-
quem priorizou o capital nacional apos a segunda guerra foi o getulio vargas.
JK, meados de 50 pro final, trouxe multinacionais, ou seja priorizou capital privado E estrangeiro
-
gab: ERRADO
Complementando:
O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos da economia, abrangendo várias metas cada um, para os quais os investimentos públicos e privados deveriam ser canalizados. Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias de base, num total de 93% dos recursos alocados. Esse percentual demonstra por si só que os outros dois setores incluídos no plano, alimentação e educação, não mereceram o mesmo tratamento dos primeiros.
Muitos foram os avanços, e muitas foram as críticas à opção de JK pelo crescimento econômico com recurso ao capital estrangeiro, em detrimento de uma política de estabilidade monetária.
Fonte: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/PlanodeMetas
-
O PLANO DE METAS DE JUSCELINO KUBITSCHEK destacou vultosos investimentos estatais para diversos setores da economia e promoveu um grande crescimento econômico do país. Por conta da sua amplitude e ambição, o Plano também CONSEGUIU ATRAIR GRANDES INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS.
Este período é marcado por um EXPRESSIVO INGRESSO DE CAPITAL ESTRANGEIRO, responsável por grande crescimento da produção industrial, principalmente nos setores:
· Automobilístico,
· Químico-farmacêutico e
· De eletrodomésticos.
Uma marca do período industrial da administração JK foi a chegada de grandes montadoras de veículos em nosso país, como Ford, General Motors, Volkswagen e Willys.
Resposta: Errado
-
gabarito errado
é justamente o inverso do proposto pela assertiva
bons estudos
-
Justamente o inverso, JK dava prioridade ao capital estrangeiro para investimentos!!
-
Ao contrário, quem priorizava o capital nacional era o GV, enquanto JK priorizava o mercado externo.
ERRADO.
-
Uma das características do governo de JK com a industrialização foi o incentivo para as indústrias estrangeiras virem para o Brasil, que era um país escasso em indústrias de bens duráveis, por exemplo, indústrias automobilísticas.
-
Errado! Quem priorizava o capital nacional era o Getúlio
JK--- priorizava o estrangeiro