamente, a ocorrência de um evento El Niño e um evento La Niña?

Alternativas

ID
3560278
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2013
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a inversão térmica, pode-se afirmar que:


I. É um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas.

II. Processo que ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

III. Inversão térmica é um fenômeno ocasionado pelo homem, e a sua intensificação e os seus efeitos nocivos se devem ao lançamento de poluentes na atmosfera, o que é muito comum nas grandes cidades.

IV. Como consequências da inversão térmica têm- se as doenças respiratórias, a irritação nos olhos e as intoxicações.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    O único item errado é o III.

    III. Inversão térmica é um fenômeno ocasionado pelo homem, e a sua intensificação e os seus efeitos nocivos se devem ao lançamento de poluentes na atmosfera, o que é muito comum nas grandes cidades.

    A inversão térmica acontece justamente quando esse ciclo não ocorre. Em dias frios, geralmente no inverno, o ar mais próximo da superfície tende a permanecer mais frio e, sendo mais pesado, permanece estacionado, bloqueando o ar mais quente que se localiza acima. Com isso, a circulação atmosférica do local é interrompida. Podemos observar que a inversão térmica é, portanto, um fenômeno natural.

    Fonte: https://www.preparaenem.com/geografia/inversao-termica.htm


ID
3635605
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Macau - RN
Ano
2014
Disciplina
Geografia
Assuntos

Problema típico das grandes cidades e muito frequente no inverno. O ar quente, constituído, principalmente, de gases emitidos por automóveis e fábricas e carregado de poluentes, fica retido por uma camada superior de ar frio. O problema descrito acima se refere a (o):

Alternativas
Comentários
  • ILHAS DE CALOR > + CALOR NO CENTRO / - CALOR NO RURAL 

    INVERSÃO TÉRMICA > AR QUENTE COM POLUENTE NÃO SOBE 


ID
3705142
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Maracaçumé - MA
Ano
2016
Disciplina
Geografia
Assuntos

O ano de 2015 terminou como sendo o ano mais quente já registrado. A informação foi publicada pelo World Meteorological Organization (OMM) e os resultados não são nada animadores. A temperatura média de 2011 a 2015 também é a mais quente dentre todas as séries de cinco anos computadas. Assinale a alternativa que traz uma das explicações de por que houve esse aumento. 

Alternativas
Comentários
  • El nino (fogoso) ESQUENTA

    La Nina ESFRIA


ID
3727753
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Protocolo de Quioto constitui um tratado complementar à ConvençãoQuadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, definindo metas de redução de emissões para os países desenvolvidos e os que, à época, apresentavam economia em transição para o capitalismo, sendo considerados os responsáveis históricos pela mudança atual do clima. De acordo com esse protocolo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, sãoDióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gasesHidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).

  • Acredito que o erro da letra D foi ter usado a palavra obrigação, pois nenhum país foi obrigado a cumprir suas metas.


ID
3734383
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Quaraí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entende-se por ilha de calor:

Alternativas
Comentários
  • A) O fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural.

    Acontece devido ao baixo nível de infiltração de água no solo, concentração de prédios e pouca flora, podendo ter 10°C

    de diferença.

    essa imagem demonstra melhor

     → imagens-revista-pro.vivadecora.com.br/uploads/2020/04/ilhas-de-calor-o-que-s%C3%A3o-ilhas-de-calor.png  

  • Ilha de Calor >> Calor Local

    "Aquecimento Local" Aumento da Temperatura nos centros Urbanos.

    Gabarito Letra A!!

  • Não necessariamente em comparação com uma área rural pode ser em comparação com outro bairro menos movimentado e mais arborizado.

  • Gabarito''A''.

    A ilha de calor é um fenômeno climatológico de origem antrópica (humana) que afeta os grandes centros urbanos elevando a temperatura a níveis superiores à verificada nas áreas periféricas ou rurais dessas cidades. Esse fenômeno é causado por fatores como a pouca quantidade de áreas verdespredomínio de superfícies asfaltadas e estruturas de concreto, que diminuem o albedo (reflectância da radiação solar), liberação de calor pelos automóveis, e a verticalização das construções, que altera a dinâmica dos ventos na baixa atmosfera.  Esses fatores somados provocam, nas zonas centrais dessas grandes cidades, a elevação das temperaturas, causando desconforto térmico em seus habitantes e, contraditoriamente, exigindo maior consumo de energia pela necessidade de refrigeração dos ambientes.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3782518
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O tema das Mudanças Climáticas e/ou Aquecimento Global tem tomado parte importante do cenário geopolítico atual, já que os modelos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) têm apontado para um aquecimento global entre 1,8 e 4 ºC até 2100. Considerando-se o impacto das mudanças climáticas nas relações entre os países, assinale a alternativa INCORRETA.  

Alternativas

ID
3792118
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da ação do homem sobre a atmosfera e o clima, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
3792952
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os fatores climáticos que interferem na formação de desertos pelo globo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3794596
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os fenômenos El Niño e La Niña, considere as afirmativas a seguir.


I. São fenômenos atmosféricos que afetam os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

II. El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anômalo das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical.

III. La Niña caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do oceano Pacífico Tropical.

IV. São eventos climáticos associados a fatores endógenos do planeta e à reflexão e absorção dos raios solares pela atmosfera.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3796474
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A existência de vida no planeta Terra está associada a um fenômeno natural, o qual permite o equilíbrio térmico na atmosfera por meio da reflexão e absorção dos raios solares. Se este fenômeno não existisse, a temperatura média da superfície terrestre poderia ser inferior a -18ºC.


Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado:

Alternativas

ID
3797860
Banca
COPEPS
Órgão
UEMG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

FRIO - INVERNO COMEÇA HOJE SOB INFLUÊNCIA DO LA NIÑA


      “O inverno começa às 8h28min de hoje, com predomínio de tempo seco em boa parte do país como as regiões Sudeste e Centro Oeste, nos estados de Rondônia, Acre, sul do Pará e Amazonas e Tocantins.

      Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é que durante a estação consolide-se a influência do fenômeno La Niña. Esse fenômeno, segundo o INMET, pode provocar temperaturas mais baixas em relação aos anos anteriores.

(Jornal o Tempo – BH segunda feira 21/06/2010)

A descrição/ explicação do fenômeno citado está suscintamente e CORRETAMENTE apontada na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • el nino: aquecimento la nina: resfriamento


ID
3798001
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o fenômeno El Niño e seus efeitos, considere as afirmações abaixo:


I. Trata-se de um fenômeno caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico em baixas latitudes;

II. O El Niño pode afetar o clima global, mudando os padrões de vento e afetando os regimes de chuva em diversas partes do mundo;

III. O Brasil não é afetado pelos efeitos do El Niño, mas sim pelo fenômeno La Niña, que traz chuva ao sertão nordestino e estiagem prolongada da região Sul;

IV. Em Roraima, o El Niño prolonga os períodos de estiagem e diminui a pluviosidade ao longo do ano.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3803227
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo brasileiro, previu para 2015 chuvas acima da média para o Sul do país e abaixo da média para o Norte e o Nordeste. Esse quadro climático possivelmente é decorrente da continuidade do fenômeno El Niño.

Esse fenômeno ocorre principalmente em função de alterações anormais nas águas superficiais e subsuperficiais do

Alternativas
Comentários
  • Oceano Pacífico Tropical, quando em processo de aquecimento.


ID
3807628
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à variação de temperatura nos continentes e nos oceanos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3810952
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins-2017) teve em sua 17ª edição o tema “Água, Sustentabilidade da Vida” e slogan “Os desafios de produzir frente as mudanças climáticas”. Diante do tema e do slogan da AGROTINS 2017 podemos compreender que

Alternativas

ID
3812407
Banca
FEI
Órgão
FEI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para responder à questão, leia o trecho da reportagem a seguir:

Imagem de satélite mostra extensão da poluição sobre a China.
A névoa seca, ou nevoeiro fotoquímico (“haze” ou “smog”) é formada pela condensação de vapor d’água associada a poeira e outros poluentes. É daí que vem o aspecto acinzentado, visível na imagem flagrada pelo Aqua. […] Normalmente o ar esfria com a altitude, mas às vezes uma camada de ar frio fica aprisionada sob outra, de ar quente. Uma vez que o ar frio é mais denso do que o ar sobre ele, as duas camadas não se misturam e os poluentes se concentram na faixa fria, perto da superfície da Terra… Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,MUL1360864-5603,00- IMAGEM+DE+SATELITE+MOSTRA+EXTENSAO+DA+POLUICAO+SOBRE+A+CHINA.html, 2009.

O fenômeno ambiental relatado nesta notícia é denominado:

Alternativas

ID
3813094
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas áreas costeiras, a direção dos ventos muda, em geral, radicalmente no decorrer do dia. Esse fenômeno é explicado por dois fatores, a saber:

Alternativas
Comentários
  • as diferenças barométricas e de temperatura entre o continente e o mar.


ID
3822637
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A redução da vegetação e da capacidade produtiva do solo caracteriza o fenômeno da desertificação. O seu desenvolvimento é mais propício em regiões áridas, semiáridas e subúmidas, podendo ser desencadeado por fatores naturais (variações climáticas) ou pela ação humana. Os intensos desmatamentos, mineração, expansão da agropecuária, irrigação mal planejada, entre outros,(...) levam à redução da cobertura vegetal, surgimento de terrenos arenosos e perda de água do subsolo.

Fonte: Adaptado de http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/desertificacao.htm

No Brasil, são áreas conhecidas do avanço da desertificação:

Alternativas

ID
3824362
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a globalização dos problemas ambientais é correto afirmar:
I - Após a Revolução Industrial, a Natureza passou a ser vista como uma fonte de recursos econômicos a ser explorada por meio de instrumentos cada vez mais sofisticados, criados pela ciência e pela tecnologia. Nesse processo, o meio ambiente foi submetido a uma contínua devastação, pondo em risco o equilíbrio do planeta e afetando a vida de toda a humanidade.
II - Nas últimas décadas do seculo XX, com o agravamento dos problemas ambientais, a sociedade se mobilizou para deter os efeitos nocivos das atividades econômicas, predatórias e poluentes.
III - Os grupos ecológicos se multiplicaram e a pressão social resultou na aprovação pelos poderes públicos de leis de proteção ao meio ambiente.
IV - No âmbito internacional, a preservação do meio ambiente passou a constituir elemento importante de um país para negociar a comercialização de seus produtos e recebimento de empréstimos.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
3843037
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os impactos das mudanças climáticas podem ser devastadores para o homem. No Brasil, os efeitos desse processo global podem provocar

Alternativas

ID
3849115
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A expansão colonial do século XIX, com a imposição de relações de dependência, foi expressão dessa unificação do globo pelo modo de produção capitalista e constituiu o sistema internacional em sua forma atual: de alcance planetário e profundamente assimétrico. [...] os países que tomaram a dianteira nos processos de industrialização que gestaram o capitalismo moderno devastaram o planeta para alcançar a centralidade que hoje detém no sistema internacional. (FERNANDES, 2008, p. 19-20).

A partir dos conhecimentos sobre o processo de industrialização e seus efeitos no meio ambiente, identifique as afirmativas verdadeiras.


I. O Brasil, entre os países de industrialização clássica, é o que mais contribui para a poluição do meio ambiente, por ter optado pela implantação de indústrias de base.

II. O modo de produção capitalista é responsável pelo aquecimento global, por ter priorizado o uso de combustíveis fósseis.

III. O aquecimento global é uma questão universal, todavia ele será solucionado apenas quando países, como o Brasil e os países africanos, proibirem a ocupação e a exploração de suas florestas.

IV. Os países centrais utilizam a bandeira ambiental para dificultar o desenvolvimento dos países periféricos.

V. O uso de tecnologias ultrapassadas e o desperdício de matérias-primas explicam o fato de os paises de industrialização tardia terem se tornado os maiores poluidores do planeta.


A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

Alternativas

ID
3874072
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Coronel Bicaco - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A desertificação é a perda total ou a redução do potencial biológico da terra. Suas causas estão relacionadas a variações climáticas e à ação do homem que podem ocorrer separadas ou simultaneamente. Entre as ações humanas estão:

I. O desmatamento.
II. As queimadas.
III. A utilização inadequada do solo.
IV. A expansão do agronegócio.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    I, II, III e IV.

  • No Brasil, esse processo ocorre, majoritariamente, nas regiões Nordeste e Sul.

  • Gabarito''E''.

    A questão exigiu conhecimento sobre o processo de desertificação os fatores humanos que podem ser responsável pelo fenômenos.

    • I. O desmatamento(CORRETA)

    A vegetação é um importante elemento protetor da estrutura e fertilidade do solo. 

    • II. As queimadas. (CORRETA)

    Além de eliminarem microrganismos essenciais para a manutenção da fertilidade e qualidade dos solos, as queimadas eliminarão a vegetação, deixando o solo exposto à erosão e lixiviação dos nutrientes.

    • III. A utilização inadequada do solo(CORRETA) 

    A falta de um manejo apropriado na utilização do solo pode levar a desestruturação e infertilidade do solo. 

    • IV. A expansão do agronegócio. (CORRETA)

    O sistema de produção agrícola globalizado promove uma intensa exploração dos recursos naturais, seja pela retirada da vegetação natural ou pela utilização intensa dos solos e da água. 

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3875695
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Embora o tema “mudanças climáticas” ainda seja bastante controverso e indefinido quanto à influência antrópica em escala global, sabe-se que o clima na Terra é bastante dinâmico e variável. Diferentes cenários para o clima das próximas décadas têm sido desenhados por instituições nacionais e internacionais. Em relação ao contexto brasileiro, as projeções indicam aumento da temperatura e de extremos de calor para todo o país, bem como redução na frequência de geadas devido ao aumento da temperatura mínima, principalmente nos estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Além disso, haveria aumento dos extremos de chuva nas regiões Sudeste e Sul e aumento na frequência e intensidade de dias secos consecutivos no leste da Amazônia e na região Nordeste.

MARENGO, J. A. O futuro clima do Brasil. REVISTA USP. nº 103. p. 25-32, 2014 (Adaptação).

Sobre esse assunto e o contexto brasileiro, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O erro da C é informar que a maior parte provém do desmatamento nas fronteiras agrícolas, sendo que o correto seria a emissão a partir do rebanho bovino.

  • O Brasil não é o maior poluidor por combustíveis fósseis, mas também não está entre os menos poluidores

  • Na minha visão, a questão possui duplo gabarito.

    b) essa não é uma afirmativa verdadeira, visto que os impactos ambientais agravariam ainda mais as péssimas condições de vida do sertanejo nordestino.

    c) apenas uma pequena parcela das emissões de gases do efeito estufa provém da queima de combustíveis fósseis?? como assim essa afirmativa é verdadeira?

    Caso alguém explique com dados e bibliografia, por favor, mande-me mensagem; ficarei grato.

    Abraço, bons estudos!


ID
3882373
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São efeitos do El Niño no território brasileiro:


I. Redução das chuvas no norte e no leste da Amazônia.
II. Aumento da temperatura no Sudeste durante o inverno.
III. Secas no centro e no norte da Região Nordeste.
IV. Redução das chuvas no inverno e na primavera na Região Sul.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • EL NIÑO = Aquecimentos da água

    EL NIÑA = Esfriamento da água

    Com isso, se você souber fazer a interpretação das acertiva irá responde-la.

    I. Redução das chuvas no norte e no leste da Amazônia.

    》Se a redução da chuva , então certamente está relacionado ao verão então vai ser El Niño.

    II. Aumento da temperatura no Sudeste durante o inverno.

    》Se há aumento de temperatura = verão. Então é El Niño.

    III. Secas no centro e no norte da Região Nordeste.

    》Novamente se tem seca ? Já sabe né? Verão. Então El Niño .

    IV. Redução das chuvas no inverno e na primavera na Região Sul.

    》Aqui é a exceção da questão , que ocorrer nessas regiões devido o efeito El NIÑA.

  • EL NIÑO = Aquecimentos da água

    EL NIÑA = Esfriamento da água

    Com isso, se você souber fazer a interpretação das acertiva irá responde-la.

    I. Redução das chuvas no norte e no leste da Amazônia.

    》Se a redução da chuva , então certamente está relacionado ao verão então vai ser El Niño.

    II. Aumento da temperatura no Sudeste durante o inverno.

    》Se há aumento de temperatura = verão. Então é El Niño.

    III. Secas no centro e no norte da Região Nordeste.

    》Novamente se tem seca ? Já sabe né? Verão. Então El Niño .

    IV. Redução das chuvas no inverno e na primavera na Região Sul.

    》Aqui é a exceção da questão , que ocorrer nessas regiões devido o efeito El NIÑA.

  • El niño no Brasil: Letra C

    Região Norte – redução das chuvas nas porções leste e norte da Floresta Amazônica, caracterizando algumas estiagens cíclicas para a região da floresta e aumento de problemas com as queimadas.

    Região Centro-Oeste – aumento das chuvas durante o verão e elevação intensiva das temperaturas na segunda metade do ano, quando já faz muito calor.

    Região Nordeste – secas severas nas áreas centrais e norte da região Nordeste, afetando, principalmente, a região conhecida como Polígono das Secas, que passa a viver crises dramáticas relativas à escassez hídrica.

    Sudeste – Aumento das temperaturas durante o inverno e intensificação do regime de chuvas.

    Sul – Manifestação de chuvas torrenciais, muito acima das médias históricas para a região, além da intensificação das temperaturas.

    Fonte: mundoeducação.uol.com.br

  • Pessoal , não seria LA NIÑA ? Nunca ouvi falar em ''EL NIÑA '' rs


ID
3900433
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“[...] é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço ao atingir o topo da atmosfera terrestre – e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra [...]. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases [...] que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.”

Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/informma/item/195. Acesso em 25.mar.2019.

O processo descrito acima refere-se

Alternativas

ID
3927805
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Terra pode ser compreendida como uma gigantesca máquina mantida pela energia solar, sua principal fonte de vida. [...] Os fluxos de energia circulam pelo ambiente terrestre, um enorme sistema subdividido em sistemas menores. Dentre os principais subsistemas naturais podemos destacar a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera.

Texto adaptado de: KRAJEWSKI, Ângela Corrêa, et. al. Geografia: pesquisa e ação. São Paulo: Moderna, 2005. p. 28. 

Sobre os subsistemas terrestres, assinale a proposição CORRETA.


Um dos mecanismos que afetam a dinâmica natural da biosfera é a variação da temperatura por meio dos níveis atmosféricos de CO2 e vapor d‟água.

Alternativas

ID
3937549
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Rio sedia em 2012 conferência da ONU para decidir destino da preservação do planeta

Na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Rio, em 1992, a comunidade internacional optou pelo respeito à biodiversidade e pela retirada de populações da linha de pobreza. Um discurso esperançoso, que, na prática, pouco ecoou. Vinte anos depois, de 4 a 6 de junho de 2012, a ONU fará novamente uma grande conferência no Rio, para discutir a mesma encruzilhada. E, mais uma vez, o Rio será a capital mundial do meio ambiente.

Disponível em:<http://oglobo.globo.com/ciencia/> 

Acesso em: 24 maio 2011.

Sobre as questões ambientais, assinale a proposição CORRETA.


A Conferência de Estocolmo em 1972 foi o primeiro grande encontro do gênero que discutiu a responsabilidade dos humanos sobre a conservação de seu meio e definiu a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Alternativas

ID
3937555
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Rio sedia em 2012 conferência da ONU para decidir destino da preservação do planeta

Na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Rio, em 1992, a comunidade internacional optou pelo respeito à biodiversidade e pela retirada de populações da linha de pobreza. Um discurso esperançoso, que, na prática, pouco ecoou. Vinte anos depois, de 4 a 6 de junho de 2012, a ONU fará novamente uma grande conferência no Rio, para discutir a mesma encruzilhada. E, mais uma vez, o Rio será a capital mundial do meio ambiente.

Disponível em:<http://oglobo.globo.com/ciencia/> 

Acesso em: 24 maio 2011.

Sobre as questões ambientais, assinale a proposição CORRETA.


O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo para os países em desenvolvimento. Porém, apesar da pressão de potências como os Estados Unidos, Alemanha e Japão, a maior parte dos países em desenvolvimento recusou-se a assinar o tratado na Conferência de Copenhagen em 2009.

Alternativas

ID
3948985
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que contém a principal consequência da grande dependência que os seres humanos têm em relação ao petróleo e ao carvão mineral.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Principal fonte de emissão do CO2 é a queima de combustíveis fósseis. O CO2 é um dos gases do efeito estufa, que tem como consequência o aquecimento global.


ID
3994729
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São áreas de transição entre duas massas de ar termicamente opostas. O encontro dessas massas de ar provoca mudanças significativas no tempo meteorológico, trazendo nuvens e chuvas.


Que denominação pode ser dada às áreas referidas?

Alternativas