SóProvas


ID
2865127
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na evolução histórica do pensamento administrativo, René Descartes foi um dos filósofos mais importantes, contribuindo enormemente com a matemática e a geometria. Em seu livro “Discurso do Método”, descreveu o método cartesiano, cujos princípios influenciaram a ciência da Administração. Neste contexto, o princípio de Descartes que consiste em decompor cada dificuldade em partes, para que seja melhor compreendida e para que se resolva cada parte separadamente, é o princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Descartes cria um método para bem conduzir nossos pensamentos. Para alcançar a verdade devemos seguir os seguintes princípios:

    ▪ Princípio da evidência, não admitir algo como verdadeiro se não tivermos evidências suficientes para considerar como tal.

    ▪ Princípio da análise, dividir os problemas em tantas partes quanto forem possíveis para que melhor possam ser resolvidos.

    ▪Princípio da síntese, estabelecer uma ordem de relação entre nossos pensamentos, solucionando primeiro as questões mais simples e depois as mais complexas.

    ▪ Princípio de controle, fazer constantes revisões de todo processo para ter certeza de que nada foi omitido.

    http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=70

    De acordo com o método proposto por Descartes, se desejarmos estender a certeza matemática ao conjunto do saber, devemos seguir quatro regras de utilização da intuição e da dedução:

    1. Regra da evidência: devemos evitar todas as prevenções (conjuntos de preconceitos) e precipitação, para acolher apenas ideias claras e distintas.

    2. Regra da análise: devemos dividir nossos problemas no maior número possível de partes, para melhor resolvê-los.

    3. Regra da síntese: devemos distinguir entre as verdades mais simples, independentes e absolutas, das verdades mais complexas, condicionadas e relativas. (Esta regra pressupõe a ordenação das partes segundo o critério da relação constante entre elas, de modo que possam ser comparadas com base na mesma unidade de medida.)

    4. Regra da enumeração: devemos selecionar exclusivamente o que for necessário e suficiente para a solução de um problema, evitando as omissões.

    O ponto de partida de Descartes é uma crítica radical a todo o saber humano, por meio do exercício voluntário, metódico e provisório da dúvida, pela qual suspendemos o juízo acerca de tudo que desperta em nós a menor suspeita de incerteza. Levando esse exercício às últimas consequências, a dúvida estende-se à realidade das coisas sensíveis, e aos princípios da ciência universal.

    https://educacao.uol.com.br/biografias/descartes.jhtm

  • René Descartes (1596 – 1650) filósofo, matemático e físico francês, considerado fundador da Filosofia Moderna, celebrizado pela sua obra “O Discurso do Método”, em que descreve os principais preceitos do seu método filosófico, hoje denominado “método cartesiano” cujos princípios são: 
    - Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência – não é verdadeiro até que se saiba com evidência, ou seja, como realmente verdadeiro. 
    - Princípio da Análise ou da Decomposição - dividir e decompor cada parte de um problema para analisar as suas partes separadamente. 
    - Princípio da Síntese ou da Composição – processo racional que consiste no ordenamento dos pensamentos, dos mais fáceis e simples para os mais difíceis e complexos. 
    - Princípio da Enumeração ou da Verificação – em tudo fazer recontagens, verificações e revisões de modo a tornar-se seguro de não ter havido qualquer omissão durante o processo de raciocínio (checklist). 

  • Gabarito C

    Princípio da análise ou de decomposição. Consiste em dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua adequação e solução e resolvê-las cada uma, separadamente.

    Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração· IDALBERTO CHIAVENATO pg 30

  • MÉTODO CARTESIANO

    • Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência não é verdadeiro até que se saiba com evidência, ou seja, como realmente verdadeiro. 
    • Princípio da Análise ou da Decomposição - dividir e decompor cada parte de um problema para analisar as suas partes separadamente. 
    • Princípio da Síntese ou da Composiçãoprocesso racional que consiste no ordenamento dos pensamentos, dos mais fáceis e simples para os mais difíceis e complexos. 
    • Princípio da Enumeração ou da Verificação em tudo fazer recontagens, verificações e revisões de modo a tornar-se seguro de não ter havido qualquer omissão durante o processo de raciocínio (checklist).

    DÚANES

    • vida
    • Análise
    • Enumeração
    • Síntese