SóProvas


ID
2864848
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No caso do Brasil, o processo de urbanização intensificou‐se com a industrialização. Começou pela região Sudeste e, em poucas décadas, foi se alastrando por todo o  território.  Pode‐se  dizer que  houve  uma  aceleração  no  processo  da  urbanização  do  Brasil,  confirmando uma  característica dos países capitalistas dependentes. 

José Vieira Neto, professor doutor no departamento de geografia   da Universidade Federal de Goiás, campus Catalão. O   fenômeno da urbanização no Brasil e a violência   nas cidades (com adaptações).    

Analisando questões relacionadas à urbanização, à população e à industrialização brasileiras, julgue o próximo item.


Os problemas de abastecimento causados pela crise de 1929 provocaram, no Brasil, a adoção do modelo de “industrialização para substituição de importações”, especialmente de bens de consumo não duráveis.

Alternativas
Comentários
  • Com a crise, a importação do café diminuiu muito e os preços deste produto caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo de Getúlio Vargas comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época.

    > Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, os "barões do café" começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira. e o desemprego no campo nessa época foi um fator repulsivo, pois os trabalhadores das fazendas cafeeiras se deslocaram para cidade em busca de emprego, especialmente para São Paulo, associando assim os investidores ("barões do café") com a mão de obra.

  • Discordo da afirmação "bens de consumo não duráveis", pois Vargas incentivou a siderurgia, a energia, a criação de bens de base como o aço e bens de Capital como máquinas que servirão mais tarde para indústria de eletrodomésticos, portanto, bens de consumo duráveis leves.

  • Vejam que os investimentos em siderurgia e em outras indústrias de base facilitam a abundância de bens de produção, que, por sua vez, viabilizam a produção de bens de consumo não duráveis, até que o parque industrial esteja fortalecido para ampliar a indústria dos bens de consumo não duráveis.

  • Não entendi o porque a afirmação está correta

  • GABARITO: CERTÍSSIMO

     

    Vejam:

     

    Em 1929, houve uma crise na bolsa de valores de Nova York, nos Estados Unidos. Essa CRISE AFETOU O MUNDO TODOOO e foi responsável por afetar as exportações de CAFÉ do Brasil e, portanto, ABALAR A ECONOMIA NACIONAL.

    O Governo Provisório de GETÚLIO VARGAS promoveu a compra e estocagem do café. Isso ajudou os cafeicultores e, ao mesmo, tempo ajudou a controlar a inflação. Mas essa política durou pouco e o benefício para a economia passou rápido.

    Além disso, uma das consequências da estocagem do café foi que o volume de grãos acumulados em armazéns foi enooorme. Em 1931 o Governo precisou queimar (colocar fogo mesmo) muitos estoques de café. Até para ajudar a mover as locomotivas de trem o café foi utilizado!!!

    Sem exportar café, em função da crise de 1929, o BRASIL FICOU SEM DINHEIRO para comprar produtos industrializados de fora!!!

    Assim, o governo estimulou um PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES. Mas, com Vargas, foi algo mais grandioso, pois, ou se construíam e ampliavam indústrias, ou o Brasil não iria decolar. Não havia mais o que vender para o exterior em termos de produtos agrícolas. ENTENDEU?

    Por isso, entre 1933 e 1939, a indústria brasileira passou por um crescimento expressivo. O SETOR TÊXTIL E de produção de ALIMENTOS cresceram ( PRODUTOS NÃO-DURÁVEIS ). A participação do Estado foi decisiva para estimular impulsionar esse processo!!!

     

    Portanto,  a situação de Guerra forçou a elite brasileira a construir algumas indústrias, principalmente no ramo têxtil e alimentício. Isso tudo para manter o abastecimento do mercado interno, o MERCADO BRASILEIRO!!!

     

  • kkkkkkkk usam até café como combustível em locomotivas

  • O processo de substituição de importações ocorre quando produtos que eram importados começam a ser produzidos dentro próprio país. No Brasil esse processo começou por causa da Primeira Guerra Mundial e se intensificou após a crise de 1929, sob o governo de Getúlio Vargas.

    O nosso país era exclusivamente importador de gêneros industrializados, o que fazia com que até as elites econômicas do nosso país fossem dependentes dessa importação. Com a guerra ocorrendo na Europa, porém, cessou a fonte exportadora, pois os países em conflito priorizavam as produções industriais para a si próprios. Isso forçou o surgimento de indústrias brasileiras para preencher a lacuna que se abria.

    Resposta: Certo

  • No primeiro momento sim, a substituições de importação era baseada na indústria de base

    Justamente para dar sustentação para a consolidação de indústrias de bens de produtos duráveis e não duráveis.

    Como a questão aponta para o desabastecimento, a afirmação representa que a política de substituição de importações tinha como objetivo resolver especialmente essa questão do desabastecimento.

  • Comentário excelente da colega Paloma:

    GABARITO: CERTÍSSIMO

     

    Vejam:

     

    Em 1929, houve uma crise na bolsa de valores de Nova York, nos Estados Unidos. Essa CRISE AFETOU O MUNDO TODOOO e foi responsável por afetar as exportações de CAFÉ do Brasil e, portanto, ABALAR A ECONOMIA NACIONAL.

    O Governo Provisório de GETÚLIO VARGAS promoveu a compra e estocagem do café. Isso ajudou os cafeicultores e, ao mesmo, tempo ajudou a controlar a inflação. Mas essa política durou pouco e o benefício para a economia passou rápido.

    Além disso, uma das consequências da estocagem do café foi que o volume de grãos acumulados em armazéns foi enooorme. Em 1931 o Governo precisou queimar (colocar fogo mesmo) muitos estoques de café. Até para ajudar a mover as locomotivas de trem o café foi utilizado!!!

    Sem exportar café, em função da crise de 1929, o BRASIL FICOU SEM DINHEIRO para comprar produtos industrializados de fora!!!

    Assim, o governo estimulou um PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES. Mas, com Vargas, foi algo mais grandioso, pois, ou se construíam e ampliavam indústrias, ou o Brasil não iria decolar. Não havia mais o que vender para o exterior em termos de produtos agrícolas. ENTENDEU?

    Por isso, entre 1933 e 1939, a indústria brasileira passou por um crescimento expressivo. O SETOR TÊXTIL E de produção de ALIMENTOS cresceram ( PRODUTOS NÃO-DURÁVEIS ). A participação do Estado foi decisiva para estimular impulsionar esse processo!!!

     

    Portanto,  a situação de Guerra forçou a elite brasileira a construir algumas indústrias, principalmente no ramo têxtil e alimentício. Isso tudo para manter o abastecimento do mercado interno, o MERCADO BRASILEIRO!!!

  • Eu fico muito FELIZ em ajudar, colega Carlos Francisco! :)))

    Bons estudos!

  • essa questão deu uma aula